Força Aérea Brasileira paga R$ 9 milhões à Azul para treinar pilotos

 

Oito pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) passarão por treinamento prático e teórico da Azul para operar dois aviões específicos
Petrônio Viana
A Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Azul Linhas Aéreas por R$ 9,2 milhões, sem licitação, para treinar pilotos militares em duas aeronaves operadas pela corporação. O contrato tem duração de 36 meses e prevê o “treinamento completo, sob demanda, para pilotos, teórico e prático”.

Em contato com a coluna, a FAB informou que o treinamento se refere aos dois Airbus A330-200, identificados como KC-30, usadas no transporte de pessoal e equipamentos. Oito militares vão passar pelo treinamento, que inclui aulas, voos em simuladores e voos práticos.

Segundo a corporação, a Azul é a única empresa aérea brasileira a usar o A330-200 atualmente, o que justificou o critério de inexigibilidade adotado. O KC-30 começou ser operado pela FAB em 2022 e é o maior jato da corporação. Em sua primeira missão, a aeronave transportou 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de Janeiro à Base Aérea Cerro Moreno, no norte do Chile, para a quarta edição do Exercício Aéreo Multinacional Combinado Salitre.

No ano passado, os KC-30 participaram das ações em apoio à população Yanomami em situação precária em Roraima. Recentemente, as aeronaves atuaram no socorro de vítimas e transporte de suprimentos durante a tragédia provocada pela chuva no Rio Grande do Sul entre os meses de maio e junho deste ano.
Paulo Capelli (METRÓPOLES) – Edição: Montedo.com

2 respostas

  1. Normal!

    Os KC30 inclusive foram adquiridos da própria Azul.

    Aeronaves que brevemente serão convertidas para aeronave multimissão com capacidade de UTI aérea!
    Esse tipo de aeronave fez falta durante a pandemia de COVID!

    Tudo normal!

    Notícia sancionalista deste PSEUDO Jornalista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo