Rio: paraquedistas do Exército em patrulhamento para o G20 são atacados a tiros na Cidade de Deus

Militares do Exército foram resgatados por policiais militares na Cidade de Deus — Foto: Reprodução

 

Traficantes do Comando Vermelho atiraram na direção de soldados da Brigada Paraquedista que faziam patrulhamento na Linha Amarela; Polícia Militar foi chamada para dar apoio aos soldados

Vera Araújo e Isabelle Resende
Militares da Brigada Paraquedista do Exército, que faziam patrulhamento, na Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus, na Zona Oeste, foram atacados a tiros, no início da manhã deste domingo. Os militares prestavam auxílio à vítimas de um acidente de trânsito, quando foram alvos de traficantes do Comando Vermelho. Desde a última quinta-feira, quando passou a valer o decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), as Forças Armadas atuam no patrulhamentos das principais vias da cidade em função da reunião dos chefes de estado do G20, no Rio.

Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 18º BPM (Jacarepaguá) foram acionados para dar apoio aos militares, que ficaram encurralados, próximo ao Canal do Anil. Ao chegarem no local, os agentes também foram atacados e houve confronto.

Segundo os militares do Exército, a equipe havia sido alvo de dois disparos vindos da região conhecida como Tijolinho, mas segundo a PM, ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu às vésperas da cúpula do G20, que começa nesta segunda-feira.

A polícia informou que segue acompanhando a situação e reforçando o patrulhamento na área, enquanto a autoria dos disparos é investigada. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, na 32ª DP (Taquara).

A reunião do G20 será realizada nesta segunda e terça-feira, no Museu de Arte Moderna (MAM) no Parque do Flamengo. Nesta cúpula, chefes de estado das 19 maiores economias do Mundo, mais União Europeia e União Africana, vão discutir o impacto das mudanças no clima.

Cerca de 18 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participam do patrulhamento no entorno do MAM e nas entradas dos hotéis, ao lado de PMs, agentes do Segurança Presente e da Polícia Rodoviária Federal.

Comitivas roubadas
Pela manhã, um carro alugado pelo governo federal para transportar equipes durante o G20 no Rio, foi recuperado pela PM, na Zona Norte, menos de 24 horas depois de ter sido roubado. O Corolla branco passava por São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quando foi fechado por outro carro por volta das 20h do sábado. Três indivíduos com pistolas obrigaram o motorista a descer do automóvel, assumiram o volante e fugiram. O motorista também teve o celular roubado. O automóvel foi localizado no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, com auxílio do setor de inteligência da corporação.

Esse foi o segundo veículo à serviço de integrantes do governo federal a ser roubado no Rio. Na última quinta-feira, o carro da comitiva do ministro Márcio Costa Macêdo foi roubado na Rua do Riachuelo, em frente ao hotel Monte Alegre. O local fica a cerca de 1 km do Quartel General da Polícia Militar e a 1,6 km do Museu de Arte Moderna (MAM). O veículo foi recuperado pela PM, na favela Nova Holanda. Ninguém foi preso.
O GLOBO

20 respostas

  1. Nem Tijuana-México, Cali-Colômbia, Puerto Príncipe-Haiti, Guayaquil-Equador, os criminosos abrem, voluntariamente, fogo contra seus Exércitos.
    Não tem volta, tá tudo dominado, os caras perderam a linha.
    Meu Rio de Janeiro é fantástico. PQP. Rsrsrs

    1. Tropa de elite que paga 2 mil por mês? Querem pintores de meio fio, apagadores de incêndio e ainda que troquem tiros com traficantes, por esse preço? Fizeram muito de não correr. Rsrsrs.

  2. Foto emblemática de como um bando de embusteiros pede pelo amor de Deus pros antigões barrigudinhos e sem bombacha da PMERJ defenderem eles no sanhaço

  3. Pé preto não! Pé preto não! Kkkkk, aí chamam a PM com coturnos pretos, entre eles, Zezinho, SD com 25 anos de SV, mais de 15 mortes, 4 prisões e um 38 na cintura kkkk. Nunca pergunte a um paraquedista se ele é paraquedista, pq se ele não for, para que humilha-lo tanto kkkk

  4. Quem sabe a solução não é ficar dentro dos quartéis cantando e imaginando, nunca pelejando. Os Comandantes trocando honrarias entre eles e não se Metendo na política, puxando um saco aqui e outro acolá, sem pudor algum, com botinhas da xuxa impecáveis e meio fio Caiado.

    Já Passou Da Hora da Brigada sair do Rio.

  5. A tropa estava com munição, ou era aquele trinamento “pum, pum, ratátátá”
    Resta ver qual a ordem que receberam, morrer sem revidar prá não perder a pensão?
    Ou é o planejamento para acabar de vez com as FFAA e submetê-las ao combate a incêndios?
    o que seria glo?
    gabinete éle do ódio?

    1. O Gabinete do Ódio, foi extinto, mas as fake enviadas via whatsapp e outros meios, por quatro anos ininterruptos (2019-2022), transtornaram a mente de muitas pessoas em nosso país, inclusive a do tiozinho, que supostamente se imolou, na Capital Federal.

  6. Imagino o dialogo: Alô, Chefe. Os traficantes da CDD tão atirando na gente. Faz o que, atira neles também ou sai correndo?
    Resposta. Porra Tenente! Não atira, não deixa ninguém nosso atirar, e vê se não sai correndo, seu bosta. Quer que eu perca minha promoção a General? Se esconde aí que eu vou chamar a PM. Kkkkk.
    Alguém estranhou isso? Antigão que estava na ativa até a década de 90 ainda conheceu Comandantes “de calças compridas”. Depois dos anos de 2000 a safra acabou. As Forças A estão ladeira abaixo, e perto do fim.

  7. Quando servi no CMO, só determinavam PSE (Posto de Segurança Estático) na fronteira com o Paraguai em estradas vicinais, vias rurais longe, distantes das estradas que realmente são utilizadas p/ todo tipo de crimes transfronteiriços.
    Indgnado, o 3º Sgt pergunta o Cmt de SU:
    – o que estamos fazendo aqui Capitão?
    Respondeu o precavido, acautelado Chefe militar:
    – cuidando da promoção do Ch EM a general, pois onde realmente interessa o fluxo de veículos é intenso, vai lá que numa abordagem, contato com traficantes, “guerrilheiros” (nossos “inimigos” em potencial), um de seus comandados se precipite e dispare seu fuzil sem sua devida ordem e, os projéteis 7,62mm atinjam um inocente ônibus escolar, portanto, nos manteremos aqui até o fim da Operação (Graças a Deus 🙏).
    Há décadas nossos belicosos Comandantes promovem o total acovardamento e pusilanimidade de seus Quadros.
    Ah, se soubessem a quantos anda nosso preparo e emprego!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo