Benjamin Sodré: artilheiro do Botafogo e almirante da Marinha

Almirante Benjamim Sodré, jogador do Botafogo

 

Militar foi o primeiro jogador do Botafogo a marcar um gol pela seleção brasileira

Pouca gente sabe, até mesmo os botafoguenses, mas houve um jogador que conseguiu equilibrar a vida de atleta com a carreira militar. “Mimi Sodré”, como era conhecido, foi um ponta-esquerda de muita habilidade, chute forte e goleador. Segundo os jornais da época, “quando ia para o ataque era como uma onda que crescia forte e arrebentava num gol certeiro”. Liderando sua equipe, Mimi Sodré e seus companheiros deram, em 1909, o título de “O Glorioso” ao atual líder do campeonato brasileiro.

O Almirante Benjamin Sodré nasceu em 10 de abril de 1892 na cidade de Mecejana-CE, e se mudou quando ainda era criança para o Rio de Janeiro. No Botafogo, time no qual fez grande sucesso, foi campeão do quinto campeonato carioca de futebol em 1910, quando o Fogão conquistou pela segunda vez este título. No ano de 1912, o almirante-atleta foi artilheiro do torneio com 12 gols, e ajudou o Botafogo a conquistar seu terceiro título carioca. Mimi Sodré se destacou tanto que jogou na seleção brasileira entre 1910 e 1916 na chamada “Era Prata” e “Pré-Seleção”.

Em 1910, o jogador decidiu seguir outros rumos, e resolveu prestar concurso para a Escola Naval. Foi aprovado em primeiro lugar no certame. Durante seu período como militar, Mimi Sodré passou por muitas dificuldades e precisou usar sua habilidade para trabalhar em equipe, trabalhando a capacidade de liderança para sobreviver. Em 1916, Benjamim Sodré se tornou o primeiro jogador do Botafogo a marcar um gol pela seleção brasileira, fazendo o gol da vitória por 1 x 0 sobre o Uruguai, no Parque Central, em Montevidéu, em jogo válido pelo Campeonato Sul-Americano. O atacante ficou conhecido também por sempre agir com transparência, lealdade e honestidade dentro de campo. Para muitos, inclusive, Mimi Sodré deveria ser considerado o pai do fair play (jogo limpo) no futebol por suas atitudes.

Com o passar do tempo, Benjamin de Almeida Sodré, já como oficial da Marinha, foi transferido para Belém-PA, e lá passou a jogar pelo Paysandu. Outro fato interessante na carreira do jogador: foi o primeiro personagem da história bicolor a levantar um título como presidente e atleta. Além disso, ele foi o responsável pela compra do estádio da Curuzu, em 1920.

Sodré era militar, atleta, escritor e escoteiro. Escreveu o “Guia do Escoteiro” (1925), obra fundamental do escotismo brasileiro, entre outras diversas obras. Para o Almirante Sodré “é isso educar, libertar o homem desde a infância da inferioridade da vida, levando-o a amar impressões superiores”. O saudoso Mimi Sodré morreu no dia 1º de fevereiro de 1982, deixando um belo legado no esporte e na sociedade brasileira, que precisa ser conhecido pelas gerações atuais.
Jornal DR1 – Edição: Montedo.com

Respostas de 8

  1. botafogo? que time e esse? da onde veio? ja ganhou libertadores? copa do brasil? brasileirao? a sim ganhou em 1995 com gol de mao de tulio a ta…

    1. se eu fosse você caso seja militar, ao invés de se preocupar com futebol, onde os jogadores perdendo ou ganhando recebem seus salários, papirava pra vazar desse barco furado.
      a ideia do montedo não foi discutir futebol e sim revelar a vida humilde e culta de um grande homem tanto como militar, quanto jogador de futebol.
      vai papirar militar ou em breve irás pro INSS hein!

  2. Benjamin Sodré, que bela história! Se caracteriza como um grande vulto nacional, pouco divulgado. Presumo que a maioria dos brasileiros desconhece sua trajetória de vida. Exemplo de atleta e militar. Montedo também é cultura.

  3. Sou Botafoguense de coração, desde quando o CMT da brigada Pára´Quedista, cedeu o compo do quartel, do * Grupo de Artilharia Páraquedista Botafogo ,treinar e jogar em Marechal Hermes, lembro do alemão, grande jogador do Fogão, batendo papo com a gente em Marechal. tempo bons aquele que saudade, O Botafogo, se continuar jogando bem assim, poderá conquistar à Libertadores e o Campeonato Brasileiro, Futibol é sorte em campo e técnica, ok o Botafogo tem de mais, . Avante Fogão do meu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *