Armada Boliviana tem quase 200 anos de existência
Guilherme Tagiaroli
A Bolívia faz fronteira com Peru, Brasil, Paraguai, Chile e Argentina. Nenhuma parte do seu território é banhada pelo mar. Mesmo assim, o país tem uma Marinha com mais de uma centena de embarcações. O que explica isso?
O que aconteceu?
Razões históricas explicam o motivo de a Bolívia ter Marinha.
A Marinha da Bolívia (chamada de Armada Boliviana) existe desde 1826 e, portanto, tem quase 200 anos de existência.
A Bolívia perdeu o acesso ao Oceano Pacífico após a Batalha de Calama contra o Chile, em 1879. A área pertencia à Bolívia, inclusive com parte do deserto do Atacama, que foi anexada ao Chile, marcando o “fechamento” do país para o mar.

Imagem: Wikimedia
Mesmo assim, a Bolívia mantém sua Marinha com a esperança de que algum dia voltará a ter acesso ao mar.
O mote da força armada é “El mar nos pertenece por derecho, recuperarlo es nuestro deber” (O mar nos pertence por direito, recuperá-lo é nosso dever, na tradução).
Em 2013, a Bolívia recorreu ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (Holanda), para tentar recuperar parte do mar que fora incorporado pelo Chile. No entanto, a corte rejeitou os argumentos da Bolívia, em 2018.
Mas o que faz a Marinha da Bolívia sem mar?
A missão da Marinha da Bolívia é “administrar e proteger os interesses marítimos, fluviais, lacustres e da marina mercante”.
Ao todo, a Armada Boliviana tem 5.000 pessoas e 173 embarcações, de acordo com o site Global Fire Power, que compila dados militares. Segundo o levantamento, isso coloca o país sem mar em 19º no ranking – à frente do Brasil. Já o Diretório Mundial de Navios de Guerra Militares Modernos (WDMMW) não lista a Bolívia entre os 39 países de seu levantamento.
Na prática, eles monitoram os lagos do país, tanto na região amazônica, como o Titicaca, considerado um dos maiores lagos da América do Sul, na fronteira com o Peru. Além disso, combatem tráfico de drogas, entregam medicamentos em situações de emergência e ajudam na resposta a desastres.

Respostas de 10
O comunismo ronda a América do sul
O Brasil tem “justiça” e não funciona, é praticamente algo parecido.
Pergunta para 1 bonsonarista o que é Comunismo
ELES NÃO SABEM O SIGNIFICADO
Não precisa saber, basta pesquisar como foi a experiência nos Países onde essa Bosta foi implantada, Pergunta a todos as pessoas que se dizem Comunistas se elas querem morar lá ? Nenhum deles quer morar na Coréia do Norte, Cuba ou Venezuela.
Em todos os anos do PT, nem um único carrinho de cachorro quente foi estatizado. Já nos anos governados pelos militares, na ditadura, não tínhamos direitos e liberdade, justamente o que eles pregam que defendem hoje!? Depois da volta da excrementa direita ensaiaram um novo golpe, pra perpetuar no poder, desconsiderando a vontade so povo. O bolsonarismo é doença e mata.
Petista tudo bandido hipócrita
Eu sei, é aquele país onde você, artistas e políticos de esquerda querem morar
Pergunta a um jumento o que é picanha kkkk
Kkkk não vejo nenhum comunista ir morar em cuba onde tão passando fome, e o presidente do PCC toda semana envia toneladas de comida pra lá e o Brasil que fique a deriva kkkkkkkkkkk vai piorar muito ainda
O Brasil não tem ministério da justiça ⚖️? Então…