Lula diz que jovens das Forças Armadas podem ajudar no combate aos incêndios

Presidente voltou a falar sobre a criação da Autoridade Climática

 

Adrielle Farias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Exército pode utilizar a ajuda dos jovens das Forças Armadas para combater focos de incêndio pelo País. O chefe do Executivo concedeu entrevista à rádio Norte FM nesta quarta-feira, 11, após visitar o Amazonas.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

“[Devemos] aproveitar esses jovens que vão servir o Exércio para que a gente formasse eles especializados exatamente na Defesa Civil. Para que eles estivessem preparados para enfrentar temas climáticos, já que ele estará nas Forças Armadas”, afirmou.

De acordo com o presidente, ao menos 70.000 jovens por ano entram para as Forças Armadas: “Podemos prepará-los e torná-los profissionais de combate à questão climática, de defesa do planeta, da floresta, da água, da vida humana”.

Lula também falou sobre o compromisso do seu governo de assumir o desmatamento zero até 2030. Segundo ele, até o momento, 51% do desmatamento já foi diminuído, além de 45% das queimadas. “As queimadas no Pantanal, 85% são de propriedades privadas. Em São Paulo, de propriedades privadas [também]”.

Em visita ao Amazonas na terça-feira, 10, o presidente citou a criação da Autoridade Climática, um dos seus projetos prometidos para este governo. Na prática, a Autoridade Climática funcionaria como uma agência federal, a qual teria recursos próprios e servidores.

Ao lado do presidente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que as queimadas já afetaram 1,1 milhão de hectares de floresta primária na Amazônia. “Isso é a prova de que a floresta está perdendo umidade, e é um fenômeno que ainda nem sabemos como lidar com ele”.

Na entrevista desta quarta-feira, Lula voltou a falar sobre a criação da Autoridade Climática e afirmou que esta questão “não é mais secundária” e que ele irá desenvolver o projeto. Contudo, ele não estabeleceu um prazo.

TERRA

20 respostas

  1. Para apagar incêndio as forças armadas servem, Mas para receber um reajuste com índices equivalentes ao Que recebeu o funcionalismo civil da União não…
    Que Mande as categorias Que tiveram polpudos reajuste Para 2025 E 2026 Apagar estes
    Incêndios, bem como a imprensa que publicou que tivemos 150% de reajuste no governo Bolsonaro.

    1. Tá reclamando de quê cara pálida? O Bozo deu algum aumento para os militares nos 4 anos do seu desgoverno do ódio? Ele mesmo sabendo da traição sancionou a lei 13.954 que beneficiou os generalhos, almirantes, brigadeiros e oficiais superiores, mas retirou direitos de muitos graduados, principalmente dos veteranos graduados e pensionistas de praças. Acorda, gado! O minto vai pra Papuda…kkkkkkkkkkk

      1. Fará companhia ao LulE? Sublixeba, acorda do seu pesadelo, invejoso e rancoroso, pede a bencao p painho 9 fingers……bem feito, continua ganhando uma miséria, bota a mulher p tabalhar em vez de ficar em casa vendo programa de auditório e big brother

  2. Loucura, mandar jovens recrutas fazerem o serviço de um Brigadista, Bombeiro profissional. Eles podem até fazerem um curso, sairão com alguma teroria, mas nenhuma experiência. Vidas em risco!

      1. É sempre a mesma história. Dá uma vassoura na mão do recruta e manda ele apagar incêndio por 900,00. Faz uma licitação pra forn3cer vassoura e paga milhões. Perceberam?

  3. Por isso que sai 2* Ten QAO e pedi reserva, classe muito desunida e não temos representações para levar a nossa pauta ao governo, o resultado e esse tipo Tratamento humilhante, tenho pena dos amigos dedicados que ficaram, mas aqui na iniciativa privada em apenas 1 ano tive um lucro de 250.000,00.
    FFAA se tornaram um Cemitério de talentos, ali dentro tem Juízes, procuradores, delegados, jornalistas, todos sendo cotados no mesmo valor de 10% de vagabundos que não estudam, não trabalham, não tem honestidade e ainda reclamar de tudo e de todos, maior exemplo de desunião é o tratamento covarde e vulgar destinado aos nossos irmãos QE”s!!

  4. Essa força nacional é um embuste pra PM/BM ganharem adicionais e não fazem nada !

    Os brigadistas do ICMBIO/IBAMA ganham menos que um recruta (R$ 1900) pra esse serviço. Olha que tem parque ai com menos de 10 brigadistas. Querem colocar recruta que pinta meio pra esse serviço ?

    Já passou da hora de criar uma Brigada Nacional de Incêndio e pagar salários justos pra linha de frente, enquanto funça fica no arzinho ganhando R$ 8k

  5. Por isso que sai 2* Ten QAO e pedi reserva, classe muito desunida e não temos representações para levar a nossa pauta ao governo, o resultado e esse tipo Tratamento humilhante, tenho pena dos amigos dedicados que ficaram, mas aqui na iniciativa privada em apenas 1 ano tive um lucro de 250.000,00. FFAA se tornaram um Cemitério de talentos, ali dentro tem Juízes, procuradores, delegados, jornalistas, todos sendo cotados no mesmo valor de 10% de vagabundos que não estudam, não trabalham, não tem honestidade e ainda reclamar de tudo e de todos, maior exemplo de desunião é o tratamento covarde e vulgar destinado aos nossos irmãos QE”s!!

  6. Borges, burrologo, não acredito que sejas militar com toda essa falta de conhecimento do tema em pauta !
    As filhas SOLTEIRAS OU NÃO têm direito a pensão desde que o genitor serviu ANTES do ano 2000 e na mudança OPTOU por descontar 1,5% da sua remuneração para manter esse direito.
    Altos estudos NÃO É EAD, eu mesmo fiquei DOIS MESES NO RIO fazendo o CMM ( alguns estudos).
    Acrescento que estudei desde 2010 para ser aprovado em 2020 ( dez longos anos estudantil para o processo seletivo do referido CURSO de mestre de música do EB.
    Good night to you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo