General vira “garoto propaganda” em campanha do Ministério Público contra assédio eleitoral nas Forças Armadas

Militar em cadeira de rodas assédio eleitoral

 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está promovendo uma campanha contra o assédio eleitoral em suas diversas formas.

 

Uma das peças de divulgação da campanha apresenta um militar idoso e altamente condecorado, em uma cadeira de rodas. Trata-se de alusão explícita ao general Eduardo Villas Bôas, o VB, que comandou o Exército nos governos Dilma e Temer.

Ao lembrar que é assédio eleitoral o uso da posição de comando para influenciar o voto dos subordinados, a publicação remete ao lendário twitt de “alerta” publicado por VB em 2018, às vésperas do STF julgar um habeas corpus que pedia a soltura de Lula.

Em 3 de abril daquele ano, o general twittou:
“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”

E arrematou:
“Asseguro à nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”.


A publicação repercutiu de imediato entre militares e políticos e na cúpula do judiciário. No dia seguinte, o STF manteve a prisão de Lula, que foi impedido definitivamente de concorrer a eleição presidencial daquele ano, que seria vencida por Jair Bolsonaro.

Villas Bôas com Bolsonaro em janeiro de 2019. (Valter Campanato/Agência Brasil)

16 respostas

  1. Se acaso houve uma alusão ao inativo em questão, a campanha eleitoral deveria ser cancelada e o responsável deveria receber uma reprimenda, pois o militar mencionado foi o primeiro a conspirar e criar tudo o que se viu contra o sistema eleitoral brasileiro.

  2. e nesse momento atual, a frase é:

    Nessa situação que vive o Brasil, Não precisa mais perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras, pois estão preocupado apenas com seus interesses pessoais, todos.”

  3. Com tanta coisa mais grave acontecendo Pelas OM’s Brasil a fora e o CNMP preocupado com coisas pequenas. A, isso aqui (país) não vai pra frente mesmo.

  4. As Instituições que deveriam ser as primeiras a tentar por um fim na polarização do País, na verdade, são as primeiras a fomentá-las mais ainda.

      1. Será que sua bússola moral está apontando para o sul? Uma comparação e afirmação em contraposição a muitos outros, melhor especificar para que todos aqui possamos comprar e dizer se está certo. Assim e como comparar água e óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo