Mucio diz que militares vão atender a pedido de reforço no combate às queimadas

Incêndio na floresta amazônica perto de Porto Velho 17/09/2019 REUTERS/Bruno Kelly

 

Apoio será em áreas remotas, como Complexo do Xingu,  Sul do Amazonas e Leste do Pará

Carinne Souza
O ministro da Defesa, José Mucio, afirmou em entrevista à CNN Brasil que sua pasta está “à disposição” do Ministério do Meio Ambiente para auxiliar no combate às queimadas que assolam o Brasil nos últimos meses. O pedido de ajuda às Forças Armadas, de acordo com o jornal, seria para apoio em áreas remotas, como no Complexo do Xingu, no Sul do Amazonas e no Leste do Pará.

Ainda de acordo com o ministro, a Defesa tem estudado a quantidade de agentes e aviões que devem ser disponibilizados para reforçar a atuação do governo federal contra as queimadas. O Ibama está utilizando dez helicópteros, treze aviões e cem brigadistas contra os incêndios. A pasta comandada por Mucio atende a um pedido da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.

Não é a primeira vez que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede ajuda às Forças Armadas. Neste ano, os militares atuaram no auxílio após a catástrofe no Rio Grande do Sul com mobilização de milhares de agentes e equipamentos ao estado. As forças também já têm auxiliado o governo no trabalho de combate e prevenção aos incêndios.

Desde junho as forças têm atuado no Pantanal junto a brigadistas da região. Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram ainda uma operação em que jogaram cerca de um milhão de litros de água em regiões estratégicas do Pantanal. No final do mês de agosto, as forças realizaram uma mobilização no estado de São Paulo com o mesmo intuito. Foram deslocados 600 militares, cinco helicópteros e uma aeronave multimissão para combater os incêndios no estado.

A crise ambiental tem gerado dor de cabeça para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem falhado em medidas eficazes para combater os incêndios no país. Dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12), mostram que 11,39 milhões de hectares do território brasileiro foram atingidos pelas queimadas neste ano de 2024.

GAZETA DO POVO

17 respostas

  1. É lógico, claro e evidente quê os milicos irão atender à mais um pedido. Afinal atenderam com maior subserviência o pedido para distribuir suco, pão com mortadela e cachorro quente aos integrantes do MST e aliados.
    Vão atender de cabeça baixa, maus remunerados e sem reconhecimento do governo e da sociedade.
    Continuarei dizendo: 4,5% SÓ PRA BURROS.

  2. Na hora do aperto sempre chamam os militares. Na hora dos benefícios fingem que não existimos ou usam a carta de sempre pegar o topo como exemplo para justificar arrochos para tropa.

  3. Na hora de apagar o fogo chamam o posto Ipiranga, mas na hora de conceder um reajuste salarial digno, chamam todas as demais categorias do funcionalismo da União para a mesa de negociação.

    2026 está logo Ali na Frente, vamos lembrar muito bem deste descaso com os militares.

  4. O alto Escalão está preocupado com as mordomias, medalhas e cargos para si e familiares.
    A tropa que se exploda.
    Tô correndo atrás fazendo bicos de eletricista e de motorista por aplicativos.
    Os 4,5% para 1° Sargento não chega a 310,00 liquidos.

  5. Vergonha desse lixo, que perdeu a moral e essência, se embrenhou no ridículo, jogando o nome de instituição na vala, se tornando a maior vergonha desse pais, com credibilidade próximo a zero. Venderam o país e seu povo, vão ser lembras por gerações e gerações, assim como se lembram de Judas O Iscariotes, figura bíblica, que vendeu Jesus por míseras moedas.

  6. Fazem arminha que tudo passa. Já que lamberam o Bolsonaro o maior traidor da família milita e da pátria o falso Messias, espalhando de fakes, dizimador de ódio, destruidor de famílias. O diabo 😈 em pessoa Jair Messias Bolsonaro o pai da mentira.

  7. Em tempos de TCU e Tebet. Vale lembrar, imagina esses militares nessa missão de combate às queimadas fossem receber adicionais. Consigo imaginar uns 2. Insalubridade por causa da fumaça e periculosidade por causa do fogo. Se forem colocar no papel os militares são é baratos.

  8. Militar Obedece Ordens, não poderia ser diferente.

    Acontece que um rato cercado por 10 gatos, acaba miando, não latindo.

    Esse aumento, se é que se pode usar esse termo, é um tapa na face das Praças. Mas, como disse: Miauuuuuu

  9. Os militares não podem receber um percentual muito alto sobre o soldo, pois como sabemos temos uma tabela de soldo escalonado, com base no soldo de General de Exército, talvez algum percentual mais alto faria que com o pessoal dos autos estudos ultrapassem o teto (R$ 46.366,19 a partir de 01/02/2025). Então Senhores da turma de baixo, estamos ferrados eternamente.

  10. Qual o valor da diária da Força Nacional? Comparada a dos militares das forças armadas, não Deve ser pouco não.
    Enquanto Isso o posto Ipiranga vai apagando incêndios e atuando em enchentes por 4,5 de reajuste……..
    2026 no horizonte, o troco vai ser dado……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo