Exército adota contêineres para aumentar mobilidade e eficiência nas operações

Imagem: 3º BE Cmb

 

Construções modulares foram utilizadas na Operação Taquari II, durante as enchentes no RS

Cachoeira do Sul (RS) – O Exército Brasileiro está dando um passo importante na modernização de suas instalações, com a adoção de construções modulares de contêineres. Essa inovação, fornecida por uma empresa catarinense de Itajaí, busca aumentar a eficiência e a mobilidade das operações militares. Recentemente, seis contêineres modulares foram adquiridos para abrigar tropas na Operação Taquari II, ação de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.

No último mês, uma comitiva do 3º Batalhão de Engenharia de Combate visitou as instalações de uma empresa especializada em customização de contêineres em Santa Catarina. O responsável pela produção detalhou o processo de adaptação dos materiais em instalações modulares, destacando a flexibilidade, agilidade e sustentabilidade do projeto. O 3º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu as seis instalações modulares, configuradas como alojamento, depósito, refeitório e sanitário, para proporcionar melhores condições à tropa destacada na Operação Taquari II.

Foto: 3º BE Cmb

A adoção de construções modulares em operações de apoio humanitário é beneficiada pelos potenciais de flexibilidade, adaptabilidade e modularidade. A parceria evidencia a capacidade da indústria brasileira em oferecer soluções eficientes e sustentáveis para desafios de grande escala. Além disso, são benefícios consideráveis a redução no tempo de prontidão da tropa e a economia em relação à construção convencional.

O Exército Brasileiro emprega construções modulares para unidades militares em região com condições climáticas inóspitas e com dificuldades de transporte e logística. A facilidade, personalização e durabilidade do material chamaram a atenção da equipe de Engenharia, que busca alternativas inovadoras para a construção de instalações militares.

A adoção de construções modulares é um exemplo de como a inovação pode melhorar a eficiência e a capacidade de apoio logístico das Forças Armadas. Com recursos humanos altamente capacitados e meios de emprego militar modernos, o Exército mantém sua Força Terrestre preparada e em permanente estado de prontidão, contribuindo para a paz social e o desenvolvimento nacional.
EB – Edição: Montedo.com

8 respostas

  1. Legal vai ser quando o Cmdo tomar uma medida inteligente e inovadora de austeridade e decidir proibir o uso do ar condicionado dentro do container pra economizar. Kkkk

  2. Esse tipo de material pode ser permanente ou móvel. Todas as balsas destruídas no garimpo poderia ser utilizadas para uma adaptação como residencias flutuantes, micro centros cirúrgicos ou unidades de pronto socorro, transporte de alimentos ou de tropas, salas de aula e recreação. Os caminhões e carretas apreendidas do crime podem ser adaptadas para esses tipos de uso. Os tratores podem ser adaptados para rebocar e ou transportar esses contêineres para regiões de difícil acesso e até ajudar a construir bunker nas fronteiras. Sejam mais práticos, criativos, não destrutivos. E levem as aeronaves para as escolas de aviação das regiões mais carentes proporcionando-lhes menores custos e maior sucesso em seus empreendimentos.

  3. Não se iludam: praça é no barracão ou alojamento fétido. Aconteceu no começo da operação acolhida. PF e oficiais conteiners, praças, favelizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo