Conflito de Musk com Judiciário não impacta Forças Armadas, diz ministro da Defesa
Exército, Marinha e Aeronáutica usam antenas da Starlink; chefes militares negam prejuízo com eventual veto à empresa
Cézar Feitoza, Catia Seabra
Brasília – Quando a Starlink, de Elon Musk, começou a oferecer internet de alta velocidade para regiões remotas do Brasil, as Forças Armadas compraram as antenas da empresa para abastecer quartéis e navios.
O conflito de Musk com o STF (Supremo Tribunal Federal) fez o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, consultar os chefes das Forças Armadas para entender qual seria o impacto de uma eventual derrubada da Starlink no Brasil.
“O Almirante Olsen [comandante da Marinha] usou a seguinte frase para mim: ‘Quanto ao problema de defesa, não nos atinge’. Absolutamente tranquilo”, disse Mucio em entrevista à Folha.
O ministro defende a postura adotada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao determinar a derrubada do X (antigo Twitter). Ele ainda comentou investigações sobre militares na tentativa de golpe e a ofensiva de setores do governo Lula (PT) para mudar a previdência dos militares.
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse que está chegando ao fim o inquérito das fake news, e a PF já sinalizou concluir em breve investigações que envolvem militares, como a das joias e do golpe. Isso causa mais alegria ou apreensão?
Causa alegria porque é péssimo socializar a suspeição. Quando há uma suspeita sobre as Forças Armadas, incomoda; mas, quando há uma suspeita sobre uma determinada pessoa, se infringiu a lei, tem que pagar. Nós queremos que isso se encerre de uma vez para acabar com esse clima de suspeição.
São 37 oficiais que assinaram a carta golpista, dezenas de militares discutindo golpe no celular do Cid, o ex-comandante da Marinha. Não tem algo estrutural nisso?
Para os militares, interessa que tudo seja esclarecido. Quantos forem, precisa identificar os verdadeiros culpados. Tem que se graduar as penas, graduar o que vai se fazer. Mas nós não vamos impedir nem esconder nem querer que bote tudo debaixo do tapete.
O golpismo está silenciado ou foi expurgado da caserna?
Nós precisamos verdadeiramente separar o joio do trigo. Quando alguns depoimentos foram abertos em 2024, as coisas ficaram claras, porque os nomes apareceram. O Ministério Público começou a trabalhar com pessoas físicas e não com as Forças, pessoas jurídicas. Não foram as Forças que planejaram aquilo tudo que aconteceu.
Eu tenho certeza que esse pensamento é majoritário: nós debitamos às Forças Armadas o golpe de 1964, mas precisamos creditar às Forças Armadas não ter havido golpe em 2024.
Mas a quantidade de coronéis e generais investigados é grande. Isso não o preocupa?
É porque eles faziam parte da mão de obra do presidente que saiu. O entorno do presidente tinha muito militar. Militar da reserva.
Da ativa também.
E precisam ser investigados. Precisa ver se teve um comprometimento, se ele estava cumprindo apenas uma determinação ou se ele estava comprometido com a determinação.
Como os militares enfrentam os cortes no Orçamento?
Nós cortamos muito. Todo mundo sabe, ninguém está se escondendo, não vou dizer que estou cheio de dinheiro. Tiramos helicópteros, tiramos outras coisas. Eu acho que [a área mais afetada] foi o programa de submarinos. Os projetos estratégicos, coisas que vinham de longe. Procuramos fazer com o nosso efetivo aqui.
Até que ponto o conflito do Elon Musk com o STF pode afetar as Forças Armadas?
Eu liguei para os três comandantes, como faço diariamente, e o tema do dia foi a Starlink. O general Tomás me disse que o militar designado para trabalhar na Amazônia comprava aquele equipamento por mil e poucos reais para poder falar com a família, com a esposa, com os filhos.
Então eram pessoas físicas que tinham aquilo. O Exército tinha pouquíssimo. Era mais para a fronteira. A Marinha chegou a fazer um contrato, usava-se muito quando nós íamos fazer aquelas operações de ajuda de saúde das populações ribeirinhas. Para a defesa, [o impacto de eventual queda da Starlink é] zero.
O problema parece mais ameno porque o Elon Musk se adequou às nossas leis [refere-se ao fato de a Starlink ter acatado a ordem de bloqueio do X no Brasil]. Na realidade, acho que a Justiça estava correta. Nós tínhamos que proteger a nossa integridade.
Eu acho que o Alexandre de Moraes teve coragem e comprou uma briga importante para o Brasil. Não pode desrespeitar as nossas normas. Tinha que se adequar às normas que os outros têm que obedecer. Por que ele não? Ou mudam as leis ou muda ele.
O Comando Militar da Amazônia, do Exército, comprou antenas da Starlink em licitação que só a empresa conseguia vencer.
Aquilo é mais para comunicação. É um equipamento simples para as pessoas se comunicarem, falar com a família. Não se sentirem isoladas.
Então as Forças não dependem da internet da Starlink para atuar nas regiões mais isoladas?
Não tem dependência. O Almirante Olsen [comandante da Marinha] usou a seguinte frase para mim: “Quanto ao problema de defesa, não nos atinge”. Absolutamente tranquilo.
As mudanças na previdência dos militares estão no horizonte?
A questão da previdência tem que ser uma coisa consensual. Não são os militares responsáveis pela dificuldade financeira do país. Militar não tem hora extra, não tem adicional noturno, não tem insalubridade. Tem uma série de coisas que eles têm que os outros países reconhecem e que a gente também reconhece.Será que só os militares dão despesa ao país ou tem outros lugares que têm dinheiro e que podem ser cortados? Como aqui [nas Forças] não tem política, só quem fala nisso sou eu.
Então o sr. concorda com mudanças, contanto que seja um escopo maior?
Não tenha dúvida nenhuma. O que a gente não pode aceitar é que haja um alvo preestabelecido. As Forças estão dispostas a conversar desde que diga assim: “Mexeram nos outros Poderes, onde a máquina não foi enxugada também?”
FOLHA – Montedo.com
59 respostas
Não são todos os militares que dão prejuízo ao governo, mas sim os generais, almirantes, brigadeiros e os oficiais superiores, pois basta ver e ler a lei 13.954 que trata da Reestruturação das carreiras dos militares que o Bostanaro sancionou em 2019 para lhes darem um aumento nos seus salários que já eram altos e que ficou pra lá da estratosfera…se distanciando ainda mais dos graduados e pensionistas de praças…lamentável!!!!
Verdade, nunca houve uma lei mais injusta, dois pesos, duas medidas! essa mesma lei, acendeu a luz vermelha no TCU e pasta da economia e os holofotes nos foram direcionados. Resta aguardar publicar a passagem para o INSS. Foram com sede demasiada ao pote.
….você sabe que não é bem assim!!
Não seja Demagogo!
Juízes acumulam remunerações superiores a 100.000 MENSAIS!!
Auditores Fiscais recebem bônus que elevam os salários acima do que recebem os generais!!!
Advogados Da União recebem honorários de Sucunbência e ultrapassam o teto tudo dentro da lei!!!
Existem excessos no topo da pirâmide mas não podemos creditar nos estrelas ⭐ nossos problemas Salariais!!!
Agora o Manequim De Funerária começou a falar o que já deveria ter dito anteriormente!!
E os demais?
E o nosso judiciário que tem o maior custo do mundo!!!
Atacar pensionistas e Praças é fácil!!!
Assim como a ESA estava lá para os QEs prestarem concurso ao invés de ficarem hoje reclamando daquilo que não possuem, a EsPCEx tb estava lá para que todos pudessem ali adentrar e seguirem a carreira de oficial. Se só conseguiu ser praça, a culpa não é do “Bostanaro”. E teve a carreira toda para passar em outro concurso, mas, ou por opção, ou por incompetência, ficou nas Forças Armadas como praça. Agradeça por ter conquistado o que conquistou. Se a sua estrela não brilha, não tente apagar a dos outros.
Sub traído, pq vc nao estudou e se esforcou um pouquinho mais pra sair oficial? Conseguiu decorar a tabuada? Mais um recalcado e frustrado que coloca a culpa nos outros p nao admitir a propria incopetencia……
Xavier, infelizmente as vagas para oficiais auxiliares (AA) na marinha do meu tempo de ativa eram limitada numa proporção 60×1 vaga, sendo que tinhamos que fazer um concurso que a prova era mais difícil que a da EN, diferente do exército que fazem um curso de apelido chacal e vão a 2°ten. sem prestar concurso com os demais 3°, 2° e 1°SGs. Não fui incompetente por não conseguir ser oficial, mas por passar na prova e não poder entrar na vaga…entendeu, gado!
Excelente. A prova foi pelo whatsat no início.
“diferente do exército que fazem um curso de apelido chacal”
amiguinho, é chamado “CHQAO”. “chacal” para os que viveram uma vida no bar, ou preocupados com o Carnaval e o futebol, isto é, preocupações inuteis com o bom é velho “pão e circo”. O CHQAO é um concurso de prova, com exame intelectual + avaliação funcional e de pontuação. Alguns chamam a forma de ingresso no CHQAO de “processo seletivo” e não concurso. Tanto faz. Não é o “nome do instituto” que importa. O que conta no final é que o camarada deve se esforçar para conseguir uma vaga, que são bastante escassas em relação ao efetivo que o Exército possui na ativa. Prova difícil não só marinha amiguinho. O que é gera benefício, gera disputa. E para separar “os que querem” dos “que pensam que querem” é preciso dificultar…
Esse acesso ao curso “altos estudos” (na equivalência feito MD), não muito diferente EB e Marinha…
Ei Sub vc é um chorao, foi muito burro p passar numa prova e agora morre de inveja dos oficiais……deveria procurar ajuda, o bolsonaro nao tem nada a ver com isso…se acha, pedo p painho lule agora, se ferrou, come sua mortadela com tubaína e chora!!!
Sub desprovido de inteligencia para passar numa prova agora fica chorando…..deveria ter estudado mais, agora senta e chora seu frustrado
Reduz o efetivo, mas não reduz o número de generais kkkkkkk
Questionado sobre as publicações da Revista Sociedade Militar que mencionam a intenção do governo de realizar mudanças nas legislações sobre a previdência dos militares, com cortes em benefícios, o Deputado Federal Capitão Augusto, eleito pelo Estado de São Paulo, deixou claro que na sua visão essa deve ser uma preocupação de todos os militares do país e não só dos membros das Forças Armadas.
O parlamentar declarou ao Canal Segurança e Defesa que a informação é preocupante: “é uma notícia que preocupa… querem a qualquer custo levantar de novo a bandeira para revisar a proteção social e previdência dos militares… apesar de eles citarem as Forças Armadas vamos lembrar a todos os policiais e bombeiros do Brasil que estamso ligados umbilicalnmente com as Forças Armadas… não tenha dúvida que vão nos colocar no pacote…“.
FONTE: REVISTA SOCIEDADE MILITAR
Fim das isenções fiscais, cortes no judiciário, reforma no serviço público, cortes nas emendas parlamentares, cortes nos privilégios da classe política ngm fala. Alô TCU, alô Tebet.
Fim da boquinha para as filhas saldáveis.
tirem essas da mamata e devolvam o dinheiro corrigido para quem já pagou.
Esse “benefício” é uma vergonha.
E não seja leviano e venha aqui dizer que o benefício acabou.
“Saldáveis”? Não precisa pelo menos saber escrever para ter o CHQAO?
O futuro oficial QAO quis se referir àquelas que tem “saldo” na conta bancária.
Kkkkkkkkkkkkk
Sten com CHQAO, você é subtenente mesmo? O exército está precisando contratar professores de português, pois você não é o primeiro irmão de arma dessa força a maltratar a língua portuguesa…kkkkkkkkkkk
Qual o problema do camarada escrever foneticamente? Afinal, o CHQAO todos falam a forma fonética e ninguém corrige ninguém. Vamos nos preocupar com as ideias propaladas e discutir sadiamente. Fiz o C-QOAA no ano de 2007/2008, tinha nível superior e pós graduação, a matéria passava por todas as disciplinas militares, direito Adm.Militar, Direito Penal Militar, Humanitário, História Militar Naval, etc, bem como Português/Redação, Matemática, Geografia, História comum e acho que esse tal de CHQAO é uma moleza em nível de dificuldades. Agora, venham os derrotados malharem.
Dura Lex Sed Lex, verdade! Os caras parecem mulher de bandido,
quanto mais apanham mais gostam ..kkkkkkkkkkkkk
Alô você comentarista, eu também estou “saldável”, pois como muito capim. Para quem não sabe, o capim é um alimento “SALDÁVEL”. 🤣🤩😂😅😝
Eu também como capim para ficar muito “saldável” da cabeça…Minto, minto, minto! Essa foi boa…kkkkkkkkkkkkk
Enquanto umas se arrebentam, outras vivem de boquinha
Fim dos efeitos remuneratório dos altos estudos I e II gerados pela lei 13.954 e fim da ajuda de custo para ida à reserva
E vamos acrescentar também: fim da integralidade, fim da paridade, fim da ajuda de custo nas movimentações, fim do adicional de disponibilidade, retorno aos antigos valores dos adicionais de habilitação, fim do auxílio fardamento…
em suma: fim da carreira militar como atrativo para os jovens.
Aí, contratem uma empresa de segurança privada e vamos todos nos dar as mãos e cantar o “Hine Nacional” dos “amigues” que só querem a paz.
Que lindo!!
QE nem carreira é!!
“Saldáveis”, kkkkkk, esse é o “Níver”. Também vai para fila.
Pô…dá um desconto aí pro “saldáveis”…pois foi a única coisa que o praça conseguiu de bom na carreira foi ser chacal, rs….desculpas! Ser CHQAO, mas sem prestar concurso…é claro! kkkkkkkkkkkkk
Adaoooo, inveja era da lei de Moisés que Yeshua (Jesus) rasgou na cruz quando disse: “Está consumado.” Fazia parte do pecado segunda a lei moisaica, hoje nós fazemos a vontade da carne como disse o Apóstolo Paulo. Você ainda acha que Yeshua vai voltar também? Ou já compreendeu que a Escritura já se cumpriu e vivermos o evangelho eterno que é Deus em todos, mas sendo que Ele tem que ser conhecido pela FÉ. Posso fazer você entender a Bíblia, mas não tenho como mudar sua fé. Forte abraço!
Quanta *alegria* ao ver os valores dos aumentos dados as demais categorias!!
🤡🤡🤡🤡🤡
*AUMENTOS do Vencimento Básico / Subsídio para os anos de 2025 e 2026, concedidos pelo GOVERNO com base nas Mesas de Negociação e encaminhados na LOA:*
AGU (proposta do Governo) – 19,02 %
ABIN – 27,00 %
Agência Nacional de Mineração (ANM) – 27,22 % ..
Agências Reguladoras – 27,00 %
Agentes da Polícia Federal – 27,48 %
Analista de Comércio Exterior – 27,00 %
Analistas em Tecnologia da Informação (ATI) – 19,28 %
BACEN – 23,00 %
Centro Nacional de Primatas (CENP) – 17,46 %
Ciência e Tecnologia (IEC) – 17,46 %
CGU (proposta do Governo) – 23,00 %
CVM – 23,00 %
Delegados da Polícia Federal – 27,48 %
Diplomatas – 23,00 %
DNIT – 14,45 %
Especialistas em Políticas Públicas (EPPGG) – 23,00 %
Fiocruz – 17,46 %
Fiscais Agropecuários – 23,00 %
FNDE – 17,46 %
FUNAI – 30,54 %
Hospital Forças Armadas (PCCHFA) – 14,45 %
IBAMA – 21,00 %
IBGE – 19,00 %
INCRA – 23,82 %
INEP – 17,46 %
INMETRO – 17,46 %
INPI – 17,46 %
INSS – 28,70 %
IPEA – 19,00 %
Magistério Federal (PROIFES) – 12,81 %
Peritos Federais Agrários – 23,00 %
Policiais Penais Federais (PPF) – (Reest) – 77,15 %
Polícia Rodoviária Federal – 27,48 %
PST – 14,45 %
SUSEP – 23,00 %
Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE) – 14,45 %
*Militares (FFAA) – 9% (em duas parcelas)*
👆👆👆😅
*UM ABSURDO…….UMA VERGONHA!*
😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
revanchismo puro e aplicado.
pessoal está Definido pelo governo atual que o alvo são os militares em tudo o que for de corte Orçamentários, existes outros Órgão que nada de braçada no dinheiro da união. em outa revista militar eu já Tinha postado antes de sair o percentual, que não se animasse poque poderia vim um reajuste, abaixo das expectativas e com parcelas de Três A QUATRO VEZES, veio uma esmola de 9/100 em duas vezes.
A nossa vida é vivida com regras, deveres, obrigações, dedicação e tantas outras palavras que possam demonstrar amor ao serviço à nação. Mas, e os direitos, onde estão? Quem nos acolhe nos momentos difíceis da nossa carreira? Somos só obrigação, só devoção ao bem público? Quem nos acolhe Sr Mucio? Senhores Comandantes?
Os direitos?
Estão sendo usufruídos pelos estrelados com bordados na lapela.
o mais revoltante é que o mD sabe dos aumentos de Salários dado as Outras categorias e não questionas, o ´porque os militares e as Pensionistas ficarem muito a baixo da tabela do menor percentual já Publicado no loa.
Não se estresse ainda.
Logo, logo virá o fim da paridade também.
Aí, sim as pensionistas ficarão “muito a baixo [sic] da tabela”.
Parece que alguns não entenderam o que o Governo quer fazer com as FA.
Não fosse a lei perversa, estaríamos sendo reajustados nos mesmos percentuais do pessoal da lista supra-citada (valendo para todos).
NÃO FALE ASNEIRAS!!
Todo Militar Sabe que Lula sempre concedeu Reajustes bem abaixo dos Percentuais dados aos civis!!
Lula é o presidente das Migalhas. . Palavras dele mesmo!!!
A Direita Radical Está De Braços Abertos Para “consolar” a tropa!!!
Como tem iludido. Quem te garantiu isso? Sempre fomos reajustados abaixo dos civis nos governos do Lula e Dilma. Estude antes de falar do que não conhece.
Não temos Comandantes pra defender os interesses da “Familia Militar”. Meu pirao primeiro. Uma vergonha.👺👺👺
Mas os interesses da “família militar” deles já estão assegurados.
Ou alguém acredita que “família militar” inclui as da base da pirâmide?
Sabe se nada, inocente…
P.S.: só para lwmbrar, a Patrona da “Família Militar” não teve filho praça, somente generais e Presidente da República.
Kkkkkkk
Eu ainda confio que o presidente fará justiça con os Prejudicado. Nossa Promoção se não sai esse ano com certesa ano que vem.
Com “certesa [sic]”.
Ano que vem também teremos distribuição de picanha “com aquela gordurinha passada na farofa”.
Sabe de nada, inocente…
Kkkkkkkk
Repetindo,
Um terceiro-sargento terá, em abril de 2025, um “aumento” de menos de R$ 150 reais.
Um deboche, descaso e abandono pelos comandantes.
E vc ainda acha que o aumento do soldo de um terceiro-sargento é assunto tratado nas reuniôes do “estamento superior”?
Sabe de nada, inocente…
Os militares vírgula existe dois mundos dentro das forças armadas o universo dos oficiais e o dia praças e os oficiais sim sem comentários essa categoria dá vergonha das mordomias que possuem desde a comida dentro dos quartéis é diferenciada, é transferências que geram muito dindin, PNR bom salário principalmente depois da reestruturação de carreira feito pelos e para os generais e se falando de previdência as madames dos oficiais e suas filhas dependentes estão rindo atoa e os pracinha só conta e empréstimo a pagar…
Depois da Lei 13.954 lei do maldita só privilegiando oficiais principalmente generais almirantes e brigadeiros coronéis etc e suas pensionistas, isso sim trouxe prejuízo para a previdência e ainda tirou dos praças Sgts, Cbs QEs e suas pensionistas baita sacanagem sem aumento já faz 6 anos só aumento de desconto para ajudar a manter essa casta de oficiais uma vergonha validado por Jair Messias Bolsonaro que de Messias não tem nada baita fdp traíra, mas a vida dá voltas a dá…
IPCA acumulado de jan de 2016 a ago de 2024. Fonte IBGE e BC. 55,045490%. Reajuste para baixo a receber no ano que vem 4,5%. Se isto não se chama revanchismo e arrocho salarial, eu não sei o que é. Sem falar que a impressa compara todo capitão, tenente, sargento a um General. E ainda tem colegas, brigando entre si, pois não conseguem enxergar que só Convém a qualquer governo esquerda ou direita pagar bem aos generais. Seja o Minto ou seja o Lule, nós somos pagos porque representamos um seguro da nação. Se preciso for temos que dar nossa vida por ela e não podemos recuar. Poucos fazem ou estão com esta condição de vida neste país. Pergunto aos colegas, quanto vale a sua vida??? Qual civil está obrigado a dar sua vida pela nação? Qual civil é obrigado a prejudicar (perdendo empregos concursados, etc…) sua familia pela nação? A cumprir qualquer tipo de missão a qualquer horário e sem tempo para terminar, sem receber hora extra ou semelhante? Vou parar com as perguntas, porque voces sabem o resto das perguntas até melhor do que eu.
companheiros da Reserva, Pois os da ativa ainda não se deram por conta que podem chegar lá. Nós os que não tivemos a oportunidade de prestar o concurso e realizar o curso de altos estudos (73/45%), se cuidem pois a TEBAT e o TAXXAD, estão a nossa caça. Somos os vilões de Órgãos que não se sabem a motivação da Existência em todos os poderes, os responsáveis pelos gastos Astronômicos em jantares e viagens pelo exterior, além da vantagens recebidas extra remuneração. Sobre Juízes que vendem sentenças e delegados que arquivam processos não vamos comentar. nem sobre o uso dos aviões da fAB, com motivos diversos e justificativas furadas. Não vamos comentar sobre o recebimento extra pagamento da União, por parte de senadores e deputados para defender os interesses desta ou daquela corporação. Viva o paraíso para muitos! somos descartáveis!
Tenho visto aqui no Blog uma disputa interna vergonhosa! Não somos todos militares?!!
Alguns olham para cima e dizem que aqueles possuem Privilégios eu fiquei para tras…
Na vdd algumas disparidades precisavam sim ser corrigidas. Vocês acham que um cmt OM devia ter um salário bem parecido Com o dos seus subalternos? O CEO de uma empresa qualquer, com mais de 1000 funcionários, este Adm certamente possui um salário acima dos 100k mensais!!!
Nosso problema é que na olhamos para fora. Somos cinzelados pela politica medonha que nos odeia e n pelos nossos próprios companheiros…
Por isso, pensemos muito bem em quem serão os nossos candidatos para as próximas eleições!
Estudem galera, pois só o conhecimento liberta e ajuda nos concursos públicos. Quem não estuda prefere reclamar e quem estuda, sempre tira um tempinho para fazer guerra contra eles. 🤣😂😅
Moral da história:
Quando não estiver estudando – para continuar sendo servidor (servo) público – acesse aqui o blog e destile suas frustraçôes com uma pitada de falso pedantismo.
Se isso não for sintoma de uma patologia mental, é sinal do “fim dos tempos”…
Infelizmente estamos entrega na mão de um bando de canalhas, corruptos, que rouba e deixa roubar, os militares estão batendo continência, pra esta raça de marginal, infiltrado, mas fazer o que, quem podia brigar esta igual a tartaruga, dentro do casco, comendo calado, mudar e preciso acorda Brasil.
Podem ir preparando o espírito, tempos difíceis virão, cortem as despesas supérfluas! O Sonho Dourado e o pote de ouro no final do arco-iris, é pura utopia.
Na verdade existia esse “pote de ouro no final do arco-íris”.
Mas o “Nove dedos” chegou primeiro e levou para o tal do sítio, lá em Atibaia.
Kkkkkkk
Quantos Militares da Ativa e Reserva chorando aqui, nossa sou 2 Sgt QE todo feliz, com meus 8.300,00 Bruto, vivo muito bem, só agradecimento, e ainda podendo ser promovido a Sub Ten, ai é demais, kkk, reclamar do que? só agradecer, e curti minha reforma numa boa, e ainda agradecer a sorte, pelos meus 15 pontos na Lotofácil, se estava bom, imagina agora, Deus Seja Louvado
É isso aí, “2 Sgt QE todo feliz’!!
Parabéns pela humildade.
Levou o prêmio principal da lotofácil e ainda veio aqui “tirar onda” dos seus 8.000 reais.
Imagina quando ele for promovido a “Sub Ten [sic]!?
Aí vai fechar geral.
Sempre admirei essa humildade e desapego dos sargentos do QE. Conheci alguns assim.
Tinha um – vulgo, “Tarcísio Meira”, por ser namorador – que era tão desapegado que o salário mensal era logo distribuído para as mães dos seis filhos
E hoje, humildemente, vive praticamente de favores.
Seja humilde, desapegado.
Anônimo disse, Sou muito hmilde cara, sempre fui, pois aqui tem muita gente que gosta de malhar e humilhar QE, com seu altos estudos,, todos nós estamos no mesmo barco, ums melhores e outros piores financeiramente, depende como vc trata seu dinheiro, tem muito aqui que jogam conversa fora em bar e fca bebendo o dia todo, ai meu irmão não tem vencimentos que da jeito, será vc um deles? graças Deus tenho uma ótima Familia e somente uma filha, que herdará minha pensão ainda, quer mais maluco,.
O choro é livre!!! Reclama quem quer!!! E reclamar não resolve nada!!! O que eu acho é que independente de quem quer que seja, as coisas não estão boas!!! Ser praça no Exército hoje em dia é pedir para tomar na B…. e ser oficial já não é lá aquelas grandes coisas, um emprego, como outro qualquer, aquela pompa de antigamente já se foi. A tendência é que as coisas piorem, então imaginar que daqui a 30 ou 35 anos as coisas permaneçam como estão, é ser otimista demais. Ser militar hoje em dia não compensa, já era!!! Então o conselho que eu dou, quem tiver tempo, vaza!!! Quem não tem se prepare que vem chumbo grosso aí!!! E pensem se vale a pena continuar tirando serviço por 30 anos, salário baixo, promoções lentas e perspectivas financeiras muito baixa para tanto tempo numa instituição que suga o elemento. Quanto aos oficiais bem vindo a realidade, já que com esse salário vai ficar difícil levarem uma vida que não condiz com a realidade. Selva Brasil!!!