Condenado por golpe no 8/1 confessa fuga do país e culpa militares

Do R7

Oziel dos Santos disse ter fugido do Brasil em março; pastor foi condenado a 14 anos de prisão pelo STF em processo do 8 de Janeiro
Eduardo Barretto
O pastor Oziel Lara dos Santos, condenado a 14 anos de prisão pelo STF pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, afirmou que fugiu do Brasil em março deste ano, quando cumpria o regime aberto determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. Em conversa com a coluna, Santos disse que as Forças Armadas estimularam as manifestações golpistas.

Santos foi preso dentro do Palácio do Planalto no 8 de Janeiro de 2023, um dia depois de chegar de ônibus à capital federal e dormir no acampamento golpista do Quartel-General do Exército.

Em março daquele ano, tornou-se réu no STF pelos seguintes crimes: golpe de Estado; associação criminosa armada; abolição violenta do Estado; dano qualificado por violência e grave ameaça, com substância inflamável contra patrimônio da União; deterioração de patrimônio tombado; concurso de pessoas; e concurso material.

Com onze meses de prisão, em dezembro de 2023, Santos foi solto e passou a usar tornozeleira eletrônica e a cumprir outras medidas cautelares em sua cidade, Jaraguá do Sul (SC). Neste ano, foi condenado a 14 anos de prisão e confessou ter fugido.

Em conversa com a coluna por telefone, o pastor afirmou que está há cinco meses em um país próximo ao Brasil, alegou não ter cometido crimes no 8 de Janeiro e disse que as Forças Armadas estimularam os protestos questionando as urnas eletrônicas.

“Estou em outro país da América do Sul. Procurei a melhor forma para cumprir o plano. Recentemente, encontrei por aqui outros patriotas, que também foram condenados no STF. Não vou dar outros detalhes”.

“As Forças Armadas estimularam as manifestações na frente dos quartéis quando falaram que havia inconsistências. As Forças Armadas foram convidadas a participar da fiscalização do processo eleitoral no TSE. A única instituição que o brasileiro respeitava na época era as Forças Armadas. No relatório, o Exército disse que havia possibilidade de inconsistências. O povo foi pedir que o Exército fosse fazer seu trabalho”, afirmou Santos, acrescentando:

“Vimos indícios de fraudes nas urnas eletrônicas, com base no relatório das Forças Armadas e na carta aberta à nação em 11 de novembro, falando que as manifestações eram legítimas, pacíficas e ordeiras. Foi isso que nos motivou a ir para as manifestações”.

Santos fez alusão a dois comunicados públicos do Ministério da Defesa em novembro de 2022, quando as eleições já haviam terminado e Lula havia derrotado Jair Bolsonaro.

No primeiro deles, a Defesa afirmou que o relatório das Forças Armadas sobre as eleições não excluía a possibilidade de fraude ou inconsistências nas urnas. O posicionamento foi na contramão das outras entidades fiscalizadoras, a exemplo da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União.

No outro documento, o Ministério da Defesa disse defender “manifestações ordeiras e pacíficas”. Na época, bolsonaristas faziam protestos na frente de quartéis, o que é proibido. O maior deles se concentrou em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Foi de lá que saiu a multidão invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes.

Questionado se as Forças Armadas seguem sendo a “única instituição que o brasileiro respeita”, o que o fez ir ao 8 de Janeiro, Santos respondeu: “Fica difícil para mim opinar, estou distante da sociedade [brasileira].”
Guilherme Amado (METRÓPOLES) – Edição: Montedo.com

Respostas de 17

  1. Eu não acredito em contos de Fardas.
    Hoje nem me interessa mais forcas Armadas.
    Só quero meu pagamento no início do mês.
    Quem tiver caráter e vergonha na Cara Passa longe de quartel e de desfiles de sete de Setembro.
    Eu quando vejo um milico fardado na rua voto a cara.

  2. A verdade é que ninguém quer pagar a conta, se dando bem, ou não, simples assim.

    Durante a satisfação do desejo, há muito ímpeto e determinação (parece um bicho agindo por instinto), porém, quando é para responder pelas consequências dos atos, foge, como se fosse uma criança inocente, colocando a culpa nos outros.

    Não dá para aturar. O bom é que ele viverá como um rato acuado até ser pego na ratoeira.

    Anistia como presente, nunca.

  3. Um relatório que não disse nada, e nem poderia dizer, já que as FFAA nada entendem de programação de urna, já que não conseguem nem atualizar o sisbol!!!

    É o reflexo que vemos dos nossos oficiais com seus bonequinhos, moedinhas e manicacas, incapazes de dizer NAO ou escrever um relatório que DESAGRADA O CHEFE.

    Servilismo em todos os níveis. Aí o relatório ficou tão contraditório que tiveram que fazer uma nota explicativa!!!!

    Isso que são altos estudos.

  4. O mais engraçado ou criminoso de tudo isso é que mais de 40 desses golpistas, os quais atentaram contra a democracia e as urnas, saíram candidatos as prefeituras e vereanças dos diversos municípios e pasmem a maioria pelo PL. Por isso que digo sempre que eles e quem vota neles não querem o crescimento do país e sim ver o circo pegar fogo com seu palhaço-mor.

  5. Pau dando só no Chico…signatários Militares da carta Golpista , Políticos ( militar ou civil) com mandato, diversos participantes, incentivadores, divulgadores candidatos a Vereadores impunes, livres, leves e soltos.

    Dia do Soldado, com a Pátria dividida por um ex mau soldado, agoniza o Soldado de Caxias, Regozija-Se o soldado de Messias.

  6. Bem, com todo o respeito que tenho a todo ser humano, seja quem ele for, infelizmente esse ser da reportagem, na antiga graduação da Oligofrenia proposta pela SAP – Sociedade Americana de Psiquiatria – flutua entre a imbecilidade e idiotice ou seja, longe da mínima da debilidade.

  7. Mais um idiota que foi na onda golpista do Mito…cadeia é o caminho mais curto para esses espertinhos. O idealizador do absurdo encontra-se solto e passeando pelo Brasil em campanha já pensando em 2026. Todos aqueles otários que ficaram nas frentes dos quartéis estão arrependidos até hoje das idiotices que cometeram.

  8. Jamais, eu com Sgt Reformado, entraria numa furada dessa, Bolsono foi o maior traidor dos praças e pensionistas da Fôrças Armadas, dando aumento na restruração da carreira, somente para generais, para se garantir no poder, tenho pena dessess coitados que entragaram seus futuros , com aquela invasão covarde nas praças do Três poderes, politica se ganha nas urnas, por isso há cada 4 anos, tem eleições para Presidente,

  9. Nao usei a camiseta da seleção Brasileira de Futebol para não ser confundido com desordeiros, que se apossaram das cores da bandeira nacional. Espero que o Congresso aprove uma Lei proibindo isso. Gente sem moral é bom que suma daqui mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *