Está dando o que falar um vídeo que circula nas redes sociais que registra o desfile de um contingente da FAB na última quarta-feira (23), no encerramento do evento que comemorou o Dia do Aviador.
Presidida pelo ministro da Defesa, José Múcio, a solenidade aconteceu na Base Aérea de Brasília e reuniu autoridades civis e militares.
No desfile, a tropa presta continência à esquerda, contrariando o procedimento usual, que é o da saudação ser feita à direita.
Assista:
Foi o que bastou para fomentar a teoria de que o comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Damasceno, teria dado uma ordem contrária ao regulamento, para agradar o governo esquerdista do PT.
“Nunca vi isso em meus quarenta anos de serviço!”, protestou um oficial numa rede social.
Nunca viu, nem nunca leu o Regulamento de Continências das Forças Armadas, o RCONT, que prevê a situação:
[…]
Art. 61. A tropa em desfile faz continência à Bandeira ou à maior autoridade presente à cerimônia, obedecendo às seguintes determinações:
I – a trinta passos, aquém do homenageado, é dado o toque de “Sentido!
– Em Continência à Direita (Esquerda)!”[…]
II – a vinte passos, aquém do homenageado:
[…]
b) os comandantes de subunidades comandam à viva voz: – “Companhia – Sentido! – Em Continência à Direita (Esquerda)!“; e
[…]
III – a dez passos, aquém do homenageado:
a) os Comandantes de pelotão (seção) comandam: “Pelotão (seção) – Sentido! – Olhar à Direita (Esquerda)!”;
[…]
11 respostas
40 anos enchendo o saco dos outros e nem se quer teve tempo pra ler os manuais…mais um adorador do bezerro de ouro.
Pode ter sido pura incompetência da coordenação do desfile.
Mas também não duvido que tenha sido de propósito para agradar o atual inquilino do Palácio da Alvorada.
O pior é que estão se sujeitando a essas humilhações, que depois nos bastidores vira chacota, e os militares serão devastados com reforma previdenciaria, etc etc etc. que vergonha…
deveriam é padronizar a ordem unida, cada força faz de uma forma. nessa ocasião aí só faltou gritar alguma coisa voltada ao nove dedos. forças armadas não são mais as mesmas desde o FHC E a tendência é piorar!
Jura? Kkkkk, Piorar? Sempre fica pior e vc fala como se esperasse melhora!!!! Amador!!!!
A continência da tropa é sempre voltada para o lado em que Se encontra a autoridade, qualquer lado.
E o pessoal da lacuna continua esperando.
E Múcio dorme em berço esplêndido, enquanto muitos graduados de talento estão se evadindo, a tropa cada vez mais desqualificada.
Santa ignorância. Mesmo o Montedo postando o RCONT, ainda tem gente aqui afirmando que foi incompetência e humilhação da tropa. Tem militar que vai viver escravo de teorias da conspiração de WhatsApp.
Treinamento suado muitas vezes no sol escaldante para chegar na hora e cumprir uma ordem esdrúxula por favor para que serve um brigadeiro
da aeronáutica cheios de mordomia só dar a ordem correta e pronto fazer seus comandados servirem de chacota no meio social além de sempre sacanearem os praças não esqueça a reestruturação de carreira Lei 13954 feito por eles para eles os semi deuses, resumo muita incompetência…
Devo confidenciar que em uma ocasião já participei na MB de um desfile com olhar a esquerda e achei muito estranho, pois além do olhar também tem a questão das batidas da perna que era contrárias. Fazer o quê sabemos que está totalmente fora do padrão militar e fora das normas internas, mas também sabemos que existe um tal de RQuero que existia/existe/sempre existirá por conta da Hierarquia ou alguém vai questionar e dizer que não vai fazer errado? Aqui diga quem faria isso? Eu até já fiz quando era coisa grave (mas é coisa para uma roda de prosa com um bom uísque), mas relativo a desfile eu me adaptei.