Esquadrão Falcão resgatou um tripulante enfermo em um navio cruzeiro na costa do Ceará
Tenente Vieira
Fotos: COMAE
Fortaleza – A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, resgatou um tripulante enfermo em um navio cruzeiro no mar da costa de Fortaleza (CE) nesta quinta-feira (24/10). A missão de Busca e Salvamento foi executada a bordo de um helicóptero H-36 Caracal.
A missão originou-se a partir de solicitação de apoio aéreo do Terceiro Distrito Naval (3° DN) ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para a realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante enfermo, com febre e dor abdominal, em uma embarcação. Na ocasião, após autorização do COMAE, a equipe do Esquadrão Falcão, sediada em Natal (RN), deslocou-se para a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) na tarde de quarta-feira (23/10).
Na manhã desta quinta-feira, partindo da BAFZ, a aeronave H-36 Caracal efetuou a EVAM do paciente, transportando-o até o Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins, de onde foi levado para o Hospital em uma ambulância.
Quando a FAB é acionada para missões de Busca e Salvamento?
Quando ocorre a necessidade de buscar, localizar e salvar pessoas, a Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser acionada. O processo tem início com o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que está sob a gerência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão que normatiza, coordena e controla as ações de Busca e Salvamento.
Em estado de alerta, 24 horas por dia durante todo o ano, estão os militares que atuam no Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO), distribuídos estrategicamente em diferentes pontos do território nacional (Atlântico, Brasília, Curitiba, Manaus e Recife).
Saiba mais como a FAB é acionada para missões de Busca e Salvamento de aeronaves.
FAB – Edição: Montedo.com
Uma resposta
Parabéns guerreiros do ar!
Parabéns também aos mecânicos que mantém a máquina em condições de operar no seu limite e salvar vidas!!!