Comando Militar do Leste manda militares fazerem selfie com familiares no desfile do 7/9; ou dar expediente

 

Exército: Comando Militar do Leste (CML) determina expediente integral no feriado do 7 de Setembro; alternativa é fazer selfie no desfile
Paulo Cappelli
Braço do Exército, o Comando Militar do Leste (CML) determinou expediente integral no próximo sábado, feriado do 7 de Setembro. A alternativa dada aos militares do Rio de Janeiro que não quiserem servir no Dia da Independência chama a atenção: terão de fazer uma selfie assistindo ao desfile no Centro da Cidade.

Os militares do CML que não forem ao serviço no feriado do sábado e tampouco registrarem a foto no desfile estarão sujeitos a um procedimento de apuração de transgressão disciplinar. Diz o comunicado do boletim interno assinado pelo comandante da 3ª Bateria de Obuses, Matheus Pimentel.

“Por determinação do Cmt CML, no dia 07/09/24 haverá expediente integral. Os militares que por motivo pessoal não puderem comparecer ao expediente deverão solicitar desconto em férias. Como alternativa, poderão optar por assistir o desfie no dia da independência acompanhado de seus familiares.”

“Nessa opção, será obrigatório registrar o momento com uma foto no desfile e enviá-la ao Cmt. O não cumprimento dessa exigência poderá resultar na abertura de um procedimento de apuração de transgressão disciplinar (FATD)”.

No meio militar, a determinação do CML é vista como uma tentativa de aumentar o público durante a cerimônia, uma vez que a celebração em 2023 estava esvaziada.

CML se manifesta
O CML se pronunciou por meio de nota, cuja íntegra está reproduzida abaixo:

“A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa, acerca da matéria publicada pelo site METRÓPOLES, em 5 de setembro de 2024, que:

– O expediente no Comando Militar do Leste será das 7 as 12h, no Dia da Independência, quando ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, no Rio de Janeiro, envolvendo mais de sete mil militares. O convite para assistir ao desfile, como ocorre em todas as cerimônias, foi estendido aos familiares.

– Esta medida visa garantir a necessária coordenação e os apoios logístico, administrativo e de segurança orgânica das tropas e veículos envolvidos.

– Cumpre salientar que não houve, por parte do Comando Militar do Leste, qualquer ordem para outros procedimentos.

– Será aberto processo disciplinar para apurar possíveis transgressões para quem divulgou ordem diversa. Informo ainda que a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste não recebeu demanda acerca do assunto.”

Sobre o último ponto, a coluna reafirma que enviou e-mail ao endereço eletrônico do CML, indicado no site oficial, às 16h05 desta quinta-feira (5/9), pedindo posicionamento. O e-mail, contudo, não foi recebido pelo órgão. A resposta do CML tampouco chegou à caixa de entrada da coluna. A comunicação foi feita, posteriormente, por contato telefônico.

METRÓPOLES

18 respostas

  1. Determinar que todos cumpram expediente num feriado seja qual for é normal na vida do militar, para isso que somos pagos…o que foi ridículo por parte do nobre comandante é pedir para o soldado de jumbo,rs…fazer uma selfie assistindo ao desfile militar…é osso! kkkkkkkkkkkk

    1. Negativo meu amigo.
      Qualquer coisa, qualquer ordem, deve ter uma finalidade legítima.
      Uma ordem é um ato administrativo.
      Deve haver uma motivação.

      Fazer platéia para um evento que nem militar é (o desfile é cívico militar) é um pouco complicado.

      Apesar de falarem “meu batalhão, meu soldado”, nada é de ninguém. O exército, o batalhão e o soldado não pertencem a homem nenhum

  2. Já cansei de ouvir “ordens” que jamais seriam publicadas em BI por não haverem previsão legal! Sabe porque não determinaram que todos fossem ao desfile? Por causa do custo e da logística, “combustível”, “Rancho”… aí vem essas ordens sorrateiras, com ar de estar “beneficiando” o militar, liberando-o da formatura, mas na verdade o benefício é da Força. Claro que esta ordem não partiu do Cap. O erro dele foi ter deixado rastro da “ordem Sorrateira”. Infelizmente ainda tem muita gente sem noção na força! E não é moderno não!

    1. Quando vejo uma ordem dessas, vejo que eles levam os bonequinhos da mesa a sério.

      Acham que estão lidando com bonequinhos. Poe os bonequinhos ali, poe acola.
      Mas tem um custo, não é de graça, custa caro e agora o povo discute o orçamento das FFAA e a previdência.
      Para ver formatura e dar público?
      Era melhot pintar os meio fios

  3. Acho que um familiar deve representar ao Ministério Público Militar.

    Lei de Abuso de Autoridade

    Art. 33. Exigir informação ou cumprimento de obrigação, inclusive o dever de fazer ou de não fazer, sem expresso amparo legal:

    Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

    -No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido.
    Caetano Veloso.

  4. Complemento minha mensagem:
    Isso se for verdade claro.

    É dever do cidadão buscar sempre a retidão da administração pública e denunciar o que há de errado quando for o caso.

    Fica realmente a dúvida, foi isso mesmo?

  5. “Expediente das 7h às 12h”.

    Balela!!

    Nesse dia não haverá expediente. Somente as atividades relacionadas ao desfile. Sempre foi assim. Parte da tropa desfilava e os demais eram liberados para fazer o que bem entender no feriado.

    A própria SGEx divulga a cada semestre como será o expediente nessas datas, como feriados. E no dia 7 de setembro é “sem expediente”.

    A tropa mais uma vez está sendo “punida” pelas práticas nada republicanas daquele grupinho de estrelados no último governo.

    Enquanto os srs Augusto Heleno, Braga Neto, Pazuello, Ramos, cid-pai, Cid-filho, entre outros, se refestelavam com o “mel” do Tesouro que jorrava de forma ilegal em seus quintais, a tropa estava concentrada em seus afazeres castrenses como sempre em todos os quarteis, do Oiapoque ao Chuí.

    Agora, para “melhorar a imagem” vem esses “líderes” visitando todas as guarnições e promovendo “corridinhas mixurucas” para dar uma impressão à sociedade de que estão “pacificando” a tropa, de que são “herois” fazendo história.

    E chegamos ao “7 de Setembro”, onde Unidades são forçadas a levar quase toda a tropa para o desfile sem nem possuirem viaturas para tal transporte. Viaturaa que terão de levar quase um terço a mais da sua capacidade máxima prevista.

    E tudo isso para a “lacração” de “líderes” que vivem reagindo aos “índices-do-sorriso-do-chefe”.

    Ao invés de levar parte da tropa e liberar o restante para querendo – por livre e espontânea vontade – assistir ao desfile com a família – ficam disseminando ordens absurdas veladas como essa publicada nesse post.

    Deus nos livre de uma guerra!

  6. Já fui obrigado a ir a jantares de confraternização (inclusive com a familia), já fui obrigado a participar de cultos religiosos, nada de novo!

  7. Cuidado, muito cuidado! Todos sabem o quanto os membros das forças de segurança estão sendo caçados pelo crime no RJ. Imaginem essa ordem sendo conhecida pelos chefes do crime e sabendo que milhares de militares estarão com seus celulares fazendo selfies com suas famílias, o que pode acontecer? Que ordem mais idiota é essa?

  8. Termina em El mas não é bordel e nem motel é quartel. Expediente em feriado ainda vai mas fazer self???
    Marca Expediente normal iniciando as 5h. Separa e embraca que vai desfilar. Restante faxina ou seção.
    Agora fazer self??
    32 anos de serviço ativo e não vi tudo

  9. As arbitrariedades estão aí e nenhum órgão da justiça, nem OAB, nem Comandantes de verdade fazem alguma coisa. Continua no Exército o pensamento que ele é um quarto poder, com suas próprias leis (Regulamento) que permite Abusos, Incompetência e descaso. Quando o controle não é externo, não existe na plenitude.
    Vai começar o programa do saudoso Silvio Santos onde a pergunta será:

    Quer trocar a integralidade e a paridade por 9% em dois anos?

    Vamos ver a resposta de quem está na cabine…

    Mas e os Abusos? Escancarados ou velados?

    Não reclama Militar ou vai ser marcado com um X nas costas.

    1. É justo.
      Todo serviço público está no INSS
      Todo serviço público tem idade mínima para aposentar em 65 anos
      As filhas dos servidores não se aposentam quando nascem.

      Realmente não dá para bancar aposentados aos 48 anos que depois de mortos passam aos seus herdeiros o provento.

      Para as praças vai melhorar!
      INSS tem revisão geral anual.
      Atualmente o teto não é muito diferente. E em breve passará.

      INSS JÁ! Para TODOS, inclusive reformados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo