Curso tem foco no processo de tomada de decisão militar e no pensamento crítico e criativo para resolver problemas complexosFort Bliss, Texas (EUA) – Militar brasileiro concluiu com sucesso o Battle Staff Course, no Centro de Excelência em Liderança do Exército dos Estados Unidos. O Primeiro-Sargento Ítalo Guimarães Morangon foi o primeiro representante do Exército Brasileiro a participar do curso e o único estrangeiro na turma com 60 sargentos americanos.
Durante um mês, o sargento estudou 30 lições diferentes, em um total de 175 horas de curso. O foco central do curso é o processo de tomada de decisão militar, desafiando os alunos a pensar de modo crítico e criativo para resolver problemas complexos. As disciplinas incluem comando e controle em missão, processo de planejamento conjunto, ação decisiva, operações em múltiplos domínios e operações de combate em larga escala. Durante as instruções, os sargentos aprimoram a capacidade de traçar planos e criar ordens de operações, preparando-os para auxiliar nas funções de estado-maior.
No Brasil, o militar integra a Escola de Sargento das Armas, onde trabalha diretamente com a formação militar. Agora, com a conclusão do curso, sua missão é difundir os conhecimentos adquiridos entre as equipes de instrução e aplicá-los para aprimorar a formação dos sargentos do Exército Brasileiro.
Entre as principais contribuições da formação no exterior, o Sargento Ítalo destacou a qualificação para integrar equipes de assessoramento do estado-maior, o apoio ao planejamento de operações, bem como o preparo para atuar em exercícios e em ações subsidiárias, como o enfrentamento a situações de calamidade.
EB/ADIEX EUA – Edição: Montedo.com
19 respostas
O nobre sargento do EB tá perdendo seu tempo e vida no EB.
Mêta o pé.
Recalcado e invejoso.
Vc queria que ele fizesse o que? Ficar no EB arrastando corrente e depois ficar querendo ser promovido a S Ten sem ter mérito?
Sai daqui zica!!!
qE NEM CARREIRA É!
Sub sou de carreira e concordo plenamente, para virar oficial bastar dar o gás no cfs, cas e meter 3 idiomas, monitor de cpor e babar gostoso para receber pacificador e OMM. Já pra ser sub é só colocar a vaca no pasto que depois de 21 anos vc sai sub. Uma vez que o militar fala inglês fluente e é gasoso, antes focar numa PRF da vida. Acreditem dentro de pouco tempo iremos para a vala comum do inss.
E o ChQAO?
Vc quem pensa.
Um vigilante patrimonial da confederal ganha 3 mil brutos.
Um artista de rua que dance passinho (tipo formatura) ganha 800.
Esse curso, assim como todos das FFAA, nao servem de nada para a iniciativa privada. Serviria se ele tivesse uma experiência em combate, como os reservistas americanos ou os PMs, poderia dar consultoria.
Para o que um militar das FFAA faz, o salário é absurdamente alto. Esse sargento fez um concurso de nível médio.
Se um jovem hoje entrar na Rudher, SS Segurança, Segurança de Quadra, um dia será alçado a condição de Polícia. Os exemplos estão aí…
Se um jovem se dedicar a Carreira sãs armas, pode ter o mesmo orgulho do concludente acima, que passará a exercer sua liderança como Adjunto de Pelotão tendo como Chefe um menino de 19 anos que conseguiu terminar o Curso de alguns meses no NPOR.
Parabéns para o militar. Talvez possa ele fazer jus aos “altos estudos” tão propalado pelo MD , não é mesmo? Ou vai ficar naquela de “,,é assim mesmo, o EB até que ajudou muito o Sgt dando essa biquinha
parabéns ao militar. pena que, todo esse curso será jogado no lixo, quando o mesmo chegar ao brasil e o mesmo for comandado por um recruta com estrela dos NPOR/CPOR da vida…
Estudou a melhor tomada de decisão no usarmy pra que se quando voltar pro EB Brasileiro vai ver que na verdade as decisões serão tomadas pelos EV dos NPOR ou pelo RQuero dos altos Coturnos. Hahaha
Meu Deus como tem invejoso nesse mundo!!! Kkkkkk
Parabéns ao nobre companheiro, exemplo a ser seguido.
Todo mundo sabe que esses ” cursos ou estágios ” não passam de teatro. Assim como os americanos que vem de fora viram destaque. É só o previsto, é só a ” Cota “. No meu EAVS, o destaque pela resiliência, rusticidade, comando, foi o 01, somente o Cel ” Risos “. Ou seja, só o previsto. Tinha uma Sargento, de carreira, sangue no olho. Puxava canção, corria, oração, a P…toda. entre as mulheres a destaque foi uma Ten Dentista ” Risos ” temporária. Acho que sua beleza é dotes físicos chamaram a atenção ” Risos “. Então, não vejo como inveja dos amigos acima. E outra, vai usar ” tamanho conhecimento adquirido aqui aonde ? Para limpar mato? Pintar Meio Fio? DSI? Pelo amor de Deus.
Sensato demais seu comentário 01, militar inteligente é aquele que faz o mínimo no exped e estuda depois dele. Aos que não conseguiram sair, bizu é ir pra uma loc A e aposentar sedo pra curtir a vida.
Com todo o respeito mas desde quando Sargento lidera ou toma decisões 😁😁😁 já sei, toma decisões sobre quarto de hora, faxina, etc …desculpe mas era, foi e sempre será assim no EB brasileiro. Não vou dar os parabéns porque sei que os critérios usados pela força para a escolha.
No EB nem coronel tem poder decisório de nada, apenas de ditar quando vai ser a formatura ou nomear uma rua. Qualquer coisa significativa eles consulta o comando enquadrante.
O US army é como a PM, está em combate, então o sargento lá tem muito poder decisório, o tiro comendo e o sargento decidindo. Aqui é diferente.
Pode passar anos Montedo, tem uns puxa saco, principalmente Praça, que vivem no comodismo, e quando veem alguém procurando melhora, ficam revoltados e falam que é inveja
Única vez que eu tomei alguma decisão foi nas questões das provas do CAS kkkk
Parabéns nobre, sucesso em seu retorno. Cuidado com seus passos na caserna, seu amigo será seu inimigo.
Tomei outro rumo: Para não ficar longe da família viajando e movimentação recorrentes, estudei um pouco durante a ativa. Hoje na reserva leciono três vezes na semana apenas para quebra meu sedentarismo, que é muito.
Vai receber ordens burras de aspirantes temporários, sai desse lugar rapaz.
Parabéns ao companheiro!
Foi merecedor!
Homens de honra são assim, Independente das circunstancias sempre procuram fazer o seu melhor..não se preocupe com as critiCas daqueles que nunca procuram fazer nada para melhorar…so reclamam, reclamam e reclamam.
Continue Avançando camarada..
Sucesso, Força e Honra🇧🇷👊🏻