A estratégia de Múcio para acelerar a PEC dos militares

PEC DOS MILITARES

 

Segundo Jaques Wagner, a PEC dos Militares é ‘trigésima prioridade’ do governo

 

Bela Megale
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, passou a defender que o governo Lula edite uma medida provisória com conteúdo similar à PEC das Militares, que obriga a ida para a reserva daqueles que se candidatarem em eleições.

Múcio avalia que a MP seria uma maneira de o governo colocar um “bode na sala” e pressionar o Congresso a priorizar o tema, que está parado no Senado.

Em abril, Múcio fez um esforço direto para que a proposta fosse pautada no Senado. O ministro da Defesa chegou a organizar uma reunião no Quartel General do Exército, em Brasília, com os comandantes das Forças Armadas, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e o ex-ministro Nelson Jobim, para tratar do tema. Houve um esforço para convencer Mourão a se engajar na PEC, mas ele não cedeu.

Desde então, policiais militares entraram em campo para fazer um lobby contra a PEC. O receio deles é que a proposta avance e abra espaço para obrigar também a ida para a reserva de policiais militares que se candidatarem.

Outro ponto que vem chamando a atenção é a falta de empenho do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PP-BA), para o avanço da PEC. Wagner, que é o autor da medida, chegou a dizer que a PEC dos Militares é ‘trigésima prioridade’ do governo.
O GLOBO

9 respostas

  1. Sugiro uma PEC para que reajuste Dos Militares seja nos mesmos índices do funcionalismo federal da União.
    Já não tivemos os 9% deste ano e o governo federal já acordou na mesa permanente de negociação salarial com a maioria dos funcionários Civis, um reajuste de 9% Para 2025 e 5%Para 2026.

    Uma PEC resolveria o problema, pois estamos findando o mês de julho e nenhuma notícia para o reajuste dos militares

    1. amigão, seja justo, nós já tivemos reajustes em 2019 com aumento dos adicionais de habilitação, disponibilidade. Foram de mais de 30%

  2. Sugiro uma PEC para que o reajuste Dos Militares seja concedido, nas mesmas datas e nos mesmos índices do funcionalismo Civil da União.
    Já não tivemos os 9% deste ano e o governo federal já acordou na mesa permanente de negociação salarial com a maioria dos funcionários Civis, um reajuste de 9% Para 2025 e 5%Para 2026.

    Uma PEC resolveria o problema, pois estamos findando o mês de julho e nenhuma notícia para o reajuste dos Militares, Correndo o Risco de, pelo prazo, não ser incluído no orçamento da União para o próximo ano.
    Será que Vamos ficar mais um ano sem Reajuste?

  3. Falam de tudo menos que fomos a única carreira do funcionalismo sem reajuste. Depois vem a mídia falar que militares são milionários e mimimi

    1. nos tivemos reajustes:
      aumento no adicional de disponibilidade em mais de 30%
      criação no adicional de disponibilidade de 32%

      e aumento nas despesas:
      pensao militar, principalmente, foi para 10,5%, dentre outras coisas
      aumento tempo de serviço de mais 5 anos na ativa, de 30 para 35 anos na ativa.

      1. Pergunta se o terceiro sargento ganhou isso de reajuste…esses índices que vc fala se relacionam ao topo da carreira que a maioria dos militares não ganhou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo