Blindado partiu do porto de Hamburgo em 30 de julho
Na noite deste sábado, 17 de agosto, desembarcou no porto do Rio de janeiro o primeiro exemplar da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR, transportado pelo RO-RO Grande Francia, de bandeira italiana. O navio que saiu do porto de Hamburgo, na Alemanha, no dia 30 de julho, e fez escalas nos portos de Freetown, em Serra Leoa, e Vitória, no Estado do Espírito Santo.
Após a conclusão das formalidades aduaneiras, a viatura será enviada para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), que espera sua chegada até o dia 02 de setembro, para iniciar as avaliações finais de aceitação pela Força Terrestre. Entre os dias 25 e 26 está prevista uma apresentação da viatura para o Alto Comando do Exército.
Já a segunda viatura foi embarcada no ASG Anna Vovchuk, de bandeira palauana, no porto de La Spezia, na Itália, em 06 de agosto. Fez escala nas Ilhas Canárias e tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro em 31 de agosto, de onde também será encaminhada para o CAEx. No período de 09 a 13 de outubro, está previsto o envio por via terrestre para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), para iniciar os testes finais de rodagem e mobilidade.
A previsão é que o trabalho de avaliação seja concluído até meados de dezembro, permitindo a assinatura do contrato de aquisição das 96 viaturas restantes ainda este ano, o que é muito importante devido ao atual cenário mundial e o interesse de outros países em adquiri-lo, o que poderia estender e atrasar o cronograma de produção e entrega. A VBC Cav 8X8 Centauro II BR, que foi selecionada pelo Exército Brasileiro em uma concorrência internacional, é considerado o melhor blindado de sua categoria e a entrada em serviço revolucionará toda a Arma de Cavalaria.
8 respostas
A credibilidade da instituição e o seu valor está diretamente ligada aos investimentos no homem e na tecnologia.
Parabéns exercito pela nova viatura blindada que deve se juntar a outras também incríveis como o guaicuru que deram outra cara para o Exercito Brasileiro.
E o Sargento comandante do Blindado, dois anos de curso de Formação superior tecnológica, ganhando menos Que um Soldados das Polícias militares em início de Carreira….. Bom para eles que valorizam seus profissionais.
No Aguardo Do Reajuste Para Os Militares, porque para a grande maioria dos funcionários civis da União, isto já foi acordado para os próximos dois anos.
Tem gcm ganhando Mais…
Cidadão de bem naO pode comprar Armas, assim Como: Del, pm, gcm e acho Que membros Das FAs?
Tá pra Estourar um 3 G…
Vc acha Que o gov e inteligente ou …. ?
Entende agora o porQue de seu soldo ser assim…?
Afinal, o Centauro é um carro de combate de cavalaria, ou um carro de apoio a cavalaria
Bem ele é isso tudo e também servindo para apoio de infantaria
No campo de batalha quem vai à frente? os blindados ou os cavalos? E a condição auditiva dos cavalos? Confesso que sou leigo.
O termo cavalaria é usado mais por tradícao, cavalos so a PM contra multidoes em desordem, nao Tem como Usar cavalo em Guerras nos dias de hoje…
Obrigado Ricardo de Almeida Garcia. Lembrei-me de Gengis Khan que utilizava a cavalaria para dar velocidade ao ataque (arco e flecha). Eu sou do tempo da cavalaria de dorso.