Levantamento foi realizado com mais de duas mil entrevistas, em 147 municípios
Brasília – A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 19 e 20 de março de 2024, mostra que as Forças Armadas se mantêm na primeira colocação como instituições mais confiáveis entre as dez avaliadas. O índice de pessoas que disseram confiar muito subiu 3%, passando de 34% em setembro de 2023 para 37% na última pesquisa.
O levantamento foi realizado com mais de duas mil entrevistas, em 147 municípios de todas as regiões do Brasil. O público entrevistado é a população acima de 16 anos de idade. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Pesquisas em 2023
Quatro pesquisas de opinião realizadas em 2023 apontaram que as Forças Armadas são líderes na confiança dos brasileiros. Os levantamentos foram realizados pelo IPEC (julho), QUAEST (agosto e dezembro) e DATAFOLHA (setembro).
A primeira pesquisa foi divulgada pelo IPEC em julho e apontou que as Forças Armadas possuíam Índice de Confiança Social de 66% e ocupavam a 5ª posição entre as instituições. O levantamento também mostrou que, nos últimos cinco anos, as Forças Armadas apresentaram um nível médio de confiança de 68,6%.
Já a pesquisa da Consultoria e Pesquisa QUAEST apontou que as Forças Armadas seguem em posição de destaque no ranking das instituições. Foi atingido nível de confiança de 74%. O levantamento foi realizado entre 10 e 14 agosto, com o objetivo de medir o nível de confiança dos brasileiros nas instituições. Nessa pesquisa, a avaliação das Forças Armadas foi ainda melhor, ocupando a 3ª posição, duas acima da pesquisa IPEC de julho. Os dados da pesquisa QUAEST também indicam a manutenção da média histórica da confiança dos brasileiros nas Forças Armadas acima de 70%.
No dia 15 de setembro de 2023, foi divulgada a pesquisa Datafolha. Sobre a confiança nas Forças Armadas, de acordo com a pesquisa, 34% dos brasileiros confiam muito; 44% confiam um pouco; e 21% não confiam. A soma dos índices de confiança (confia muito e confia um pouco) mostra que as Forças Armadas chegam ao expressivo número de 78%, dois a mais que na última aferição de 2021. O índice de 34% dos brasileiros que confiam muito nas Forças Armadas posiciona a Instituição como a mais confiável do País. As Forças Armadas possuem também o segundo menor índice de desconfiança entre as instituições, conforme o Datafolha.
Já em dezembro de 2023, em reportagem publicada pelo O Globo, foi divulgada a pesquisa da QUAEST sobre índices de confiança da sociedade acerca das instituições de segurança. Apesar de a missão principal das Forças Armadas, segundo a Constituição Brasileira, ser a Defesa da Pátria, elas são empregadas na Segurança Púbica em casos excepcionais e de forma transitória. As Forças Armadas obtiveram o maior índice de confiabilidade para a segurança pública, com 44% dos entrevistados expressando que confiam totalmente. Além de liderarem o ranking de confiabilidade total, as Forças Armadas atingiram índice de 72% considerando a confiança total e parcial.
Em dezembro de 2023, a última pesquisa realizada no ano passado pela QUAEST mostrou que a confiança nas Forças Armadas cresceu ao longo do ano, ocupando o primeiro lugar da confiança total dos brasileiros entre as instituições pesquisadas.
As pesquisas mostram que a população brasileira mantém o Exército Brasileiro entre as instituições mais confiáveis. Esse resultado pode ser atribuído ao trabalho desenvolvido pelos nossos militares em todo o território nacional.
18 respostas
Que lindo!!
Missão cumprida!!
Não precisamos de mais nada.
Não tem importância o soldado executar apenas 25 tiros durante toda sua trajetória no Serviço Militar, Ou não termos combustível, munição e gêneros alimentícios suficientes para manter a tropa.
O importante, o fundamental mesmo, é o “índice de confiança”, a “imagem”!!!!
Pois, com a “imagem” às alturas poderemos defender a nossa Soberania, poderemos vencer qualquer Exército adversário.
Lindo!! Emocionante!!
Feliz Páscoa!
” Zico ta no Vasco, Com Pelé
Minas Importou Do Rio, A Maré…”
Pesquisa Do Putin, Maduro e do Exército, eu confio.
Faz-me rir. Isso só pode ser brincadeira de mau gosto; onde já viu que Datafolha é confiável! Ainda mais depois do papelão que as forças armadas fizeram com o povo brasileiro nas portas dos quartéis; em especial o tão falado Exército de Caxias. Fala sério.
Sei!
Çei… Fizeram essa pequisa com os oficiais Generais? kkkkkk.
Quero ver essa confiança no dia 7 de setembro. Nem com cachorro quente grátis o povo vai.
E o salário?
Esqueceu?
Foi.
Com recurso publico.
Gostam de ser bajulados com recursos e mais recursos publicos (formaturas, coqueteis), tudo para o ego deles.
Aquela guarda em forma para um individuo que nunca lutou uma guerra custa dinheiro. Some o homem hora
Alou TCU, alou MPF, instaurar o respectivo procedimento para apurar improbidade administrativa ao se gastar dinheito com pesquisa de opiniao.
Orgão da administração pública não tem que ser amado ou odiado, tem que simplesmente prestar seu serviço público, sem vaidade e sem pensar se vão gostar ou não.
Uma instituição feita para a maior tragédia humana, A GUERRA, preocupada com pesquisa de opinião. Por isso que os FE DESMAIAM!
Apurar a malversação de recursos urgentemente! Responsabilizar os vaidosos pessoalmente!
Não posso falar o que penso senão vou preso. (Democracia)
Segundo a pesquisa data folha, a melhor praia brasileira fica próximo ao Mineirão.
Os comentários no face, Instagran e youtube não batem com essa pesquisa. Kkkk
O nome mais ” Amável ” é pintores de meio Fio kkkkkk
Pesquisa certamente Comprada!
Finalmente as Forças Armadas são recolocadas ao local de destaque que merecem.
A maioria substancial dos homens e mulheres que as compõem são pessoas dignas, corretas e cumpridores dos seus deveres.
Bolsonaro e aqueles que estão sendo investigados são, infelizmente, exceções que devem ser extirpadas das Forças Armadas.
Devemos sempre agradecer ao general Pujol e freire Gomes por honrarem a farda que vestem e mantê-la INTACTA.
Devemos agradecer aos Cmt Militar de Área que não aderirem as aspirações de um bando de irresponsáveis.
Devemos agradecer ao Alto Comando do Exército, que na sua absoluta maioria não aceitaram as ideias de um bando de aloprados e irresponsáveis.
Esses homens horados, o Brasil historicamente terá uma grande dívida. Esses homens honrados são os responsáveis pelo retorno da credibilidade da nossa sociedade.
Por isso que digo: águia Voa Com Águia. Águia Não Voa Com URUBU!
O que significa mesmo “horados”? É quem tem muitas horas em forma?
Pesquisa datafolha? Hum, hum, hum…
Foi apenas um erro de digitação. Pra você que entende o significado é: honrados!
Como dizia o chico Anísio e o salario O, acorda cara de pau, mudar e preciso.
Você deveria ter mais educação. Se tivesse estaria em melhores condições financeiras e não ficaria reclamando do salário. Certamente deve ser um bolsonimio anencéfalo. Fazer o que, vida que segue!
Nosso Glorioso Exército de ontem, de hoje e de amanhã, sempre despontando como a reserva moral de nossa sociedade.
Nossa formação na Academia Militar é reconhecida por toda sociedade. Esta é a prova.
Pessoas passam e a instituição fica. Fica e se mantem em valores e tradições.
Seguimos confiando nos nossos Chefes de hoje, que passaram em inúmeras peneiras para chegar nas mais elevadas funções da Força.