No dia em que Mauro Cid voltou à prisão, o comandante da Marinha recebeu Lula e Janja em sua casa para um jantar
Jeniffer Gularte
Brasília – A cúpula das Forças Armadas e integrantes do governo avaliam que a nova prisão do tenente-coronel Mauro Cid reforça as responsabilizações individuais na investigação sobre a trama golpista, afastando a instituição como agente da ruptura. Há também entre militares a leitura de que a tendência é que esta detenção dure por um período menor na comparação com a anterior, quando ele deixou a cadeia em setembro do ano passado, após quase quatro meses.
O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi preso na sexta-feira por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado entendeu que Cid descumpriu medidas cautelares impostas a ele como condição para ficar em liberdade e agiu para obstruir a Justiça, atrapalhando investigações sobre as quais se comprometeu a colaborar.
Para militares do Alto Comando e integrantes do primeiro escalão do governo, a prisão reforça a responsabilização individual de Mauro Cid, afastando o “CNPJ” das Forças Armadas das suspeitas sobre ruptura institucional. Eles têm ressaltado que as investigações avançam para deixar claro que as ações partiram de indivíduos, e não da instituição. Outra avaliação é que tanto a prisão quanto os depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, nos quais confirmam o envolvimento de Bolsonaro na trama golpista, ajudaram a imagem das Forças.
No mesmo dia em que Mauro Cid voltou à prisão, o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, em sua casa para um jantar. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, também estava presente junto com almirantes. No jantar, que segundo presentes teve clima informal e descontraído, foi tratado sobre o lançamento do Submarino Tonelero, que ocorrerá na próxima quarta-feira em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Janja será madrinha de batismo do novo submarino, uma tradição da Força.
A nova prisão ocorreu depois da divulgação, pela revista “Veja”, de áudios em que Cid critica a conduta da Polícia Federal e de Moraes em seu acordo de delação premiada, firmado em setembro do ano passado. Nas gravações, o militar afirma ter sido pressionado a falar sobre fatos que, segundo ele, “não teriam acontecido” ou dos quais “não teria conhecimento”.
Cid foi intimado a esclarecer as declarações em audiência na tarde de ontem no STF. Diante de um juiz auxiliar de Moraes, recuou do que havia dito nos áudios, reiterou o teor da sua delação premiada e negou ter sido coagido a falar. “Nunca houve induzimento às respostas. Nenhum membro da PF o coagiu a falar algo que não teria acontecido”, disse o militar, segundo transcrição de seu depoimento, que durou cerca de 30 minutos.
Como mostrou O GLOBO, o comandante do Exército, Tomás Paiva, já decidiu vetar a promoção de Mauro Cid à patente de coronel — ele poderia entrar na próxima lista, por tempo de serviço. Cid, no entanto, deve manter seu cargo e salário bruto atual, de R$ 27 mil. A remuneração só será suspensa se o tenente-coronel for condenado na Justiça.
O GLOBO – Edição: Montedo.com
12 respostas
Prender um Ten Cel, quem é um Cel na fila do pão, prender manifestantes acusando de golpe, covardes dos inferno, quero ver prender um 4 estrela; o presidente; prende nada; narrativa pra imprensa esquerdopata e psicopatas mentais, tá vendo o cara com as contas tudo bloqueado, sem dinheiro, agoniado, tem que mandar tomar naquele lugar mesmo, nem mais opinião própria pode ter? E depois não vivemos uma ditadura? É isso mesmo?
Se tem alguém nesse blog que concorda com essas atitudes ou acha lindo, vcs precisam de sério tratamento mental, ou são perversos mesmos de natureza, por isso detesto esquerdista, quer mostrar poder e justiça( que eu não vejo) prende os grandes e solta tudo esse povo coitado que estão nas jaulas hoje, esse povo iludido
Esses caras planejaram um banho de sangue no Brasil, existe vídeo de Bolsonaro defendendo a morte de 30 mil pessoas, ou seja estamos falando de mentalidades como a de Hitler e quem tentar passar pano para criminosos golpistas assassinos, é quem realmente precisa seriamente de um tratamento psiquuatrico ou padece de graves desvios morais.
Banho de sangue só se for na sua mente de esquerdista desmiolado, não fala asneiras energúmeno. Golpe de estado com velhas armadas com paús e pedras? Vcs seguem a narrativa do encantador de burros que vcs idolatram, em que mudo vc vive?
Sua opinião revela o nível vergonhoso de estágio que sua mente obtusa se encontra, nas mais profunda ignorância vergonhosa como diz o jornalista Eduardo Bueno.
Procure se informar e pare de passar vergonha aqui no blog militar, com certeza você não tem perfil de militar, Pelo teu perfil de comunicado deve ser um frustrado escoteiro de alguma milícia de quinta categoria em algum estado de décima categoria kkkkk
Complementando digo mais, vcs são machos? Prendam o Silas Malafaia
Prende nada, prende nada…
Já tomou a sua cloroquina com invermectina hoje. Vc é que tem problemas mentais. Tá querendo aumento também, golpista?!
STF pode iniciar levantamento de provas contra Silas e outros mercenários da fé e em breve ter elementos para colocar esses mega criminosos lavadores de dinheiro do NARCOPENTECOSTALISMO atrás das grades, é só uma questão de tempo e o que está escondido embaixo da cava sairá pelos telhados….
“Tratamento mental”, “tratamento psiquiátrico” e “grave desvio moral”, na verdade, acometem há muito os fanáticos defensores do ParMito e do Barba.
Ou seja, “lulistas” e “bolsonaristas” padecem das mesmas doenças.
Quantos Delírios do primeiro comentarista do post! O que será que acontece com esse povo que tem time ruim? Tá Parecendo aquele povo que agride os torcedores do time Adversário. Tá parecendo pessoas acometidas por algum transtorno mental. Arrego!
O MUNDO VIRTUAL E PARALELO DOS TERRA PLANA ESTÁ EM PÂNICO
Para a extrema direita coronel é um coitadim e sargentos, cabos e soldados não existe, como vejo nos you tubes da extrema direita e agora aqui os “montedianos”, ou são os mesmo?!
cADÊ A BOLHA BOLSONARISTA, TERRAPLANISTA QUE ARROTAVA PAPO POR AQUI?
fiz o L e farei o L novamente em 2026, “o choro é livre”
Aki o que mais tem, é discípulo do Bozolóide e do molusco encantador de burros…..o último apaga a luz…..
Pitagoras para de falar bobagem, voce precisa ser internado no sanatório um video do Bolsonaro querendo matar 30 mil, você é louco é bem típico dos esquerdistas mesmo, que irresponsabilidade voce falar um besteira dessas.