Blindado Guaicurus capota na fronteira com a Venezuela; Exército investiga

Blindados Guacuri em Manaus

Acidente não deixou feridos graves, segundo o Exército

ROBSON BONIN

No último dia 28 de fevereiro, militares do Exército que trafegavam por uma estrada de terra na região de Pacaraima (RR), na fronteira com a Venezuela, acabaram capotando um blindado Guaicurus, avaliado em 1,5 milhão de reais.

No fim do ano, diante da tensão na fronteira entre Venezuela e Guiana, o Exército enviou para região 20 blindados do modelo. Ao Radar, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que as causas e circunstâncias do acidente estão sendo apuradas e que o evento não tem relação com os acontecimentos ocorridos nos países vizinhos.

“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que no dia 28 de fevereiro uma viatura blindada multitarefa Guaicurus, do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizada, sofreu um acidente e capotou por volta das 14h40. Não houve vítimas ou feridos graves. As causas e circunstâncias dos acidentes estão sendo apuradas. O acidente não tem relação com os acontecimentos ocorridos nos países vizinhos”, diz a instituição.
RADAR(veja) – Edição: Montedo.com

33 respostas

    1. Quantas conclusões para tão pouca informação.

      Viaturas operacionais capotam.
      Elas so nao capotam quando estão estáticas fazendo a moldura da formatura com pretinho no pneu. Esse é o uso que damos a esse material, foto pro ccomcex em formaturas pro coronel.

      Se colocar na atividade os acidentes acontecem mesmo, e a princípio é isso, apenas um acidente em que graças a dehs ngm se machucou.

      Compara o que o exército dos EUA perde de material em operações com o do Suriname. No Suriname também é assim, mas quando se usa esse material para o fim que ele é proposto, acidentes ocorrem. Por isso é “atividade de risco”

      Agora quem aluga pistola em estande realmente nunca vai entender a essência da atividade militar.

      Por isso que desmaiam quando vêem um federal… com todas suas estrelas, emborrachados e fala ufânica de portadores dos valores morais… POFT!

    2. Precisamos de vc para comandante do exercito.
      So nao vá desmaiar quando ver o policia com arma na cinta

  1. Acidentes acontecem. Sofri um acidente próximo ao PEF de normandia e infelizmente um camarada veio a óbito. Fácil ficar aqui falando merda. Quero ver ir lá para a fronteira dar o sangue.

    1. Meu amigo que é doador de sangue…também sou, é algo nobre.

      Não existe absolutamente nada no EB que seja urgente e que a Viatura tenha que estar com velocidade acima ou igual a permitida na via, pode se arrastar que não vai acontecer nada…em Uma Escolta, não há necessidade de correr, ninguém vai atacar ou roubar um blindado…mas o Amadorismo permea a instituição.

      Não estamos em guerra nenhuma. Em primeiro lugar o Militar deve prezar pela vida de seus companheiros e a dele mesmo; em segundo, só o manual dessa Viatura custa uma fortuna, imagina o conserto…não estamos nadando em dinheiro.

      Acidentes acontecem, sim, mas a maioria poderia ser evitados com Mais Profissionalismo.

  2. Meu irmao! Vou te falar uma coisa! 99% dos acidentes jo Exército sao por inprudencia(excesso de velocidade)e impericia( esta quando o piruao resolve assumir a viatura)! E pessimos gestores de frota(s4 bizonho) e comandantes bonzinhos! Eu responsabilizava militar ate por rasgar o pneu! Imagina por um acidente… sai pra la jacare!Rss

    1. Aimda bem que vc não fez eceme e não vai comandar unidade nenhuma, Apenas ser jogado em uma seç em CMA.

      Material se perde mesmo, servidor público não é seguradora da uniao federal, se quer seguro contrate na POUPEX.

      Mania dessas pessoas de achar que militar é apolice de seguro… por isso ninguém usa equipamento nenhum, tudo guardado aguardando a obsolescência, coisa do exército de suriname patrimonialista…

      Vai alugar a pistola, major.

      1. Material nao se perde! Se trata com “carinho”! E por isso que ganhamos um monte de blindados da 1ª guerra do Golfo e otimo estado de conservacao! E pq em pais desenvolvido nao tenos ignorantes como vc! Infelizmente nossa força esta cheio! Este seu comentario nao condiz com as legislacoes castrence e nem com as boas praticas de gestao publica! Este acidente e um absurdo! Espero que role muita punicao e imputacao de dano ao erario!

        1. Seu leão de teclado para de falar besteira. O evento ocorreu durante emprego tático e sem culpa formada em relação aos militares diretamente envolvidos, o que é comum em operações. A prioridade é preocupação nesse momento é com a integridade física do pessoal, a higidez da tropa, viatura foi comprada e construida para ser usada nas condições mais adversas e se capotou durante emprego normal preservando os ocupantes, o material cumpriu a finalidade, salvou vidas.

          Há um comandante e respectiva equipe no terreno em condições de resolverem o que tiver que ser resolvido mantendo a missão, inclusive em ligação direta com o Escalão Superior. Suas ilações são dispensáveis.

          1. Sao os oficiais do powpow
            Da formatura
            Da inspecao da faxina
            Da viatura cagada de oleo queimado para 7 de setembro.
            Exercito de fantasias.
            Eles mesmos nunca viram acao real
            Alugam arma no estande
            Dai essa mentalidade tacanha

          2. Parece que vc estava no evento! No minimo na Coordenação! O que vc chama de emprego tatico? Fazendo reconhecimento? Uma patrulha do GE ultrapassando a outra em alta velhocidade? Essas tecnicas devem ser utilizadas somente quando as Gu ja estiverem muito bem adestradas. O que nao no caso concreto. Essas viaturas recem chegaram na OM, na vdd no proprio Exército trm menos de um ano de utilizacao! Inclusive essas tecnicas tem que ser revistas em funcao do material. Coloca ma mao de um aspira ou tenente bobao, que acha que sabe muito! E um S3 Omisso da nisso! Não ha justificativa para capotar uma viatura dessas! Acompanhei muitos fiascos com o guarani, ate culpa na viatura queriam colocar! Higidez. Da tropa e o caralho! Não da responsabilidade direito pra Sd, depois jo proximo ano ele vai embora o dano ao erario fica assim como os problemas administrativos!

          3. Só complemetando! Da uma lida no caderno de gerenciamento de riscos e coloca a pontuacao devida… (experiencia motorista, tipo de terreno, experiencia com o material…) no minimo vai dar “mitigar”… open your head

          4. suposto MajCav, desenhando para você:

            “O Centro de Comunicação Social do Exército informa que no dia 28 de fevereiro uma viatura blindada multitarefa Guaicurus, do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizada, sofreu um acidente e capotou por volta das 14h40. Não houve vítimas ou feridos graves. As causas e circunstâncias dos acidentes estão sendo apuradas. O acidente não tem relação com os acontecimentos ocorridos nos países vizinhos”, diz a instituição. RADAR(veja)

            “Não houve vítimas ou feridos graves. As causas e circunstâncias dos acidentes estão sendo apuradas.”

            Pela característica da sua escrita, que projeta traços preocupantes da sua personalidade, nem desenhando você entenderá.

        2. Kkkkkk
          Olha umas fotos da guerra do vietnam, os americanos johando os helicopteros “sapão” 0km no mar… procura no google

          Alias olha a retirada do afeganistao kkkkkkkkkk deixaram mais que todo o patrimonio desses exércitos de republiquetas como o nosso… isso é atividade operacional!

          Se tivesse vc lá ia abrir uma sindicancia hahaahaha

          É que vc so pensa nisso: estático com o pneu pretinho para a formatura.
          Aí, que rico!

  3. Tem que fazer pagar ate o ultimo centavo! Sugiro inclusive instaurar Tomadas de Contas Especiais para inclusive responsabilizar sindicantes que tentam acobertar esses incompetentes! E um absurdo sem tamanho!

  4. Quero ver responsabilizar os que escolheram essas viaturas guaicurus e guarani. Que não prestam pra nada e custaram uma fortuna. E ainda custam pela sua manutenção.

    1. Cara! Tu nao sabe de nada! Vc so sabe criticar! E so um pobre coitado! Só fala em custo! Qual pais desenvolvido no mundo fica com seu pensamento? Nenhum! Nem os que vc admira! Vc nao sabe trocar a resistencia de um chuveiro como vai poder galar sobre um sistema de armas. Volta para o seu mundo insignificante!

      1. “So fala em custo”
        Falando alguem que fica dizendo de preco de viatura e sindicancia para cobrar.

        Sim, somos um pais miseravel, que nao luta guerra, que tem um exercito bancado por uma populacao miseravel, que compra essas viaturas rolha apenas para desfile de 7 de setembro e formatura.

        Estamos no vermelho em 237 vi.

        Olha major volta para seu mundo, essas paredes vermelhas desse rcb cheio de blindado velho, nao venha opinar em assuntos de economia, vc nao foi qualificado para isso, ta passando vergonha

    2. Você nao faz ideia do que gera um projeto dessa magnitude, em termos de emprego decente, desenvolvimento de tecnologia e solucoes… visite 7 lagoas. Pergunte se querem que a iveco la encerre as Produções! Tu e muito ze!

      1. Emprego é com o MTE.
        Pra gerar emprego para algo inútil já temos nossos recrutas de cavalaria, experts em carpina e pintura de parede mofada.
        O fato de uma contratação pública gerar empregos é uma consequencia, seu propósito é obter a proposta mais vantajosa… esse produto (guarani) capota dentro do autódromo de interlagos, os responsáveis por esse projeto estão todos agarrados no TCU caso vc nao saiba, pelo visto os auditores não concordam contigo, e eles que tem a caneta

        1. Como disse para outro ze aqui! Se continuar com este pensamento seu auge sera ser motorista de aplicativo! Que mane TCU! Recomendações do TCU sempre existirao, mas esquece isso rapaz, ate nosso presidente e a favor destes grandes projetos! Ele que todos demonizam! Ninguém pensa pequeno como vc!

          1. Recomendacao do TCU?
            Pelo visto vc fala muito sobre tudo, mas sem saber de nada.
            Nao tem ideia dos problemas do guarani, nem da auditoria dele…
            Definitivamente nao.
            Nao tem ideia de como esse projeto foi problematico.
            Ouviu o galo cantar e apenas isso

  5. O motorista, provavelmente OfSupCav desmaiou ao volante depois de ouvir pelo rádio a frase “PF”, na verdade era o rancheiro anunciando o cardápio do almoço. Infelizmente a síncope estrelar resultou no capotamento do veículo.

    Diante desse fato o Comandante determinou em NGA a proibição do emprego da sigla “PF” na rede rádio, mensagens dessa natureza devem ser transmitida por extenso – Prato Feito. Após sindicância sumária o rancheiro foi punido por induzir o menino ao desmaio, onde já se viu tamanha ousadia.

    O centro de doutrina instituiu grupo de trabalho para difundir e ministrar instruções a todo efetivo sobre a mais nova técnica de combate psicológico, o desmaio tático individual e o desmaio tático veicular, de uso vedado a praças por não possuírem o refinamento fleumático necessário.

      1. O boletim das baias informa que o personagem MajCav, o estrategista, cientista, que é mundialmente conhecido como Pablo Marçal Castrense, sigla MajCav-PMVO (Pablo Marçal verde-Oliva), esse mesmo que opina sobre tudo aqui no blog, só não resolve nada, foi escolhido para implementar essa nova doutrina de desmaio. Ele é fera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo