MS: sobe para 78 o número de militares que apresentaram sintomas respiratórios após o treinamento

Soldados são lotados no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Vista.

 

O Mato Grosso do Sul apresenta crescimento significativo da síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

Bela Vista (MS) –  O número de militares que procuraram atendimento médico após apresentarem sintomas respiratórios subiu para 78. Isso ocorreu logo após participarem de um treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no município de Bela Vista, a 323 quilômetros de Campo Grande. O surto de Influenza está sendo investigado pelo Exército Brasileiro (EB), assim como a morte do soldado Vinicius Ibanez Riquelme, de 19 anos, que passou mal após participar da atividade de campo.

A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com o comando, que afirmou que a principal suspeita é de influenza, pois cinco deles apresentaram sintomas do vírus, conforme exames laboratoriais. Além disso, um dos militares também apresentou sintomas de dengue.

Em nota, o Exército garantiu que o grupo procurou atendimento médico com sintomas de infecção viral, sem especificar quais sinais foram apresentados. A causa ainda não foi esclarecida, mas o Exército admite uma investigação, e um inquérito da Polícia Militar deve apurar as circunstâncias do óbito do militar Vinicius Ibanez Riquelme.

Ainda de acordo com novas atualizações, 26 militares estão internados, um deles está sob cuidados intensivos. Os demais, foram transferidos para a enfermaria.

Por fim, o Exército afirmou que foi aberto um procedimento administrativo para apurar se houve excessos durante o exercício da instrução individual básica.

“O Exército Brasileiro é intransigente no combate a abusos ou desvios de conduta, e garante que, se tais práticas ocorreram, todas as responsabilidades serão rigorosamente apuradas”, declarou em nota.

Morte
O militar Vinícius Ibanez Riquelme de 19 anos, faleceu no último dia 27 de abril, após ser internado em estado grave, apresentando sintomas de diarreia e desidratação.

Horas antes de constatar a morte, o jovem estava em um treinamento no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista.

Conforme informações apuradas pela reportagem, o jovem participava de um treinamento de vários dias no campo, onde são simuladas ações de combate, com exercícios físicos e primeiros socorros.

Após passar mal, o soldado foi encaminhado para enfermaria do comando, mas depois de apresentar grave quadro de saúde, teve que ser encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula, onde foi diagnosticado com infecção generalizada.

Devido a gravidade, o jovem precisou ser encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu aos ferimentos e morreu no último sábado (27).
CORREIO DO ESTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo