Queda do F-5EM ocorreu durante treinamento para CRUZEX 2024
Diego Alves
Uma aeronave de caça Northrop F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início da tarde desta terça-feira (22), na região da Coophab, em Parnamirim, logo após decolar da Base Aérea de Natal (RN).
Caça caiu em área desabitada. Sem vítimas reportadas no solo. Piloto está no hospital e está bem. pic.twitter.com/EYnhoL66wn
— Cavok Aviation News (@cavokbr) October 22, 2024
Nas imagens, é possível ver o avião com bastante dificuldade para ganhar altitude após a decolagem. O piloto ejetou com sucesso, foi resgatado por um helicóptero H225M e encaminhado para o hospital.
O corpo de bombeiros está no local.
O avião, identificado inicialmente como FAB 4866 pertencia ao 1º/1º Grupo de Caça e estava treinando para o Exercício Cruzeiro do Sul 2024 (CRUZEX), que tem início previsto para o próximo dia 3 de Novembro.
O Exercício CRUZEX é um exercício multinacional e operacional organizado pela FAB desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024, programada para acontecer de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reunirá 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
É o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Nesta edição, a Força Aérea Brasileira introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial. O primeiro contará com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais. O último incluirá simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.
Participarão do Exercício de 2024: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.
Nota da Força Aérea Brasileira:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.”
9 respostas
Nossa aviação De caça está literalmente se espedaçando pelo ar!!!
A aeronave F5EM 4866 ,PASMEM, Tem 52 anos de idade!!!
Porém, o Desgoverno prioriza a compra de um novo aeroLula!!
Nossa Aviação de combate ainda voa graças a excelente manutenção de nossos sargentos…porém mal paga!!
Camarada…..acho que estás desinformado….
Estamos Adquirindo 36 (trinta e seis) Gripen…..
36 míseros aviões para um pais continental, que atualmente está dando dinheiro de maneira desenfreada para artistas e gente que não quer produzir nada, fora a corrupção Desenfreada que atualmente esta sendo jogada para baixo do tapete, para ser descoberta mais tarde…não me parece uma vantagem, Adquirir míseros 36 Aviões. Estamos abaixo do aceitável como nunca estivemos.
Já é muito, devia ter apenas super tucano, não adianta falar que é um pais continental se nao lutamos guerras, precisamos de escolas e hospitais e não aviões de guerra que servem para formaturas. Quem vai invadit o brasil? A guatemala? O suriname? O uruguai? Talvez a bolívia!
Essa quantidade não supre sequer os A1 (AMX) que estarão sendo desativados no final de 2025!
O cronograma segue a conta gotas como muito bem “twitado” pelo ex comandante da FAB o TB R1 BJR!!!
Mas não precisa.
Não há com quem lutar.
Esses f5 em 52 anos nunca foram a uma guerra, os f5 americanos lutaram varias antes de serem desativados
Vc ? Vc não está adquirindo nada! Bajulador!
“Estamos” está no plural, caro ignorante…..
Significa coletivo e não uma pessoa….
De fato….Não estou Adquirindo nada…..A Nação sim…
Vai estudar
Essa conversa já tem 10 anos