Bolsonaro reage a notícia de indiciamento: “PF criativa do Alexandre”

Vinícius Schmidt; Igo Estrela; Hugo Barreto/Metrópoles

Jair Bolsonaro reagiu à notícia, publicada pela coluna, de que será indiciado no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022
Guilherme Amado
Jair Bolsonaro reagiu à notícia, publicada pela coluna, de que será indiciado no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022, após a derrota para Lula. O ex-presidente afirmou que nunca tomou nenhuma providência para decretar Estado de sítio no país, conforme constava na minuta golpista encontrada com seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e apresentada por ele aos comandantes militares.

“É mais uma da PF criativa do Alexandre [de Moraes]. Não existe decreto de Estado de sítio. O presidente que quiser decretar Estado de sítio deve enviar uma exposição de motivos pro Congresso, ouvir o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Cadê a exposição de motivos? Não tem, porque nunca tomei nenhuma medida concreta sobre isso”, afirmou, no telefonema que fez para a coluna, às 6h50 deste sábado (19/10), para comentar a notícia publicada às 2h.

Bolsonaro disse que uma eventual condenação sua é para “reforçar a inelegibilidade”, já decretada por ele. “Querem se garantir com uma condenação”, disse.

A despeito dos arroubos que teve durante seu governo, o ex-presidente disse que nunca desrespeitou a Constituição, livro que, segundo ele, era sua “leitura de cabeceira e de banheiro”.

“Eu estudei toda a Constituição desde que assumi. A Constituição tem que ser a leitura de cabeceira ou ficar no banheiro. Eu leio no banheiro. Era minha leitura de cabeceira e de banheiro. Sempre falei nas quatro linhas, nunca fiz nada fora”, afirmou.

Bolsonaro criticou a notícia, afirmando que o indiciamento será feito pela “PF criativa do Alexandre”

Bolsonaro disse que não há nada de concreto contra ele: “Os caras estão fazendo uma tempestade dentro de uma garrafa plástica”.

Conforme mostrou a coluna, a Polícia Federal vai indiciar, em meados de novembro, o ex-presidente; os ex-ministros e generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto; o ex-comandante da Marinha e almirante Almir Garnier Santos; o ex-ministro Anderson Torres; e o ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira, entre outros. Os seis serão indiciados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado, após a derrota para Lula, em 2022.

A Polícia Federal considera ter elementos que mostram a participação dos seis na trama golpista colocada em prática ao longo de 2022, e, em especial, após o resultado do segundo turno da eleição daquele ano.

Mensagens encontradas recentemente pela PF ligam Bolsonaro à minuta golpista que implementava instrumentos jurídicos que permitiram contestar o resultado das eleições, à margem da Constituição. No texto, encontrado posteriormente com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, constava o decreto de Estado de Sítio e de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem.

A situação de Bolsonaro também foi agravada pela confirmação dos ex-comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, de que Bolsonaro os pressionou a aderir a um golpe de Estado para se manter no poder.

METRÓPOLES

19 respostas

  1. Mentira pura, a PF nunca foi prestigiada e independente como antes de 2019 e depois de 2022. No seu mísero governo tentou de todas as maneiras colocar a PF a seu serviço, inclusive tentou sublevar o ex-candidato a Prefeito do RJ ao feito e ainda bem que foi vetado pelo STF. Todos seus movimentos escusos tentaram colocar o Pretório sob jugos de seus apoiadores, como se fossem a maioria dos cidadãos brasileiros. Esse Sr. promoveu a desordem e a balbúrdia tentando colocar seus interesses e de sua família acima das famílias de bem desse país. Quero vê-lo preso junto com toda a corja nefasta que comandou o país tentando se perpetuar no pode as custas da Democracia e dos incautos de plantão, como cabeças devem receber a maior reprimenda penal.

  2. Nada do que o inelegível falar se pode dar crédito, sempre se utilizou da mentira na sua malfadada gestão, especialista em caluniar e difamar pessoas e instituições, a batata desse meliante tá assando.

  3. Irei postar um comentário de outro tópico, mas que copiei pois achei MAGISTRAL:

    Paulo Sérgio Nogueira, sua hora vai chegar!
    De todos oficiais generais sediosos, Paulo Sérgio, enquanto Cmt Exército, ou seja, na ativa, era o mais espinha curvada ao intento golpista bolsonarista.
    Sua submissão, bajulação e subserviência ao capitão desajustado era a condição humana mais asquerosa de toda história das FFAA.
    De todos Insurretos dessa rebelião burlesca, torço fortemente que Paulo Sérgio, ex-Cmt Exército, seja punido com maior pena, julgado e condenado indigno do oficialato, pois, praticou atos que ferem os valores éticos e o decoro das Forças Armadas.
    Sem dúvidas esses infames foram os personagens fardados mais desonrados da história das FFAA.
    Por fim, lembro, toda essa fanfarronice vil só tinha um objetivo claro:
    – se locrupretarem financeiramente com Jair no Poder.
    ‘Grana’, influência e poder, só, apenas isso, nada mais.

    até o recruta sabe, em sua infinita “Inocência” que esses oficiais e servidores civis quebraram toda ética e moral que se espera do Agente Público, inclusive na esfera criminal. Todo o imenso rigor da lei penal neles e eles tem que agradecer que existem leis no país, as mesmas leis que eles queriam abolir, mas que irão usá-las a seu favor, Conspiraram contra a democracia para impor seus próprios ideias e interesses escusos … Parece até ironia …

    https://www.montedo.com.br/2024/10/20/pf-vai-indiciar-bolsonaro-heleno-braga-netto-e-ex-chefe-da-marinha-no-inquerito-do-golpe/#comments

  4. Será o ápice da alegria do povo brasileiro vê-los todos atrás das grades. Espero que também cheguem ao núcleo duro da família e que não sobre “pedra sobre pedra”.

  5. Mais uma vez, o COVARDE do Bolsonaro vai abandonar quem o apoiou. No final do seu mandato, fugiu descaradamente do Brasil, abandonando o povo que estava a meses acampados na frente do quarteis, abandonou o Cel CID que era seu escudeiro e agora vai abandonar os generais que o apoiaram…é um covarde

  6. Chegando a Nápoles, Itália em dezembro a fim de um rolezinbo pela Costa Malfitana. Serão 14 dias deliciosos (7 em Sorrento mais 7 dias em Salermo). Gratidão ao Bozo pela reestruturação (aumento) e ao nosso presidente Lula que garantiu o reajuste que vai segurar as prestações desse pacotaço de viagem com direito às delícias da culinária mediterrânea, acompanhada do inigualável vinho italiano. Já é natal, rô rô rô rô !!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk !!!!!!!

      1. Amizade, morar na Rua Aníbal de Mendonça, pagar 3 pensões e bancar a faculdade particular de medicina do Neto não é para qualquer advogado de milícia não, meu querido.

        1. Um exemplo: moro a beira-mar num belo prédio, agora em qual você nunca irá saber, curta sua viagem a prestação e pensões, pois quem não se planeja da nisso. Por fim, respeite os outros, só comentei por isso 🤟

  7. Que ele vai ser condenado, não restam duvidas, porém, o que mais me interessa, nesse caso, é saber quanto tempo ele irá ficar chorando no ombro do Malafaia.

    1. Malafaia já o está criticando para não ter que ficar fazendo Sacerdócio na cadeia para ele, quem vai prestar assistência religiosa é a mãe de santo, aquela que fazia previsão deles ganhar a eleição, claro com as mentiras mais absurdas de que ele gosta. 😂🤣😅

      1. KKKKKKK, A ficha do véi da havan caiu logo, sujeito esperto, abandonou o inelegível logo após a derrota. Malafaia, aguentou todo esse tempo, mas deve estar desistindo, pois numa tacada, aturou cinco minutos consecutivos de choro convulsivo do Minto na linha telefônica, nem ele merece uma tortura dessa envergadura. 😂😂😂

  8. Minha vocação foi testada e aprovada todos os dias sob frio intenso ou debaixo de calor escaldante, durante 34 anos e sem que eu fosse levado a pensar um dia, sequer, em entrar na justiça por ilusórios e imerecidos direitos. Tudo foi cumprido exatamente conforme previsto no Edital de Ingresso, assinado pelo inesquecível Márcio de Sousa Melo. Foram tempos de Ferro, quando se forjaram homens de aço, o que se permite dizer que o bem viver de hoje significa o prêmio justo para quem ganhou uma partida duríssima sem que o VAR acionasse o árbitro uma única vez. Voei para além da autonomia, planei sobre montanhas, mas solei com segurança e cumpri a missão sem que ninguém a bordo ou no chão se arranhasse. Senhores, a aula de navegação aérea está encerrada e se o Natal já está garantido em Nápoles, simbora nas asas de um “Senta a Pua” passar o “Carnaval em Veneza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo