Novos carros de Combate e veículos de fuzileiros para o Exército por US$ 5,3 bi

Um dos objetivos do Forças Blindadas é substituir os Leopard 1A5 usando-os como moeda de troca no negócio. Arte: Infodefensa
Os novos veículos especiais comporão os Sistemas IRB e o Sistema LSB do Exército Brasileiro

Com a chegada prevista ao Brasil do primeiro exemplar do caça-tanques sobre rodas 8×8 CIO-Leonardo Centauro II no próximo dia 15 de agostoapós ser finalmente embarcado no dia 29 de julho em Hamburgo (Alemanha), o Estado-Maior do Exército Brasileiro (EME) anunciou planos para conduzir uma consulta pública/RFI  durante o mês de agosto para dois outros grandes projetos na área de veículos blindados, a VBC CC (Viatura Carro de Combate), com planos para aquisição de 65 tanques de batalha principais (MBTs); e a VBC Fuz (Viatura de Fuzileiros), versando sobre 78 veículos de combate de infantaria (IFVs).

1 brazilian colours centauro ii cio 2048x1367 1  1  38575212Após um impasse que durou semanas, finalmente o 1º Centauro 2 brasileiro foi embarcado em Hamburgo dia 29 de julho, devendo chegar ao Rio de janeiro no próximo dia 15 de agosto. Firma: CIO/Leonardo

Ambos os projetos fazem parte do Programa Estratégico das Forças Blindadas do Exército Brasileiro (Prg EE F Bld), com um custo total estimado superior a US$ 5,3 bilhões.

Programado para ser executado até 2040, o Prg EE F Bld visa revitalizar e ampliar as capacidades de produção de veículos blindados do Brasil.

O objetivo da consulta pública é pesquisar a disponibilidade e os preços de MBTs e IFVs nos mercados nacional e internacional ao mesmo tempo em que fortalece as capacidades de dissuasão do Brasil e traz novas capacidades para a sua Base Industrial e Tecnológica de Defesa.

Forcas blindaas1O Programa Forças Blindadas envolve tanto a modernização de plataformas antigas como a compra de novas. Firma: EB

Opções no Mercado

De acordo com o conteúdo dos RO e RTLI, verifica-se que poucos veículos disponíveis no mercado atendem a combinação peso, armamento principal e proteção blindada sem qualquer tipo de restrição.

Dentre os veículos factíveis existentes no mercado, com alguma liberdade na interpretação dos RO e RTLI, entre os MBT´s destacam-se o Type 10, de origem japonesa, com peso inferior a 50 toneladas e os coreanos K1 e K2, com peso um pouco superior a 50 toneladas.

Entre os MMBT´s estão em evidência o chinês ZTQ-15 (NORINCO), o M10 Booker norte-americano (GDLS) e o Zarawar indiano (os três armados com canhão de 105mm).

LINE ONE MMBTSFirma: Infodefensa

Focando no conceito de família, com uma plataforma similar entre  o veículo IFV e o MMBT/MBT, estão em evidência os veículos CV90 120mm + CV90 MkIV 35mm sueco (BAE Systems), o Tulpar 120mm + Tulpar 35mm turco (OTOKAR), o ASCODE 2 120mm + ASCODE 2 35mm israelense (ELBIT Systems) e o alemão Lynx 120mm e Lynx 35mm (Rheinmetall).

LINE TWO ifv MMBTSFirma: Infodefensa

Merece uma menção os veículos da família Kaplan. A empresa turca FNSS Savunma Sistemleri (Nurol Holding e BAE Systems) chegou a anunciar uma demonstração do seu veículo Kaplan-MT equipado com a torre Cockerill® 3105 no País, mas essa atividade acabou não acontecendo por problemas alfandegários.

Essa versão MMBT faria dupla com o IFV Kaplan 30, armado com um canhão de 30mm, na futura licitação para o Exército Brasileiro.

Kaplan boysIFV Kaplan 30 e MMBT Kaplan-MT, da FNSS Savunma Sistemleri (Nurol Holding e BAE Systems). Firma: FNSS

Duas características destacadas (em vermelho) no quesito 5 “Resultados Pretendidos”, a desejável comunalidade entre as plataformas VBC CC e VBC Fuz, e a possíbilidade de o Brasil pagar parte do investimento a ser feito nos novos blindados vendendo os seus usados, especialmente os Leopard 1A5 BR em boas condições operacionais, podem ser determinantes para o sucesso dessa futura licitação.

Doc rfi blindados caiafaFirma: EB

infodefensa.com – Edição: Montedo.com

 

23 respostas

  1. E o salário de fome que adianta ter armamentos caros se o operador tá com salários Ridículos acordem generais saiam das suas bolhas de riqueza desçam pra terra da tropa miserável.

    1. O salário é de fome porque não temos capacidade industrial suficiente para que consigamos elevar a renda média das pessoas. Pesquise sobre tecnologias de uso dual e vai entender que você precisa ler mais sobre a indústria nacional de defesa… e se estivesse acompanhado a licitação veria que estão sendo negociados off-sets comerciais. E eu tenho formação em economia, sei do que estou falando…

  2. E o comandante Do Blindado ganhando 4 mil Por mês, dois anos de Formação para Sargento, curso Superior Tecnológico, dez anos na mesma graduação.
    Policial Federal, Seis Meses de curso, 13 Mil Inicial; Policial rodoviário Federal, salário inicial 9 mil, quatro meses e meio de curso.
    A Defasagem com outras Carreiras do funcionalismo federal é Gritante e também Qualquer policial militar dos Estados, recebem Inicial de cinco mil reais mil reais. Melhor para eles, merecem E são reconhecidos pelas instituições e Corporações.

    1. Poisé, tivemos um presidente militar por quatro anos. Tivesse trabalhado com seriedade e honestidade a realidade seria outra.

      1. Tudo que aquele verme nao fez na vida foi trabalhar. O ser que menos trabalhou na história da humanidade. Irreciclavel.

  3. Forças Armadas de lego star wars novos kkkk.
    E salários velhos.
    Eu quero é aumento de salário e não de brinquedos caros.

  4. Eu tô querendo saber se a MB vai adotar regime de meio expediente a famosa licença da fome. Tô querendo trabalhar fazendo bicos de eletricista e de motorista por aplicativos.

  5. K1 e K2 seria excelente para o exército brasileiro e esse IFV Kaplan-MT na versão MMBT seria excelente para o corpo de fuzileiros navais da marinha no lugar do SK-105 Kurassier

  6. A tão necessária reforma administrativa deveria abranger as carreiras militares: é ‘muito cacique pra pouco índio’, pôr isso a maio parte do orçamento das FFAA é gasta com salários e pensões, sobra pouco pra investimento em equipamentos bélicos e tecnologia, o resultado é a ineficiência.

    1. Comentário perfeito.para que tudo isso? Seria mais interessante salvar a Avibras e desenvolver estes carros aqui no Brasil como fazia com a Engesa.

  7. Muito dinheiro investido todos nós sabemos que vão superfaturar notas esses 134 blindados e o fato de poder produzir em solo BR não vale todo esse dinheiro pq não pega esse dinheiro e resgata a avibras que tem muito mais futuro em defesas anti aéreas e produção mísseis de última geração…como os missões hipersônicos.

  8. Boa. Tarde. Sou. Ex. Militar. Em. Felismente. O. Soldo. Dos. Sgt. Cabos. E. Soldados. Tá sendo. Um. Salario. De. Fome. Recruta. Nem. Se. Fala. Soldado. Nos. Quartel. Nem. Comida. Tem equipamento. So. Sucata. O. Governor. Ainda. Fechado. Bases. Aerea. Pra onde. Vamos. Os. Generals. São. Patriots. Com. Os. Salario. Não. Com. A. Nacao. No meio. Dos. Oficial. Generais. So. Mordomia. Não. Sobre. Verba. Para. Equipamento.

  9. Boa. Tarde. Um. Presidente. De uma. Nacao. Falou. Tira. A champanhe. E. A. Lagosta. Dos. Generais. Brasileiro. Ai. Sobre. Dinheiro. Para. Equipar. As. Forces. Armada. Eles. Tem. Mais. Mordomia. De que. I’m general. Americano. Falando. Em. Equipamento. Com fiado. No tempo. Antigo. Que. O. Brasil. E. Um. Pais. Que. Da. Paz. Quando. Acordar. O. Inimigo já tá dentro. De. Casa. Eu acho Tem. Muita. Falcatrua. Para. Compra. Equipamento. Os. Militares. So. Deficultam Amazonas. Abodonada. 100.000. Militares. So. No. Rio. De. Janeiro. Sem. Fazer. Nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo