“Tempos bicudos”, escolhas e portões

PORTÕES

Algumas escolhas são absolutamente definidoras de nosso futuro

Ricardo Montedo

Indiscutivelmente, vivemos “tempos bicudos” – como diria Mário Quintana – onde o pensar diferente equivale à afronta indesculpável, capaz de despertar os mais baixos sentimentos da natureza humana.

Servi com vários companheiros do Quadro Especial, muitos deles profissionais exemplares, outros, nem tanto e alguns, realmente péssimos; aliás – diga-se! – no Exército essa disparidade é recorrente entre integrantes de qualquer círculo.

Vivenciei todo o processo, mesmo antes da criação do quadro. Uma das lembranças mais antigas que tenho é a que vou narrar:

O ano era 1979, quando o recruta Montedo testemunhou um diálogo entre dois “cabos velhos”, um mecânico de viatura e um motorista de carro de combate:

Mecânico:
– E aí, tchê, vamos estudar pro concurso?

Motorista:
– Que concurso?

Mecânico:
– Concurso pra sargento.

Motorista:
– Para com isso! É muito difícil, não vou ficar perdendo tempo.

Moral da história
O mecânico não só foi aprovado no concurso daquele ano como foi segundo colocado no curso de sargentos de material bélico. Pelo limite de idade, foi para a reserva como subtenente.

O motorista não fez concurso e acabou beneficiado pela criação do Quadro Especial em 1981; passou toda a carreira desempenhando funções de cabo e foi para a reserva com os proventos de segundo sargento.

O recruta – eu! – também foi aprovado, fez o curso de sargentos e foi para a reserva como segundo-tenente.

Com 19 anos, poderia ter prestado concurso para a EsPCEx ou AMAN, mas não o fez.

No portão por onde ingressou na carreira estava escrito: ESA!

Assim é no Exército, como na vida.

Temos autonomia para fazer escolhas. Algumas delas, porém, são absolutamente definidoras de nosso futuro.

Vida que segue!

28 respostas

  1. Eu não entendo vocês sargentos brigando com os QE, como se fossem vocês mesmos a pagar os caras…
    Em 1981 concurso não era requisito para posse em cargo efetivo. Inclusive os oficiais nem concurso fizeram, entraram por “avisos” de escolas públicas ou por serem alunos de colégio militar. Essa exigência veio em 1988 apenas, e fizeram um trem da alegria para todo mundo, não apenas para os QE.
    No entanto, só nas FFAA há essa briga interna.
    Afinal, o que vcs ganham com isso? Esses caras estão na reserva e querem apenas sustentar as respectivas famílias com dignidade. Não é uma crítica, é uma pergunta mesmo, metade da AGU (uma instituição que foi criada com a constituição de 1988) entrou assim, sem concurso na época, e eu não vejo eles nesse clima de animosidade.
    Eu só queria entender pq o ódio entre pessoas que trabalharam juntas, como se o êxito deles implicasse em alguma perda.
    Que Deus abençoe a todos.

    1. Não entende?

      Vou te falar o porque?

      O QE já saiu S Ten?
      Pai lulE já promovel eles?
      “Graube” e “Greise” já arrumou um aumento para eles?

      O olho grande e ingratidão de alguns QEs é surpreendente. Estabilizaram sem concurso, foram promovidos a 2 Sgt, foram para reserva com salário integral… mas continuam querendo mais e mais e mais… se o EB ceder vão qurer sair QAO.

      SE TOCA QE!!

    2. O problema é que vocês focam apenas em “não são vcs que vão pagar”, “o dinheiro não vai sair do seu bolso”, etc, etc.

      A questão não é de onde vai sair o dinheiro.

      A essência é a falta de meritocracia; é o oportunismo rasteiro; é o “jeitinho brasileiro”.

      Ora, se escolheram se acomodarem lá atrás, não é justo – sob nenhum ângulo – agora querer recompensas sem merecer, sem passar pelas etapas que aqueles que meteram a cara nos estudos cumpriram.

        1. Isso! Nenhum fez concurso, nem cursos para chegar lá! Tudo na peixada! Só por que foram bem colocados no Colégio Militar, EsPCEx, AMAN, EsAO, EsCEME e passaram mais de 40 anos de serviço sairam General! Enquanto os QE ficam na mingua. Lembro de um QE que rotineiramente assumia o Cmdo Militar da Amazônia Quando o General se ausentava e contei as inúmeras vezes que embarquei nos cargueiros da FAB pilotados por Cb. Isonomia já!

          1. Essa de cb pilotar cargueiro pra min é novidade! Nunca ouvi falar dessa! Nem meus colegas da academia q estão na ativa sabem dessa.

  2. Perfeito, montedo!!

    E se me permite acrescentar: que cada um assuma as consequências dos seus atos, das suas escolhas.

    Só não vale querer virar a mesa nos 45 minutos do segundo tempo.

  3. O QE já saiu S Ten?
    Pai lulE já promovel eles?
    “Graube” e “Greise” já arrumou um aumento para eles?

    O olho grande e ingratidão de alguns QEs é surpreendente. Estabilizaram sem concurso, foram promovidos a 2 Sgt, foram para reserva com salário integral… mas continuam querendo mais e mais e mais… se o EB ceder vão qurer sair QAO.

    SE TOCA QE!!

  4. Engraçado Montedo. Estava escrito ESA no portão, mas você saiu oficial sem fazer AMAN.

    Papel aceita tudo, e o mesmo papel que faz um Sgt chegar a Cap sem fazer AMAN, pode fazer um QE chegar a Sub, assim como fez chegar a 2 Sgt.

    Montedo e praças babões de carreira dependentes de conceito e que colocam o conceito a frente da honra e da família, QUEIRAM VOCES OU NÃO, QUEM DECIDIRÁ SE OS QE SAÍRAM SUB TEN SERÃO OS CIVIS.

    Montedo, o tempo da decisão de generais acabou, basta um QE conhecer ou ser empregado de um Ministro desses aí que tudo muda. Vide o Marido da Ideli Salvati que como músico foi em uma missão no exterior para a Rússia para ver material de Antiaérea.

    Por fim, confesso que a situação não está fácil, mas a política é como nuvem, muda a cada momento e com o acirramento para 2026, quem sabe os QE não sejam o fiel da balança para descredibilizar a direita e eleger o Lula, PAI DOS SUB TEN QE.

    EM TEMPO: 52 bombeiros capitaneados pelo Cb Daciolo invadiram o quartel general do Corpo de Bombeiros e 3 meses depois conseguiram tudo que pediram e o Daciolo se elegeu Dep Federal.

    Imagine 400 QE com meia dúzia com a disposição de um DACIOLO.

    MONTEDO, quem define o que ocorre no EB é a política e não os militares.

    1. Essa é uma das bobagens recorrentes que volta e meia aparecem na área de comentários.

      Primeiro: sempre defendi uma carreira exclusiva para praças, aos moldes do exército americano.

      Segundo: o edital do concurso que fiz Previa acesso até o posto de capitão. Pedi reserva como tenente porque não quis esperar. Não vou me passar por injustiçado para ser promovido.

      Terceiro: você entrou no Exército para sair cabo, no máximo. Como eu, teve oportunidades. Certamente, teve motivos pelos quais não as aproveitou. Aceite.

      Quarto: cada evento deve ser interpretado dentro do seu contexto histórico. Só pra constar, Caxias, Osório, Sampaio e outros não fizeram concurso.

      Certas escolhas em nossa vida são determinantes, como eu disse.

      Podemos arrastar correntes pela vida afora ou acreditar em nossa capacidade e buscar novos caminhos.

      Seja feliz, meu amigo.

      1. Boa tarde Caro Montedo!

        Show! Devemos guiar nosso destino com racionalidade, responsabilidade coletiva e honestidade intelectual!

    2. Anonimo de 31 demaio às 12h45:

      Experimemta juntar os QEs e invadir o QG “Forte Apache” em BSB fazendo uma manifestação. Kkkkk vai tudo para cadeia.

      Sobre o Sargento de Carreira sair QAO: tava no edital da ESA. Mas isso vc não quer saber né? vc quer é ser promovido sem meritocracia.

      QE nem carreira é!!!

      QE sinônimo de INGRATIDÃO!!!

  5. A desgraça dos militares das forças armada esta bem representada nessa postagem.
    É um dando rasteira no outro, sem um minimo de empatia para com o seu irmão de arma, é triste e lamentável é vergonhoso.
    Não quero aqui tomar partido de quem quer que seja, mas tens umas figuras que insistem em querer diminuir ou desacreditar os seus colegas .
    Hoje um sargento formado na ESA ganha menos que um soldado pm de qualquer estado desse pais.
    A luta seria para melhoria de todos, não essa vergonha que esta ai, como o que aconteceu na lei 13954, por exemplo.
    Parabens a todos os policiais militares do brasil, parabens a PRF, PARABENS A PF.
    As foras armadas se cuide que tem muita gente querendo destrui-las, antes era so a esquerda, mas do jeito que a coisa anda ate boa parte do pessoal de direita tambem não esta acreditando mais nela.

  6. Vou responder ao capitão Montedo. Primeiro lugar os QEs nunca criticaram os subtenentes por conseguiram ascensão a capitão na carreira, mas veio gente com ódio no coração ❤️. E recalcados e mal amados e com paixões platônicas por qEs se não fosse isso cuidariam mais quem sabe das suas famílias e não dos QEs. Agora o Montedo que é defensor ferrenho do Bolsonaro que até Vakinha fez em 2018 para ele. Vai algumas perguntas e precisam de respostas???? Foi só os QEs que estabilizaram sem concursos ou no bancos, na ferrovia , nos bombeiros,na brigada militar, nas intuições de ensino federais, congresso nacional Etc… São alguns de milhares que entraram sem concurso e tiveram progressão na carreira assim como muitos generais não fizerem o concurso para a Aman e saíram generais. Também a outra pergunta que não quer calar precisa de uma resposta?? Os QEs vieram com pouco estudos para o Eb isso? ev dificilmente aquela época conseguia estudar sendo Ev. E maioria já chegou com 19 anos de idade, no segundo ano 20 anos. Naquele tempo acredito não existia a facilidade de fazer um EJA que nem hoje em dia. Então faz a conta se tiverem e estudaram e isso conheço onde a maioria estudou,porque precisavam ensino fundamental aquela época para serem amparados,mas a idade os pegou e no máximo conseguiram fazer uma prova e não é todos que passam na primeira vez. A idade nunca mudou na para a prova da ESA?????? Outro questionamento muitos vieram do interior onde não tinha ensino fundamental completo para estudarem e estavam ajudando a família em regime de economia familiar e outros que se gabam que fizeram concursos e passaram podia olhar por outro lado e qual seria o lado? Imagina o próprio Montedo podia nao ser capitão se todos fizessem o concurso e passassem melhor classificados. é por isso digo a moeda tem 2 lados e tem gente que insiste em enxergar um lado só. Por fim não é você quem vai decidir se os QEs vão sairem subtenentes, nem os generais vão decidir isso e sim a política. A pergunta que não quer calar numa guerra você venceria sozinho ou precisava a união de todos para vencer?? Isso se chama ser invejoso querer criticar os outros e se achando melhor, pois aqui ninguém é eterno e todos estão de passagem. Tem algumas frases que eu gosto muito. Aqui se faz aqui se paga. O que se deseja para os outros volta sempre em dobro para quem desejou. Nada melhor que um dia após o outro. O pior cego não é que não enxerga e sim que enxerga e tudo está na sua frente e mesmo assim se recusa a enxergar. O tempo é o senhor absoluto da razão. Para os fracassados ,recalcados, invejosos,mal amados e com odio no coração ❤️. A palavra , estagnados no tempo a Palavra impossível é um fato. Agora para os corajoso que vão em buscas dos seus sonhos,metas, objetivos o impossível nada é mais que uma palavra,pois o possível só é impossível até ser tornar possível. E para terminar não é impossível os QEs saíram Subtenentes e sim possível. Também quero tranquilizar os QEs no momento oportuno Será questionado sobre os gastos de onde vai vir o dinheiro e mostrar ao pessoal que fez essa estudos mentiu que não tenha o Pl detalhado sobre de onde virá o dinheiro e seu impacto econômico. Pois a esses senhores do estudo posso só lamentar e falar que não estamos mais no tempo dos dos dinossauros.

    1. Decréscimo,
      quanto ódio no seu coração. Conforme seu texto elaborado, Abaixo cito suas frases “favoritas”:

      “Aqui se faz aqui se paga. O que se deseja para os outros volta sempre em dobro para quem desejou. Nada melhor que um dia após o outro. O pior cego não é que não enxerga e sim que enxerga e tudo está na sua frente e mesmo assim se recusa a enxergar. O tempo é o senhor absoluto da razão.”

      Ao que tudo indica, analisando seus comentários e suas frases prediletas: quem parece tem recalque e ódio no coração é você…

      Concurso ESA: 3º Sgt até Capitão. Não estou inventando. apenas O escrito. Por isso vemos alguns praças da ESA que chegam ao oficialato. Está previsto e escrito. Apenas isso.

      e cuidado ao acreditar nos políticos. Muito cuidado, sem muitas expectativas. Seja mais realista.

      Caso contrário, a decepção será muito amarga.

  7. Vocês prestou atenção? Falei que os QEs não fora contra quando se criou o aperfeiçoamento para os subtenentes aumentar em torno 43%. Um curso por pouco tempo e muito menos já no fim de carreira. Não tenho ódio no coração não e sim estou de boa na vida a única coisa que não suporto são injustiça e gente aqui críticando os outros como no mundo só existissem eles. Agora se o chapéu lhe serviu sinta se a vontade. Porque aquele que vem aqui criticar os QEs por não terem prestados concurso, quero
    dizer o seguinte, general ficou 40 anos isso?? Ele ficou obrigado os 40 anos ou ficou para mamar nas tetas como a gente diz no popular. A frase aqui se faz aqui se paga só serve para quem tem o que temer. Eu não acredito em político não tenho político de estimação. Mas nós podemos ver qual o governo fez mais pelas forças armadas em tudo e por incrível que pareça foi o PT. Sim o Bolsonaro fez para alguns e assim dividiu o pessoal e criou o ódio que se vê aqui destilar aos QEs como se eles tivessem que ficar quietos e não Pudessem Lutar pelas suas famílias. O ódio vem de quem fica criticando os outros e querendo que fique amarados nos postes. Bem por fim vou novamente dizer prefiro acreditar em político que recebe o pessoal do em gente que vira as costas. Vou dar um exemplo o Bolsonaro recebeu quando x os graduados de baixa patentes???? Também quero contestar o que dizem que não foi apresentado o estudo e o impacto que isso causaria no orçamento. Também gostaria de saber porque motivo os generais em tempo Record consigo aprovar a promoção dos taifeiros a subtenentes até na reserva. Sim vou citar um dos vários motivos lavagem das calcinhas das mulheres citado amplamente nos meios de comunicações e rapidamente correrem para o presidente lula na aquela época para os promover rapidamente para não passaram vergonha perante a população. Agora de imediato podemos fazer uma conta quando custam os generais por ano, podemos até ver só sobre a disponibilidade deles e muitas outras coisas que eu podia citar. Bem aventurados aqueles que tem sede de justiça..

  8. Existe muito QE bom assim como existe muito oficial ruim, mas QE sempre vai continuar sendo QE e o oficial sempre será oficial… quando o QE entrou na força não existia concurso, ok…

    Se for levar para esse lado, quando eu prestei o concurso e me formei eram 30 anos para reserva, mas antes de ser promovido alteraram para 35… o QE podia contribuir com 1,5% para a filha que nao faz nada e vai receber até morrer, continuando o gasto público e sendo desculpa para nao aumentar o salário…

    Existia a reserva com o posto acima, a qual já não existe mais….

    O salário de um cabo na época é maior que o salario de um sargento da atualidade, converta em salários mínimos…

    Tudo na vida são escolhas, sou muito mais capacitado que muito oficial, mas infelizmente fiz concurso para praça…

    A partir do momento que o exército não atender as minhas necessidades e expectativas, eu saio fora para outra coisa… simples…

    Vc QE q está na reserva, ao invés de ficar reclamando e implorando migalhas, o que diga-se de passagem é muito feio, vá estudar, empreender… se ocupe na reserva…. aproveite seu tempo livre… a falta de dinheiro para sustentar a família não é por causa do seu salário atual, é porque vc passou 30 anos torrando dinheiro sem se planejar para a reserva…

    Vejo muito coronel indo pada reserva devendo até as cuecas e sem dinheiro para sequer comorar um lugar para morar….

    Reflexo de escolhas… escolheu torrar todo seu dinheiro ao invés de poupar para o futuro…

    Mas ainda há tempo, se vc QE q quer sair st, deve ser no mínimo formado em alguma área, para entender que está sendo desvalorizado, pois bem, vá trabalhar na sua área…

    Já vi QE lavando a Egua como engenheiro, sócio de construtora, esse aproveitou a oportunidade, estudou, investiu o dinheiro dele e hj colhe os frutos, mas na outra face da moeda vejo subtenente no quinto QA, com tempo para ir para reserva, babando p sair QAO, deprimente….

    Resumo da novela… pare de chorar, vc praça, aproveite a sua idade, se especialize, faça alguma faculdade, empreenda, invista, passe em outro concurso, faça alguma coisa da sua vida, pare de achar que movimentação dá dinheiro, case com uma mulher inteligente, aue trabalhe, que ajude a carregar o piano e quando der 17 horas esqueça que é militar…

    Hj em dia o militarismo não é nada além de um emprego qualquer… quem vive o sonho de proteger a patria etc, acorde para a vida e veja o brasil e as forças armadas como estão

    1. Responde as escolhas cada um faz na vida agora julgar sem saber o que acontece ou aconteceu é fácil, exemplo tem gente que passou por muitos apertos de saúde familiar e aí é fácil julgar né. Então antes de julgar as pessoas você primeiro tem que conhecer a história de cada um qualquer pessoa pode julgar. Como diz uma frase. Mas antes vou dar uma ilustração de exemplo: vinha um político cursando no comício e esse realmente já tinha feito muita pela comunidade e mesmo antas de eleito já fazia a sua contribuição para a comunidade, bem certo ponto do discurso apareceu um bêbada e esse nunca na vida fez nada só pedindo dinheiro para tomar cachaça e gritou seu corrupto ladrão não trabalha e vem pegar o nosso dinheiro aqui. Final da história. Qualquer idiota pode criticar ,mas fazer alguma coisa não fazem nada , também assim digo é muito fácil julgar. Pois não é todo mundo igual a as escolhas são feitas e o destino as x surpreende. Hoje quem tem tudo pode não ter nada amanhã e quem não tem nada hoje pode ter tudo amanhã. Não julgais as pessoas sem as conhecer e a verdade somente deus sabe.

    2. Melhor comentário sobre o assunto que já li. O seu argumento é tão bom, que serve para os dois lados. Os QEs quando leem comentários assim, imparciais e lógicos, passam a argumentar usando a Religião “não julgueis para não ser julgados…” mentalidade de fracassado, não consegui sair da força, não consegui ser aprovado no concurso da força, não consegui nem vencer num argumento. Vamos colocar Deus pra ver se comove. Pqp

  9. Fiquei muito impactado com a entrevista do juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e escritor Rubens Casara, concedeu à TV 247, na qual ele fala do seu livro “A construção do idiota: o processo de idiossubjetivação”, especialmente quando ele afirma que: “a idiossubjetivação é uma ferramenta usada pelo neoliberalismo para formatar pessoas que naturalizam o absurdo”, o que fez, pelo menos para mim, todo sentido, pois, se tomarmos a categoria “idiota” como aquela pessoa incapaz de refletir com liberdade genuína e não propriamente no sentido psicológico ou psiquiátrico.

    hoje me deparei com essa entrevista de um juiz ao 247 e quando li essa Matéria do montedo ela me veio a mente, a maioria dos comentários têm um Relação direta com uma determinada incapacidade na liberdade de ser expressar de forma genuína dos “montedianos” que sempre se comunicam pensando na aceitação de sua bolha ou grupo como queira sem a aquela liberdade genuína de um espirito livre, ora, toda esse perseguição da caixa de comentários “montediana” está intimamente ligada as sombras escura do preconceito e da discriminação daqueles que aqui transita sem nem um pingo de coragem de abertamente admitir, diga-se de passagem a única instituição que têm problemas de aceitação de “funcionários” estabilizados após a constituição de 88 é as FAs, essa Discriminação Sistemática e Antagônica vem sendo trabalhada com maestria envolvendo técnicas de psicologia ao longo dos anos que sucederam a CF 88
    eu sugiro que deem uma olhada nos discursos das comissões de elaboração da constituição feitos por deputados ( vide Ulisses guimarães) constituintes de 88, vão entender o que estou escrevendo, leiam também o livro de Roberto campos que retrata a constituição de 88 como uma carta de papai noel e aproveite e veja os nomes de autoridades que assinaram e Endossaram o livro, grande parte dela de militares oriundo de 64.
    olha seu Ricardo, não sairá um centavo de seu bolso e nem de seus seguidores “montedianos” a justiça que será feita ao Qes, portanto cuide de seus direito que do nosso cuidamos nós.
    Nada pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo