Informações dadas por Baptista Junior foram abordadas em novo interrogatório de Mauro Cid
Bela Megale
O ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior complicou ainda mais a situação de Anderson Torres na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. O brigadeiro afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que o ex-ministro da Justiça seria quem dava embasamento jurídico para que Jair Bolsonaro decretasse um estado de defesa ou de sítio.
O depoimento do militar demorou cerca de dez horas e aconteceu antes da oitiva do ex-comandante do Exército Freire Gomes, que falou aos investigadores no início do mês. As informações que ambos deram como testemunhas no inquérito do plano golpista foram levadas ao ex-ajudante da Presidência e hoje delator, Mauro Cid. Ele foi interrogado nesta segunda-feira.
Chamou a atenção da PF o fato de que a expressão “estado de defesa” constava na minuta golpista encontrada, no ano passado, no armário de Torres, durante uma operação de busca e apreensão realizada em sua casa.
Essa medida está prevista na Constituição e trata de um regime excepcional que pode ser utilizado pelo presidente da República, para preservar ou restabelecer a ordem pública ou a paz social, de imediato. O estado de defesa, porém, tem restrições geográficas, ou seja, não pode ser aplicado em todo o território nacional, e precisa ter a validade aprovada no Congresso.
À PF, o ex-comandante também confirmou a participação na reunião em que Bolsonaro debateu uma minuta golpista com chefes das Forças Armadas, mas disse que se colocou contra a medida.
O brigadeiro ainda foi categórico ao afirmar para os delegados que não houve fraude nas eleições e destacou que sua base são as conclusões do relatório militar sobre as urnas na comissão de transparência da Justiça Eleitoral.
Baptista Junior disse aos investigadores ter afirmado ao então presidente Bolsonaro que não houve fraude no pleito. Para a PF, o depoimento do brigadeiro aponta que, mesmo após ter informações seguras sobre a lisura das urnas, o ex-presidente insistiu na tese da fraude para justificar o plano de golpe.
O GLOBO
10 respostas
Esses depoimentos são para Policia Federal ou para imprensa? Kkk
Fonte: Globo kkkkkkkkk
Todo mundo que participou, agora, quer tirar o seu da reta.
Esse aí gosta de uma mordomia e não abandonaria, por nada, a oportunidade de se dar bem.
Quando viu que o golpe não era viáve, deu para trás, pois não era participante para perder os tantos anos de investimento na carreira e frustar o papai e sua família. Queria, sim, ganhar mais…até certo ponto.
Muito coerente.
Graças à época a não adesão dos Cmt Exército e da Aeronáutica, o desejado golpe não ocorreu.
Claro que no Alto Comando do Exército também a maioria esmagadora dos Generais não aderiram a essa aventura imoral do Ex-PR.
No passado o Cap Bolsonaro manchou o nome do Exército e foi preso disciplinarmente e considerado INDIGNO AO OFICIALATO pelo Exército. Nos tempos atuais, novamente manchou o nome do Exército, agora Destruindo carreiras de militares que dignamente alcançaram postos de destaque nas forças Armadas, todavia, deixaram que a ambição e a imoralidade falarem mais alto em seus interiores.
Agora, a fatura chegou e o preço está sendo bem caro e com certeza, será mais cara ainda.
Agente sempre colhe o que planta!
Deixa de mentira, cara de pau. Onde foi foi que o cara foi declarado indigno? Tem vergonha não?
Aonde você tomou conhecimento dessa declaração de indignidade para o oficialato? Na grande mídia?
Bolsonaro nunca foi considerado indigno para o oficialato, o Conselho concluiu pela NÃO JUSTIFICAÇÃO e o Superior Tribunal Militar o declarou DIGNO PARA O OFICIALATO mandando arquivar o processo.
Tenha lealdade intelectual, não distorça os fatos, essa narrativa de golpe não tem amparo nos fatos e nem em provas.
Difícil até de comentar porque tem gente que não consegue enxergar o que de fato está acontencendo no Brasil, tudo o mais é pura cortina de fumaça.
mEUS CAROS,
Ainda bem que esse processo está sob sEGREDO de JUSTIÇA. KKKKKKKKkkkkkkkk rede grobu….plimplim…..
Só não percebe que existiu uma tentativa de golpe de estado tramada pelo sociopata Bolsonaro e sua trupe quem acredita em papai Noel e branca de neve, ou então faz parte do gado.
quem disse que Bolsonaro era indigno ao oficialato foi o Ex Presidente Geisel
Esperamos que esse traidor dos Praças Principalmente do quadro especial e pensionistas seja preso.