Com apoio da Marinha e Exército, prefeitura organiza atendimento 24 horas na Colônia Z3
Tatiana de la Torre
Pelotas (RS) – Em colaboração com a Marinha do Brasil, a prefeitura intensificou o atendimento de saúde na Colônia de Pescadores Z3, uma das áreas mais atingidas pelas enchentes na cidade. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a parceria teve início na quarta-feira (15) e visa fortalecer a resposta à emergência de saúde na região, oferecendo cuidados essenciais de médicos e de enfermagem.
Com esse apoio, a Prefeitura formou equipes compostas por médicos e enfermeiros que atuam em três frentes principais – atendimento em abrigos, assistência à demanda externa, com tratamento de condições agudas, e equipes volantes que realizam busca ativa nas residências para cuidado continuado.
O suporte da Marinha e do Exército é fundamental, especialmente considerando as dificuldades logísticas para acessar a população da Z3. O médico Alexandre Moch, que atua junto à Diretoria de Atenção Primária da SMS, destacou a resposta positiva da comunidade ao apoio recebido. “A população tem respondido bem ao atendimento de saúde 24 horas. É difícil manter o cuidado continuado, mas a comunidade está organizada, com forte atuação dos líderes e dos agentes comunitários de saúde que residem na região e exercem organização de fluxo. Nos abrigos, a demanda por questões de saúde mental é importante e são atendidas.”
A equipe da Marinha realiza o atendimento das 8 às 16h, diariamente, e os profissionais do Exército atuam também no local, principalmente, com as remoções necessárias. A equipe da SMS faz o trabalho noturno.
Prefeitura de Pelotas – Edição: Montedo.com