RS: Luiza Brunet participa de ação da Marinha em município devastado pelas cheias (vídeo)

Forças Armadas realizam Ação cívico-social em Eldorado do Sul | Foto: Pedro Piegas

A ação faz parte da Operação Taquari das Forças Armadas do Brasil que visa facilitar o acesso da população atingida pela enchente a serviços essenciais

Paula Maia

Moradores de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre que foi 80% devastada pela enchente, puderam contar com um mutirão de serviços organizado pelas Forças Armadas do Brasil. A ação faz parte da Operação Taquari 2 que visa facilitar o acesso da população atingida pela enchente a serviços essenciais.

Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira realizam ações em regiões específicas do Rio Grande do Sul. A Marinha está coordenando a ação em Eldorado do Sul, Guaíba e o bairro Arquipélago.

O atendimento segue nesta sexta-feira, até 17h. Entre os serviços estão a reimpressão de certidões, orientações de assistência jurídica, orientações sobre benefícios sociais do Estado, vacinação contra gripe, Covid e antitetânica. Além da entrega de ração animal e atendimento veterinário de cães e gatos.

“A sinergia entre essas agências é o grande sucesso dessa ação”, disse o comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil no RS, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia.

Capitão Maia diz que o serviço de emissão de certidões é o mais procurado e ressalta que as impressões são realizadas no local para permitir que os cidadãos recuperem rapidamente documentos essenciais para sua identidade e cidadania. “Muitas pessoas saíram de suas casas apenas com a carteira de identidade no bolso, deixando para trás todos os outros documentos importantes. Estamos aqui para ajudar a restaurar esses documentos vitais”.

O tenente Jéferson Cristiano é gaúcho de São Leopoldo e veio com o contingente do Rio de Janeiro. Ele explicou que houve uma troca do grupo no início do mês e cerca de 400 militares participam da operação. Entre as ações realizadas pelo grupo estão a limpeza e reforma das escolas das regiões afetadas.

Feira de adoção de animais

Luiza Brunet, ativista dos direitos das mulheres, foi conferir de perto a ação realizada na Escola em Eldorado do Sul. Ela destacou a importância de ações contundentes, nesse momento de recuperação e elogiou a organização da operação. “Nesse momento o que a gente precisa é de ações mais contundentes”, avaliou. Ao lado do chefe de comunicação social do Exército Coronel Fabiano Simon, Luiza fez questão de destacar a feira de adoção dos animais atingidos pela enchente, que vai ocorrer na Redenção no final de semana, 22 e 23 de junho.

CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo