Militar que comandará Exército ganhou dos membros da Força de Defesa performance com dança de guerra haka, dos maori
A nova comandante do Exército da Nova Zelândia, major general Rose King, foi recebida pelos membros da Força de Defesa com a celebração de uma dança tradicional da cultura maori. O caso aconteceu há duas semanas e ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias.
A dança em questão é a haka, realizada pelos maiori no campo de batalha. A representação é sinônimo de força e orgulho. A recepção, inclusive, foi divulgada pela força de defesa neozelandesa.
Confira:
Segundo o site oficial das Forças de Defesa, King assumiu o posto de brigadeiro em junho de 2021 e chegou a ser nomeada vice-chefe do Exército da Nova Zelândia em dezembro de 2021. Agora, em agosto de 2024, ela assumiu o posto de chefe do Exército.
Dança haka
Não é só nas Forças Armadas que há demonstrações das tradicionais neozelandeses. O time All Blacks da Nova Zelândia é famoso por realizar a dança antes das partidas de rugby.
A celebração é composta por gritos e caretas e anima os espectadores que acompanham os jogos nos estádios. A primeira exibição da dança ocorreu em 1924, com a demonstração do time “Os Invencíveis”.
4 respostas
No Brasil, provavelmente, num futuro próximo, será o quadradinho de oito.
ADABERTO JORGE BACELLAR FERNANDES kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O pior de seu comentário é que vc pode estar certo.
Estava aqui me perguntando qual seria a “dancinha tradicional” para os comandantes aqui no Brasil.
Taí a resposta: “o quadradinho de oito”.
Tudo a ver com a atual quadra das FA.
Quanta Ignorância de quem não sabe o que está falando, o haka para os maori é muita mais que uma simples dancinha como dizem. com certeza esses ignorantes precisam passar em outro concurso p te um salário melhor para poderem viajar, tirar umas ferias e conhecer outras culturas.