CIG realiza capacitação para militares estrangeiros desde 2016
Guilherme Wiltgen
Na última semana, 18 militares de nove nações amigas iniciaram o Curso Internacional de Operações na Selva 2024. O Curso tem a duração de seis semanas, com instruções ministradas em língua inglesa pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. A capacitação para militares de nações amigas é realizada desde 2016.
O Curso Internacional de Operações na Selva é dividido em três fases. Inicialmente, os alunos aprendem técnicas e procedimentos de sobrevivência típicos da vida na selva. A segunda fase é dedicada a técnicas especiais, que abrangem procedimentos fundamentais para o deslocamento, planejamento e execução de operações militares na selva. Finalmente, na fase de operações, os alunos realizam a aplicação prática dos conhecimentos doutrinários, em patrulhas terrestres e fluviais de reconhecimento e de combate.
Durante a formatura de apresentação dos candidatos, realizada no dia 11, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, enalteceu o intercâmbio de conhecimentos e destacou a integração entre os militares de nações amigas. Após rigorosa avaliação física e médica, no dia 16, iniciaram o curso os militares da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Paraguai, Polônia e Uruguai.
O Curso começou com a verificação do aprestamento individual. Em seguida, os alunos iniciaram as atividades da fase de Vida na Selva. Durante essas primeiras semanas, eles recebem instruções sobre noções gerais de sobrevivência, animais selvagens e peçonhentos, obtenção do pescado, tiro de caça, construção de abrigos e peçonha, orientação diurna e noturna, armadilhas de caça e pesca, obtenção de água e fogo, alimentos de origem animal e vegetal, transporte de feridos, pernoite isolado, natação, lutas, dentre outras.
Quando concluírem todo o treinamento da fase de Vida na Selva, os alunos serão submetidos a um exercício de sobrevivência de longa duração, destinado a colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos. Em seguida, eles iniciarão a fase de técnicas especiais.
Diplomacia Militar
O Exército Brasileiro mantém relações diplomáticas com as forças armadas de diversas nações amigas, que envolvem a troca de experiências, intercâmbio em cursos militares e exercícios militares conjuntos. Nos últimos anos, militares brasileiros atuaram em diferentes cursos de exércitos estrangeiros como alunos e também como instrutores. Entre os exercícios conjuntos, destacam-se a Operação Core, com o Exército dos Estados Unidos, e o Exercício Arandu, em parceria com a Argentina. As atividades dessa natureza reforçam laços de amizade e de cooperação e projetam a imagem do Exército Brasileiro no cenário internacional. (EB)
Defesa Aérea&Naval – Edição: Montedo.com
4 respostas
___ARCANJO ISMAEL, proteja meu País. Ouvi nossos rogos. Sede-nos propício. Lembrai dos nossos antepassados , os guerreiros.
Anjo Bendito do Senhor, abre para nós os Teus Benditos Braços; abriga-nos do mal, levanta os nossos espíritos à Majestade do Teu reino , e infunde em todos os nossos sentidos a Luz \do Teu Imenso Amor.
De que país vc está falando?
Sobre o CIGS, Elite!
Ensinando depois fica fácil invadir o brasil pela Amazônia
Genial!
A nais de 4 décadas ensinado a quem se interessar saber, como o Brasil defende sua floresta amazónica.