Ex-comandantes do Exército saem em defesa de general acusado de golpismo

Freire Gomes e Theopilo

 

Relatório aponta que Teophilo, integrante o Alto Comando do Exército até novembro de 2023, teria concordado com um golpe em favor de Bolsonaro

Ex-comandantes do Exército, Marco Antonio Freire Gomes e Júlio César Arruda fizeram por escrito testemunhos em defesa do general Estevam Theophilo (na foto acima), investigado por suspeita de participação na trama golpista liderada pelo entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A CNN teve acesso a duas declarações que foram anexadas à ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as investigações da Polícia Federal, Teophilo — na época, à frente do Comando de Operações Terrestres (Coter) — seria o responsável por acionar militares das Forças Especiais, os chamados “kids pretos”, para garantir a eventual concretização de um golpe de Estado em favor de Bolsonaro.

O relatório aponta que Teophilo, integrante o Alto Comando do Exército até novembro de 2023, teria concordado com um golpe desde que Bolsonaro assinasse a medida. O oficial teria se reunido com o ex-presidente no dia 9 de dezembro de 2022, no Palácio do Alvorada, para tratar sobre o suposto golpe.

Comandante do Exército nesse período, o general Freire Gomes, em declaração que frisou ser voluntária, disse que, no período em que Teophilo chefiou o Coter, “sempre esteve voltado inteiramente à atividade militar” e que ele se absteve de “aspectos políticos.”

“Seu assessoramento a este então comandante foi basicamente em aspectos relacionados com as atividades da caserna, abstendo-se de aspectos politicos ou assemelhados. Seu equilibrio emocional e comprometimento, em bem assessorar o Comando do Exército, foram preponderantes para o sucesso das atividades operacionais que ocorreram sem maiores incidentes ao longo do período”, escreveu Freire Gomes em testemunho anexado à ação no início de maio.

Em depoimento prestado à PF em fevereiro, Teophilo disse que foi ao Palácio do Alvorada se reunir com Bolsonaro a pedido de Freire Gomes. Aos investigadores, afirmou ter ido “ouvir lamentações” do ex-presidente.

Por sua vez, o ex-comandante do Exército disse só ter tomado conhecimento desse encontro por meio de uma mensagem de áudio do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Este fato não é mencionado na declaração feita por escrito à PF por Freire Gomes.

General Arruda
O general Arruda, que comandou o Exército entre 30 de dezembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023, também elogiou o ex-chefe do Coter no documento anexado ao processo no fim de março.

“Durante esse período em que estive no Comando do EB [Exército Brasileiro], o General Theophilo foi extremamente disciplinado, honesto, leal, franco e camarada comigo. Eu só tenho que agradecê-lo imensamente por ter convivido com ele e sua família por todos esses anos. Fico à disposição para mais algum esclarecimento”, declaração.

Em meio à crise de confiança, general Arruda foi substituído no comando do Exército pelo general Tomás Paiva por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em março, a defesa Teophilo também enviou esclarecimentos complementares do general. Na declaração, antecipada pelo site Universo On-Line e confirmada pela CNN, o ex-chefe do Coter disse que estava em casa assistindo televisão quando começaram os ataques. Teophilo relata ter ligado para o então comandante do Exército, general Arruda, questionando se ele estava vendo. Depois relatou que todos os oficiais generais foram para o Comando Militar do Planalto (CMP).

CNN BRASIL

10 respostas

  1. Um Monte De baba ovo de presidentes querendo apenas um lugar ao sol quando forem para a reserva. Sejam de esquerda, de direita, todos iguais. Não pensem que apoiam apenas por serem obedientes

  2. As “narrativas” se afinando em prol da casta.

    “Você me elogia; eu declaro que você não sabia de nada”.

    Pronto!

    Construímos dois herois!!

    1. Igualzinho aos políticos brasileiros, que se abraçam entre si, entre mentiras e negociatas, se protegendo, encolhendo o rabinho entre as pernas (dito rabo preso), ficam “pianinho”, no “sapatinho”, para continuarem no jogo, sem serem substituídos.. princípio da “Perpetuatio picaretonis”.

      Si vis ditari, socia cum hoste tuo

  3. Vocês Não Tem Família? Pois Deixa Os QEs Em Paz Maioria São Casados E Essa Raiva, Ódio, Rancor, Recalcados, Paixões Platônicas Pelos QEs .E O Pessoal Que Estavam Cantando Galo 🐓 A Vitória Do Condenado E Elegível Ex Presidente Jair Messias Bolsonaro O Falso Messias E Em Breve Enjaulado Será Que Estão Presos? O Tempo É O Senhor Absoluto Da Razão.

  4. Em todas as instituições têm insanos bolsonarista, que visavam as benesses oferecidas pelo falso meçias. A diferença é que aqueles saíram de fininho sem deixar rastros.

  5. Bolsonaro foi um insamo, querendo perpetuar no poder, com seus generais. custava ele aceitar a derrota,para o Presidente Lula, passase a faixa para o Lula, e daqui a 4 anos, voltaria novamente como candidato e poderia ganhar novamente, Queimou as Forças Armadas, prejudicando os praças, sem aumento de vencimentos há mais de 6 anos, e seus Generais rindo a toa, com aumentos de vencimentos ,nas gratificação, e praças na pior, sofrendo com suas familias, sem aumento de soldo, esse é o Braço forte. triste não

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo