Proposta prevê quarentena que pode chegar a 5 anos para militares e policiais que quiserem participar de disputas eleitorais
A discussão do novo Código Eleitoral no Senado acendeu um sinal de alerta para integrantes da oposição. O texto apresentado nesta quinta-feira (29) pelo relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB – PI), manteve – por hora – a previsão de uma quarentena para militares que queiram entrar na disputa eleitoral.
Para lideranças que participaram da apresentação da proposta, as regras dificultam as candidaturas desse grupo específico, já que impõe um prazo, considerado longo, de afastamento de cargos.
Na Câmara, o trecho sobre militares dividiu parlamentares e entrou no texto após intensas discussões em plenário. O prazo de afastamento das funções seria de 5 anos, mesmo período do novo mandato proposto para a presidência da República.
Além de militares, magistrados e integrantes do Ministério Público também seriam submetidos às mesmas regras. As mudanças incluem Policiais Militares.
Para senadores da oposição, se aprovado, o novo modelo seria ainda mais “duro” que as propostas da PEC dos Militares, também em tramitação no Senado.
Articulada pelo governo para tentar despolitizar as Forças Armadas, a medida obriga integrantes das Forças Armadas a passarem para a reserva caso queiram ser candidatos em disputas eleitorais.
Durante a reunião de [ontem], governistas voltaram a defender que o Congresso se movimente para evitar que militares “levem a política para dentro dos quarteis”.
Lideranças ouvidas pela reportagem afirmam que o cenário atual é de unificação das duas propostas em um único texto. A avaliação é de que é preciso evitar a pulverização do debate, considerado polêmico.
CNN BRASIL – Edição: Montedo.com
7 respostas
….pois é….começou a respingar!!
Vão “botar” nas Forças de segurança públicas!!!
Bota no mesmo balaio os demais servidores públicos inclusive professores universitários!!!
Infelizmente, senão fizer isso, será o fim das Forças Armadas. Que como instituição tem que ser apolítica e órgão de estado. Por isso, todos os generais do Alto Comando que permitiram que houvesse essa politização das Forças Armadas tem que ser responsabilizados penalmente, pois permitiram que a politica entrasse dentro dos quartéis. Para se ter uma ideia, há uns 20 anos atras um sargento de comandante da guarda tomou 4 dias pelo fato de ter permitido um carro com outro militar, entrasse dentro do quartel para pegar um documento, e de fato, entre entrada e saída não duraram nem 10 minutos. Mas o carro, estava adesivado com a propaganda de um politico. Em 2022, dentro do estacionamento de vários quarteis, militares com adesivo de campanha do Bolsonaro, entravam, ficavam estacionados dentro dos quarteis em horário de expediente, sem nenhum problema. E para finalizar, juízes, promotores, e militares das Policias Militares, se utilizam do carga/função para se promoverem perante a população e depois se lançarem na vida publica, sem nenhuma quarentena.
Quer despolitizar? Da uma remuneracao boa para as FA
Tudo um monte de baboseiras….
A politização está dessa maneira pois o salário pago aos militares é vergonhoso!!
Salário de fome!!!
Absurdo dos absurdos!!
Olhem os salários das PMs!!! Salários Dignos….soldados com salários próximos a 10k!!!
Cadê os Motins???
ACABARAM!!
NÃO SE HOUVE MAIS!!!
Pagando salários decentes a politização sai pela outra porta pois ninguém vai querer se meter com essa Podridão!!
Agora enquanto o governo federal pagar estes salários de miséria….sim…a politização será cada vez maior e não vai adiantar nenhum tipo de PEC….será cada vez pior e mais perigoso!!!
O culpado do militar não poder se candidatar mais, sem no entanto, ser obrigado a ir para a Reserva – remunerada ou não – é o bozonaro que já tem garantido seus proventos, contudo inelegível e os bozolóides, sim são esses que ferraram todos os demais e ainda reclamam dos efeitos deletérios de suas sanas golpistas. Quando aqui alguém defender bozonaro, lembrem-se são esses que vedaram sua capacidade eleitoral passiva.
As Instituições Públicas, Com As Forças Armadas São Utilizadas Com Trampolim Para Se Destacarem No Cenário Político Utilizando Seus Títulos Conseguidos A Custa Da União.
As outras instituições não? Fala sério!