CVM forma primeira turma de multiplicadores financeiros da Aeronáutica

Contas vencidas

Entrega é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre as entidades

 

Cerca de 100 militares do Serviço Social da Força Aérea Brasileira, de todo o país, participaram da primeira turma do curso Bem-Estar Financeiro, promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado em janeiro de 2023.

A capacitação foi disponibilizada de fevereiro a março/24, no formato de ensino à distância (EaD), por meio de plataforma da CVM, e contou com seis módulos, totalizando a carga horária de 20 horas. O curso abordou desde a introdução aos conceitos básicos do bem-estar financeiro até estratégias para gerenciar crédito de forma responsável e evitar riscos de endividamento. Além disso, também foram apresentadas técnicas e ferramentas para o controle das finanças pessoais, incluindo orçamento e planejamento financeiro.

“Esta primeira turma funcionou como projeto-piloto, com o objetivo de formar multiplicadores dentro da Força Aérea Brasileira (FAB), para que, posteriormente, os militares formados possam nos apoiar na disponibilização do curso para todo o público interno do Comaer.” (Paulo Portinho, Gerente de Educação e Inclusão Financeira (GEIF) da CVM)

A Capitão Serviço Social, Ester de Almeida Oliveira Mostaro, é a atual vice-presidente do Programa de Educação Financeira da Diretoria de Administração do Pessoal da FAB e integrante da primeira turma de multiplicadores.

Foto: 1S Rocha (ACS DIRAP)

“O curso não apenas explora os padrões de consumo e as influências ambientais nas decisões financeiras, mas também oferece noções básicas sobre investimentos para promover a diversificação e o crescimento patrimonial. A qualidade do conteúdo e a flexibilidade do formato EAD são pontos que merecem destaque”, afirmou.

Programa Bem-Estar Financeiro

Os seis módulos do curso são:

  • O que é o bem-estar financeiro
  • Crédito e endividamento
  • Controle financeiro
  • Tranquilidade financeira e objetivos de vida
  • Comportamento de consumo
  • Introdução a investimentos e mercado de capitais

Todos os participantes que concluíram o curso receberam o certificado do Programa.

Saiba mais sobre o convênio
Dentre os objetivos do convênio, está a disseminação da educação e inovação financeiras. A formação de militares e servidores civis em educação financeira também faz parte do escopo da parceria, que conclui sua primeira entrega com a formação dos multiplicadores.

CVM – Edição: Montedo.com

9 respostas

  1. Basicamente, educação financeira é não gastar mais do que ganha, se possível poupar para comprar qualquer produto ou serviço à vista com desconto ou à prazo, usando a parcela que seria poupada, se desconfiar da qualidade do produto.

  2. Esses caras são uns PALHAÇOS.

    Vão às favas.

    Com o salário de miséria que as Forças Armadas pagam, a ponto de um SD da PM ganhar mais que um 3 Sgt e os caras querem falar em bem estar financeiro.

    E mais, não quero que esses V4G4BUND05 me dêem aumento não, só quero que deixem eu correr atrás do meu lá fora.

    Por fim, o MINTO DE VOCÊS aprovou em 2019 uma lei que permite que PM e BM possam acumular como professor e militar das Forças Armadas não.

    CANALHAS, MIM VEZES CANALHAS

    1. Anônimo de
      3 de novembro de 2024 às 14:09, não sei se você é burro ou desinformado! PM não precisa disso, aqui na minha cidade um grupo de PM recebe 1 milhão por mês do tráfico na fronteira com o Paraguai, um soldado PM estava com uma pick up de 250 mil. Você acha mesmo que vão precisar de dar aula em escola para ganhar 1500,00 por mês?
      Deixa de ser desinformado!!

  3. Conversa pra boi dormir, o grande problema são cinco anos sem reajuste! Se o General Heleno disse ter vergonha de mostrar um hollerity de 19mil para o neto…bem, talvez este curso seria mais indicado pra ele e seus semelhantes! hipocrisia!

  4. Vão ensinar o padre a rezar missa, teve um tempo sim, em que muito das pessoas endividadas dentro das Forças armadas se davam pelo fato dos militares gastarem muito com coisas fúteis, baladas e etc.

    Hoje em dia o nível de endividamento se dá pelo aumento da inflação sem a devida correção, salários defasados.

    Esse ano por exemplo, meu condomínio aumentou 200, internet 20, luz 100, gás (enganado) 10, compras 200, iptu 600 (aumento referente ao ano) sereia uns 55 reais no mes. Isso e o que não consigo diminuir, a luz já não uso ar condicionado, iptu só consigo me livrar se vender a casa e ir morar na favela, compras mandando as marcas para inferiores e mesmo assim aumentou muito os custos.

    Fora gasolina, IPVA, seguro ( que nesse inferno de Rio de Janeiro só sobe, afinal os roubos não param).

    Aí sempre vem a solução dos majorados, vai pra um lugar mais simples, compra um carro mais simples, sempre pro praça tem que ser o mais simples possível.

    Agora a pergunta, quanto meu salário aumentou no último ano ? 0 ZERO.

    Expectativa pro próximo ano, em janeiro esses itens aí listados acima, devem todos sofrerem novamente seus reajustes, e meus 4,5% de aumento que vira em Janeiro, mais uma vez não irá cumprir nem a metade.

  5. Mais uma pra ficar na historia.
    Brincadeira!
    Prefiro não comentar porque essa foi demais vou começar a guardar essas pérolas, inacreditável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo