É falso que ministro da Defesa prometeu colocar Forças Armadas à disposição da Venezuela

Fake news tropas do Brasil na Venezuela Múcio

 

Peças distorcem uma declaração feita pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro
Bianca Bortolon
Não é verdade que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as Forças Armadas estão de prontidão para irem à Venezuela auxiliar o governo do ditador Nicolás Maduro. As peças distorcem uma declaração de Múcio alegando que os militares estão à disposição do Itamaraty e, caso necessário, podem ser enviados ao país para proteger a embaixada brasileira em Caracas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam mais de 7 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (7).

Não é brincadeira. Lula vai ajudar o terrorista #HelpBrazil FFAA EM CARACAS. INACEITÁVEL. Ministro da Defesa de Lula coloca Forças Armadas de prontidão e tropas podem ser enviadas a qualquer momento à Venezuela

Posts mentem ao alegar que ministro da Defesa de Lula colocou as FFAA de prontidão para ajudar Nicolás Maduro.

Publicações nas redes enganam ao alegar que o Ministério da Defesa colocou as Forças Armadas à disposição de Nicolás Maduro e que as tropas podem ser enviadas a qualquer momento à Venezuela.

As peças deturpam uma entrevista do ministro José Múcio Monteiro à CNN Brasil no último domingo (4), quando ele afirmou que os militares brasileiros estão preparados para reforçar a segurança da embaixada brasileira no país caso o Itamaraty avalie que há necessidade e solicite o envio.

Mesmo que tropas sejam convocadas, o embarque dependeria de uma autorização formal do governo venezuelano. Caso sejam enviadas, as Forças Armadas também poderão auxiliar na proteção das embaixadas do Peru e Argentina, que pediram apoio do Brasil na proteção das instalações e dos diplomatas.

O pedido acontece após Maduro ter determinado a expulsão de diplomatas representantes de sete países da América Latina. A decisão foi anunciada no dia 29 de agosto, dias depois das nações questionarem o resultado das eleições presidenciais anunciado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral).

Perseguições, desinformação e falta de transparência: os questionamentos na eleição da Venezuela
As eleições venezuelanas têm sido alvo constante de questionamentos e, também, de publicações enganosas. Nas últimas semanas, Aos Fatos já desmentiu peças que utilizam registros antigos como se fossem atuais (veja aqui, aqui e aqui), bem como vídeos de manifestações e até shows musicais gravados em outros países afirmando que seriam protestos na Venezuela (veja aqui, aqui e aqui).

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

aos fatos: – Edição: Montedo.com

4 respostas

  1. Essas distorções, “fake news”, só favorecem ao LulO.

    O pessoal que cria essas coisas é muito analfabeto funcional, pois está municiando o adversário.

    Faz lembrar aquela pataquada de multidões com o celular na cabeça, lanterna ligada, apontando para o céu e dizendo que estavam mandando sinal…

    Deixaram as portas do hospício escancaradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo