Valor pago a generais de pijama e suas pensionistas é 40 vezes maior que os gastos com generais da ativa

Valor gasto para remunerar 13.000 generais e seus herdeiros é praticamente igual ao que se paga a 100 mil soldados e cabos

Os privilégios nas Forças Armadas

Nelson Gonçalves *

As Forças Armadas contam com 360 generais na ativa e 5.054 aposentados. Entre eles estão o general Augusto Heleno e o general Eduardo Pazuello. Salários em torno de R$ 40 mil. Os exércitos britânicos e de Israel, que tem combatido nos principais conflitos mundiais, possuem menos generais. Na Inglaterra são 61 e Israel apenas 21.

Proporcionalmente ao tamanho da tropa, o Brasil tem mais generais do que os EUA, a principal potência bélica do mundo. Enquanto um general dos EUA comanda 1.700 militares a proporção no Brasil é de um general para cada grupo de 1.200 comandados.

E para cada general brasileiro, há 24 aposentados ou na reserva. E não para aí. Além desses generais de pijama, há mais de 8.000 herdeiras de generais que já morreram. E elas continuam recebendo eternamente os soldos dos pais ou dos maridos. Gasta-se mais com generais inativos e seus herdeiros do que com generais que vestem farda todo dia.

As aposentadorias por pensões dos 13.000 generais de pijama, filhas e viúvas de generais mortos custaram 3,7 bilhões de reais em 2022. Foram 40 vezes mais do que o custo dos generais da ativa.

Os privilégios são concentrados no topo da carreira militar. O valor que se gasta para remunerar 13.000 generais e seus herdeiros é praticamente igual ao que se paga a 100 mil soldados e cabos. Além de ganharem muito menos, são poucos herdeiros dessa classe que recebem pensões.

Em 2022, o governo gastou quase três vezes mais com militares e seus herdeiros do que com professores e com médicos. As Forças Armadas estão inchadas, enquanto nas valorosas Polícias Militares falta gente no efetivo. A PM de São Paulo, a maior do país, o efetivo não chega a 95 mil integrantes. Só no Exército são quase 250 mil na ativa.

As pensões militares começaram a ser pagas em 1939 aos sobreviventes da Guerra do Paraguai e suas viúvas. Pouco depois as filhas começaram a herdar pensões das mães que morriam. Em 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, finalmente cortou-se o benefício. Mas só para quem entrou nas Forças Armadas a partir daquele ano. Numa entrevista para a rádio CBN, Fernando Henrique, que tem pai, avô e bisavô como generais, revelou que sua irmã mais velha nunca formalizou casamento para poder receber a pensão do pai.

O Ministério da Fazenda estima que vamos pagar essa conta até 2096.
* Jornalista em São José do Rio Preto

DIÁRIO DA REGIÃO  – Edição: Montedo.com

24 respostas

  1. Essa reportagem carece de dados confiáveis, pois não especifica as fontes dessas assertivas, faz comparações estranhas (40 vezes?) e depois faz paralelo com forças auxiliares que hoje pagam melhor que as FFAA. Enfim, muito ruim.

    O problema é o estrago que faz. É igual a bolha bolsonarista, um bobão fala bobagem na bolha das redes sociais deles e ninguém constesta e, de tanto repetir (viralizar), vira verdade na cabeça deles e muita gente que se julga esclarecida.

    Daqui a pouco vamos ter que nos explicar pelas “informações” desse reporter. Se o serviço de comunicação não agir rapidamente, vamos pagar caro.

    1. Com certeza carece de dados, porem algo que me intriga a bastante tempo é a Omissão dos militares atuais em tomar certas decisões que impactarão o futuro das forças armadas, ex: cmt do eb deveria propor promover menos generais, em razão do deficit previdenciario. Nessa mesma linha de raciocionio a quantidade de temporario ainda está baixa no eb, temos apenas 50% dos praças e dos oficiais a proporção é ainda menor 40 ou é 30% se não me falhe a memoria. Moral da historia, ou nós mesmos corrigimos nossa casa, ou vem outro que não conhece nada e corrige.

    2. O cabra vai para reserva aos 48 anos.
      Todo ano forma 450 na aman, ainda tem ime, Esaex, esSau…
      Uns 650

      A expectativa de vida é quase 80 anos.

      Depois, passa o bastão para a filha aposentada, mais uns 40 anos ai na conta da união.

      80 + 40 – 48 = 72. 72 anos pagando inativos para 30 anos de atividade, dos quais 9 em escolas estudando.

      62 anos x 700… um numero aproximado (aproximado, estamos falando em expectativa de vida media, alguns morrem antes)

      Generais da ativa: 148

      Viu como é discrepante? Isso pq coronel é promovido até por antiguidade, e até a MP do mal todos pegaram posto acima.

      Companheiro… não precisa de cálculo nenhum. É simplesmente imoral uma brasileira nascer aposentada e paga com recursos da LOA.

      Vc levaria sua filha para almoçar no rancho todo dia? O povo brasileiro, que paga o rancho, aceitaria numa boa?

      Pois é. Não é o 1,5% que banca os 100% por 40 anos de sobrevida da filha… É dinheiro PUBLICO! Veja a execução orçamentária.

      1. As suas contas estão melhores do que a do articulista. Porém, apesar de estarem corretas, estão desatualizadas, pois há 23 anos houve uma estancada desses privilégios. Os que permaneceram é por que houve respeito ao direito adquirido. Então não há porque chorar, como você está fazendo.

        Concordo contigo sobre a contagem do tempo de escola, um absurdo, deveria acabar. Além disso, Hoje, não são mais 30 anos, são 35 anos. É bom que você saiva que a expectativa de vida do homem brasileiro é 75,5 anos, o que quer dizer que a criança que nasce HOJE poderá alcançar essa idade daqui a 75,5 anos, mas os estão morrendo hoje, e no passado, nunca foi nem 70 anos. Portanto, menos, por favor. Perde a razão por pouco.

        Deve-se entender que, apesar de sermos cidadãos, somos tratados com de segunda catergoria. Como assim?
        Vários direitos que um cidadão civil comum tem nós não temos, tais como, não ter representantes de classe profissional, ninguém nos defende. Os Comandantes são políticos, não temos um sindicato para nos representar. Não podemos nos organizar, podendo ser considerado um motim. Não participamos politicamente de nada, só temos direito de trabalhar em quartel, sem poder aparecer.
        Não teremos mais representantes efetivos dentro congresso, pois estão criando impedimento legal.
        E que dizer de direitos trabalhistas? Depois de trabalhar a semana toda, muitas vezes de serão não remunerado, tirar-se serviço de 24 horas sem descanso para nova jornada no dia seguinte, sem paralelo nos direitos civis.
        E o que dizer do abuso moral e profissional? Vai reclamar com quem? Exemplo, se você for médico ou engenheiro, se mandarem tomar conta da garagem, com quem eles irão reclamar? “Militar cumpre o que mandam”. Poderia continuar mostrando muitas diferenças, porque somos diferentes.

        Meu amigo, falar da vida militar, separando somente as “benesses” e esquecendo que temos muuuuitas diferenças, não é honesto.

        1. So um detalhe a expectativa de vida é atual, não da geração recém nascida.
          É calculada com base nos óbitos, não nos nascimentos, então diz respeito a geração idosa atual.

          A “estancada” realmente foi só isso, um estanque a uma sangria, mas ela continua produzindo efeitos.

          Tem filha que nem nasceu ainda e terá esse benefício…

  2. Ou mexemos na pensão das filhas aposentadas nós mesmos, ou o paisano mexe na nossa previdência por nós.

    A teta secou, para a ativa ficou só 5 anos a mais, sem anuenio, sem posto acima, e se vacilar vai pro INSS.

    Subir essa alíquota urgentemente e simplesmente extinguir o benefício para quem ainda tem só expectativa de direito.

    1,5% é piada.

  3. Reportagem pode estar certa quanta a quantidade de pijamas, mas errou na questão das filhas, mesmo casadas, continuam a receber pensão. O limite no caso seria o teto do funcionalismo, 44 mil. Ja tentaram uma vez cortar isso, mas ficou como direito adquirido.

  4. Isso aí é reflexo da pensão paga para as filhas de Generais. Elas nascem já aposentadas, recebem salário de general sem precisar trabalhar, são verdadeiras marajás!

    1. Nao, ngm fala nada.
      Primeiro pq nao existem.
      Segundo pq eles ganham teto do inss
      Terceiro pq as filhas deles nao nascem aposentadas, nem os pais se aposentam aos 14 anos.
      Quarto e mais importante: temos 573 parlamentares e 220 mil militares ativos, agora imagina os inativos e as filhas pensionistas.

      Então ngm fala.

      De uma vez por todas: entenda que juizes e politicos seguem a MESMA REGRA DO INSS: 65 anos de idade, 35 anos de contribuicao, teto do inss.

      A filha nao nasce aposentada.
      E eles nao sao quase 1 milhao de aposentados.

      Entendeu?

  5. O maior absurdo, e ter num exercito Em que a ultima guerra Que participou foi ha mais de 70 anos, a quantidade de general na ativa que seja Proporcionalmente maior que o exercito americano.

  6. Frase que ouvi de um camarada inteligente. Não esses que pensam em 73 por cento do cHQAO, mínimo de Sten etc. Olha a frase: Melhor sair agora com pouco, do lá na frente com Nada. Traduzindo para o pessoal que não lê e não entende. Nesse atual momento nossa proteção social está sendo questionada. Os caras lá em cima são vendilhões. Não irão nos defender. Se bobear vamos pro Regime Geral. Já perdemos quase tudo. Pelos próximos governos e pelo andar da carruagem, aumento? Esquece! Cara novo no outro dia mete o currículo de baixo do sovaco e vamos correr atrás da diferença entre o tal do Soldo de Sten. Agora se o cara quer ficar coçando os caroços aí não tem jeito. Tem poder quem age. Boa semana para todos!

  7. O povo brasileiro que Banca todo esse descalabro financeiro perdeu a condição de se indignar com tamanha patifaria. Aí vem um Senador e propõe acabar com a Farra da morte ficta e aposentadoria compulsória e, Ninguém Quer saber das ideias e sim de que partido ele é…o brasileiro virou torcedor do partido do flamengo ou do partido do fluminense, nada mais interessa é só paixão. Torcedor sai pra trabalhar na segunda bem cedo sem café da manhã ou com um café preto e um pãozinho com bha, mas feliz. E quando os jogadores, paixão pura pelo Vil metal…”somos profissionais…” , estamos perdidos.

  8. Antes se Tudo, o Governo deveria colocar em Prática alguma medida para devolver os 1,5% do povo e assim acabar com essa teratologia de pensão para filhas sadias, Também nesta esteira, acabar com proventos a militares condenados e expulsos e jogá-los no RGPS para continuar trabalhando e contribuindo nenhum militar aguenta (somente os “bobinhos” e nem o povo pagar essas imoralidades. Por fim, ajustes nos fundos de saúde, cancelando sogro, sogra, pai, mãe, cachorro, etc, já está ficando difícil manter o atendimento diante dessas dependências esdrúxulas que saem dos nossos bolsos.

  9. Que absurdo isso e graças ao governo do ‘mito” que foi generoso com os estamentos superiores e ferrou com os praças QEs, QESa e suas pensionistas. Não é atoa que o MD não quer nem saber de ajudar os Sgts QEs só pensam no seu umbigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo