Rian Maurício Tavares foi preso pela PF na última segunda-feira (16); o militar pilotava drones lança-granadas para o Comando Vermelho
Manuel Marçal
O cabo da Marinha Rian Maurício Tavares Mota, acusado de preparar e pilotar drones lança-granadas para o Comando Vermelho (CV), tem salário de R$ 4.360,82. A remuneração bruta dele consta no Portal da Transparência do Governo Federal.
Rian foi preso pela Polícia Federal na última segunda-feira (16), na unidade em que trabalhava, no 3º Comando da Força de Superfície, em Niterói (RJ), na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O militar foi um dos alvos da Operação Buzz Bomb, deflagrada pela PF para reprimir o uso de drones pelo Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio de Janeiro contra forças de segurança, quadrilhas rivais e milicianos.
Mesmo preso, Rian seguirá recebendo salário da Marinha. Isso porque o pagamento só é cessado se o militar for expulso da Força. Esse processo pode levar anos para ser concluído.
Entenda a atuação do cabo da Marinha junto ao CV
Além de preparar e pilotar os drones lança-granada, o cabo da Marinha ajudava o líder do CV no Complexo da Penha, conhecido como “Doca”, a elaborar estratégias de ampliação do domínio territorial do grupo criminoso.
Conforme noticiado pela coluna Na Mira, as investigações da PF começaram após um ataque de traficantes do CV contra milicianos, com uso de drones equipados com dispensadores capazes de arremessar artefatos explosivos, na comunidade da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio.
No curso das apurações, a Polícia Federal identificou Rian Maurício Tavares como responsável por operar a aeronave remotamente pilotada para o ataque, que ocorreu em 15 de fevereiro deste ano. Os investigadores descobriram, além dos ataques, o uso dos drones para vigiar as ações policiais nas regiões no Complexo da Penha, bem como em outras áreas dominadas pela facção criminosa.
16 respostas
Com um salário de miséria é por isso que o crime organizado capta profissionais para o crime.
Não é pelo motivo que você expôs.
É pela falta de caráter que o indivíduo se corrompe.
Pela sua ótica, então, todo o trabalhador que ganhasse somente um mísero salário mínimo seria um criminoso.
Amigo que falta de carater o que.
Quem é vc pra julgar?
Vc nunca passou necessidade.
Vc nunca ficou desempregado.
Vc acha que campo e siesp te deixam mais forte ou provam seu valor.
Escuta aqui, tudo isso tinha dia e hora em QTS pra acabar, é tudo uma mentira, vc nunca teve dificuldade, vc acordava e tinha uma linha de servir posta, vc ficava doente e tinha um hospital.
Pare de julgar os outros com essa cabeça de menino de 12 anos.
“Quem é vc pra julgar?”
E você julgando. Sem nem me conhecer. Já li suas insinuações em outros comentários, mas não, não me dizem respeito. Nem conheço a Academia, porém respeito os méritos daqueles que se dedicaram.
Pois eu vou te dizer, eu tenho filho, faria qualquer coisa pela vida ou saúde dele, e isso não é questão de caráter não.
Sai desse mundo encantado meu bom, para de julgar os outros com essa sua ideia infantil de mundo perfeito do quartel, o quartel é perfeito pq não falta nada, o povo banca aquilo tudo
Não é justificativa. Que tente fazer um concurso a fim de melhorar a renda.
4.300 está ganhando um sargento, no líquido.
Ele deve receber no máximo uns 3200,00 isso pq tem 20% da aviação.
Salário miserável.
Ganho muito mais fazendo bicos de eletricista e de motorista por aplicativos.
Sem cumprir horários pré estabelecidos, sem ter que aturar alguns oficiais babacas, faço minha rotina.
Sem ter que engolir sapos na posição de sentido.
E 4,5% de reajustes nos soldos é muita humilhação e a parti de 1 de abril virou chacota.
Favor pedir baixa ou para de reclamar e fazer concurso público ou tornar seu “bico” um trabalho efetivo.
Esse é o salário bruto hein kkkk
Vou fazer esse curso
Quando fazem reportagem com militares sempre é assim, colocam o salário do militar lá em cima como se fosse verdade 4.o00 e pouco ganha um 3S sim um salário de Merda que até um Soldado de qualquer PM no Brasil ganha mais que isso é uma vergonha pra força, enquanto que o salário do alto Comando é de marajá. Não justifica o que ele fez. Se não fizerem uma reforma pra melhorar o salário dos Graduados, não me surpreende se um dia um Graduado operacional mal remunerado empregue seu conhecimento no mundo do crime, isso é SOBREVIVÊNCIA.
Vi essa situação de penúria dos graduados no ano de 1987, eu mesmo senti, governo Sarney, até motorista de caminhão de transporte ganhava mais que um 3 Sgt. Recebia o salário de 3 Sgt e só mandava pra família, andava a pé, comia na Escola de Educação Física do Exercito.Com o tempo houve uma melhora com os gatilhos da época.. Mas agora com esses 9 por cento em 2 parcelas, a situação tende a se agravar.
Salário lixo 🗑️
Reajuste lixo 🗑️
4,5 por cento, porque a li perversa já concedeu reajuste para alguns antecipadamente, o governo considera isso, como aumento.
Eu lembro que na época que fiz a escola de sargentos tinha passado na polícia rodoviária Federal, como ganhavam menos fui ser sargento, que merda, vc pegava o diário oficial e só dava expulsão de policiais rodoviários por mal conduta, as coisas inverteram e eu me lasquei, bem assim.