Internautas atacam Exército nas redes após prisões: ‘Tirem a mão da bandeira’

Imagem postada por internauta comparando o Exército na Segunda Guerra e em 2023 Imagem: Reprodução/X

Como já virou rotina, apoiadores do golpe militar frustrados com o Exército após a eleição de Lula em 2022 atacaram a instituição nas redes sociais. Eles fizeram comentários depreciativos, em postagens recentes no perfil do Exército.

Carlos Madeiro

Desde de [quinta-feira(8)], após a operação da PF que investiga se houve tentativa de golpe em 2022, mais de 6 mil comentários foram feitos somente no Instagram em duas postagens, com ampla maioria criticando a instituição.

Muitos apoiadores de um golpe de Estado criticaram a foto da bandeira do Brasil que é segurada por militares.

A postagem da quarta-feira (7) à noite foi uma menção à Operação Ágata Fronteira Oeste 2, realizada em parceria com o Exército do Paraguai.

Tirem vossa [sic] mão da Bandeira. Vcs mancharam nossa bandeira com sangue de patriota.Comentário de internauta, com 1,8 mil curtidas até as 14h

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Exército Brasileiro (@exercito_oficial)

Ainda nos comentários, vários internautas acusam o Exército de “se aliar” ao presidente Lula e criticam a falta de ação dos militares contra o atual governo.

Nos bastidores do Exército, o comentário é que antes a instituição sofria críticas da esquerda, e agora sofre também da direita, segundo apurou o UOL.

Veja alguns comentários:

  • Braço esquerdo mão petista.
  • Perdeu completamente a credibilidade? Seus chefes dobraram os joelhos para o Lula.
  • O crédito do exército brasileiro está igual ao presidente, sem credibilidade nenhuma, traiu a nação.
  • Os inimigos que vcs deveriam combater não estão além das fronteiras, pelo contrário, estão no centro político do Brasil.

Mais ofensas

No X (antigo Twitter), os comentários feitos nas duas postagens publicadas hoje também tiveram tom crítico, e muitos focaram nos militares que foram alvo da operação da PF, sem uma “reação” do Exército.

Ataques vêm desde a posse

Desde a posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023, internautas que defendiam que o Exército tomasse o poder criticam a postura da instituição em postagens da instituição nas redes sociais.

Até a véspera da posse, havia várias teorias da conspiração de que as Forças Armadas estavam planejando não permitir que Lula assumisse o cargo. A inação do Exército foi considerada pelo grupo que se autointitula de “patriotas” de “traição.”

Com a posse confirmada, uma publicação do Exército no X com um “toque de alvorada” —que anuncia um novo dia, um novo momento— revoltou os golpistas que ainda esperavam a continuidade de Jair Bolsonaro a a assunção de um outro militar ao posto de presidente.

Desde então, vários momentos os internautas despejaram suas mágoas nos comentários, especialmente em momentos mais turbulentos, como a operação contra Bolsonaro no caso da falsificação do cartão de vacina e nas comemorações do 7 de setembro.

UOL – Edição: Montedo.com

59 respostas

  1. Existe uma parcela de fanáticos, que apoiaram o derrotado nas eleições, do mesmo nível dos seguidores do falecido pastor Jim Jones. são esses desequilibrados e mentalmente transtornados, que denigrem a imagem da instituição.

  2. Nas investigações sobre esses canalhas golpistas que queriam destruir o amado Brasil, já surgiu a informação de que militares BRASILEIROS E REALMENTE PATRIOTAS avisaram algumas autoridades de que havia sim um grupo de bandidos que tentariam se Apossar dos poderes políticos da nossa nação. Agora com esses verdadeiros militares brasileiros em cargos de comando e chefia, deverá haver uma limpeza nas ffaa e os patifes traidores do grande Brasil deverão ser expulsos das ffaa, processados e colocados em jaulas por no Mínimo 30 anos. São canalhas indignos de usarem Fardas das nossas ffaa e ainda por cima perceberem salários, pagos pelos trabalhadores verdadeiramente brasileiros. CADEIA NESSES SUJOS indignos.

    1. É sim, foi a ABIN que avisou e fez o relatório culpando o bozo. Pode ver, saiu até no G1. E os bandidos foram advogados do PCC, do PT e do Cesare Battisti.

  3. Esses dois desenhos representam muito bem as atitudes da maioria dos nossos “líderes”.

    Nas situações de “cntp” (condições normais de temperatura e pressão) são leões, aguerridos iguais à representação do desenho da esquerda. Especialmente contra praças.

    Mas em situações de pressão, que fogem à normalidade, e quando suas carreiras e zonas de conforto estão em jogo, reagem como o personagem do desenho à direita.

    Já flagrei muito essas situações. Já vi major travar literalmente, travar mesmo, sem nenhuma reação, colapsar; já vi capitão chorar copiosamente feito criança; já vi coronel se tremendo todo (tremendo literalmente à olhos vistos) com a simples informação de uma notícia de fato do MPM que o envolvia).

    Quem fez os desenhos retratou fielmente o estado psicológicos desses militares em situações adversas.

      1. E só complementando: quando disse que o desenho da esquerda representava os “leões” do dia a dia, fiz isso num sentido metafórico.

        O desenho, claro, mostra militares combatentes da “cobra vai fumar”, a FEB.

        Você foi tão “jumento” que não soube ler e interpretar a minha comparação.

        Bizu: leia umas 3 vezes antes de querer criticar algo.

        1. Vc nem sabe porque a cobra fumou. Aprenda a escrever se queres dar algum pitaco. Isso aqui não é um site de adivinhações. Tem um monte de canalhas babões de Mullah aqui fazendo proselitismo defendendo o fim de suas liberdades, controle de redes sociais, prisões arbitrárias, perseguição politica, desmonetização de blogs, bloqueios de contas bancárias e muito mais.

    1. Tomamos Cloroquina e ivermectina. Muitos que deixaram de comentar aqui já devem ter recebido a visita do mal súbito. Já as visitas da PF têm data e hora para acabar.

    1. Cara, não é questão de ser Lula ou não. Trata-se da tentativa de golpe orquestrada pelo ex presidente e um grupo de militares acéfalos, com apoio de civis extremistas de pouca leitura e visão curta. Deixe a ideologia de lado.

      1. kkkkk… 5 anos de perseguição ao Bozo e nada colou até agora. Mas estou na torcida para que o prendam. Vamos ver quantos sairão às ruas para comemorar.

      2. Vc Deve ter sido vit de uma lava cerebral. Golpe sem armas, Exército, fuzil …..Só na sua Cabecinha. Golpe quem deu no povo sao os dialig cabulo….vem morar no rio e ter de pagar para Melícias e cv, cpx pedagio semana.

  4. Não precisa ser lula. Mas não vi ninguém aqui contrapor quem fez + pelas forças armadas? FHC, Collor, Itamar Franco, Bolsonaro, lula?? Vão se informar quem falou que qualquer um é melhor que o Lula isso??? Quando não se tem conhecimento suficiente de Saber o que é verdade e mentira,mas depois do Bolsonaristas terem implantado o gabinete do ódio e das Fakes. Mas porque qualquer um é melhor que lula? Lula teu aumento as forças armadas. Sim teu parcelado e teu a inflamação sempre que deve no governo dele e aí não pode pegar as inflações dos outros governos que não terem nada as forças armadas. Quem desses investiu + nas forças armadas??? Por isso digo o pior cego não é que não enxerga e sim que os fatos estão na frente do nariz mas se recusa enxergar a verdade. Porque para muitos a moeda tem só um lado e nunca olham o outro lado. Não preciso gostar do fulano ou do partido A ou B. Mas preciso pelo menos enxergar a verdade e a verdade tem ser dita. Simples assim.

    1. Acho que quem comenta aqui não existia na face terrena entre 2007 e anos seguintes, se apegam a bandidos que tem em todo os governos. Não gosto do nine e do PT, todavia detesto o outro (não nominarei), no entanto devo me quedar que o governo do nine e da Dilma do vento foram os governos que mais tivemos reajustes ou recomposição de vencimentos/proventos, mesmo que de forma parcelada.

    2. Abra os olhos, por favor. O país não se resume às Forças Armadas.
      Sujeito e seus ‘cumpanheros’ afundaram o País na lama da corrupção por anos, e leio aqui comentários do tipo: mas ele foi bom para as Forças Armadas; deu aumento; comprou viaturas novas, blablablá.
      Excelente.
      Mas tem muita coisa feia que essa turma fez e que o povo esqueceu rapidinho.

  5. Bando de covardes, pois as FFAA cumpriram o seu dever de não tomar partido em um golpe de Estado fugindo de sua destinação constitucional e tudo por conta de um ex-militar com a extensa folha corrida de transgressões contra a disciplina e hierarquia militares, o qual não foi expulso por condescendência de alguém.

    1. Desculpe, mas você está iludido. vamos ser sinceros, se eles estavam ao lado do Jair é porque tinham simpatia pelo golpe. não quer dizer que todos achavam que seria sustententável um governo golpista, principalmente se os EUA não apoiassem.

      Os Generais do Jair eram, sim, potenciais golpistas, só que viram que não seriam felizes sem o fundamental apoio internacional.

      Dizer que as FFAA salvaram o país, ou que os Generais eram contra o golpe, é muita ingenuidade. O germe do golpe de direita dentro das FFAA existe, e se mantém.

      Na minha opinião, esse é o maior problema da instabilidade do país, a formação política social dos militares dentro das escolas militares. Vivem fabricando golpistas, quando deveriam formar profissionais militares compromissados com o regime escolhido pelo povo brasileiro.

        1. recomendo a leitura da lei maior do país, a Constituição, lá você encontrará o conjunto de regras que todos devem cumprir no nosso território.

          Segue um bônus, com créditos da Oxford Languages.
          “regime”
          substantivo masculino
          1. conjunto de regras ou de disposições legais; regimento.
          “r. jurídico”

          2. ação ou maneira de reger, de governar.

  6. O embuste acabou, simples assim.

    Qualquer zé mané já percebeu que as FFAA são inúteis no Brasil.

    Esse povo nunca vai ter coragem de se envolver numa guerra. O negócio deles é só mamar nas tetas do erário público enquanto esperam a aposentadoria. A isso chamam ser instituição de estado, mas não passam De funcionários públicos Fardados.

    1. E não esqueça que a grande maioria dos oficiais que partiram para a guerra eram temporários, eu tenho um livro em casa falando isso. Os oficiais da AMÃE deram um jeito de “baixar”.

  7. Na segunda guerra e como sempre quem está na frente de batalha são os praças. Por isso são chsmadis de “Pracinhas”. Vc já ouviu falarm em ofivial na frente de batalha?

    1. Ahahahahah! Verdade! Em combate, quem realmente estará na frente será os praças….sobtenentes, sargentos, cabos e soldados. Esses fdp se preservam….uns aos outros….

    2. Uma dúvida me surgiu agora:
      Eu posso ser acusado de estupro pelo fato de escrever numa folha de papel um “plano” para “traçar” minha vizinha?

      1. Não seria, mas se você e seu amigo fizerem tal plano cometeria crime sim, daí pense mais um pouco qual seria? Pense mais um pouco se seu neurônios ainda funcionarem, imagine se ele pensasse em golpe, não seria punível (antefactum impunível), todavia indo mais adiante passou para um papel, esse papel circulou, fomentou mais atos e culminou com ações e 08 janeiro de 2023. Se não tiver crime aí terei que queimar todos os livros, diplomas e doutrina e inclusive meu cérebro por estarem todos errados. Ao menos se inteirem antes de falar besteiras ou defender algo, assim não tem como debater.

        1. Meu caro:
          60 delações; 32 condenações;80 milhões em propina;mais de 3.000 evidências nos autos;5 X 0 no stj;3 X 0 no trf4;mensalão; petrolão;assalto aos fundos de pensão e você acha mais grave um papel com plano de golpe.
          É você quem deve procurar neurônios para raciocinar.

        2. Com a devida vênia “fomentou mais atos e culminou com ação e 08 de janeiro”, ora, eu não vi a publicação e circulação nas mídias sociais ou veículos de imprensa, intencionalmente ou não. Essa tal “minuta” se tornou pública agora.

  8. É muita burrice um cara dizer aí eu escrevi no papel eu posso ser culpado??! Lógico que não,mas se você tiver provas vídeos gravados , roubado jóias, desviado dinheiro e instigar nada redes sociais a dar um golpe e falar que os STF são canalhas e são do das facções e se tiver uma Abin paralela espionando os adversários políticos e até os próprios e se instiga e o povo org a rua e plantar Fakes atrás fake corre sério risco de ser banido na vida política e mofar na cadeia. Precisa desenhar para aquele que acha que é só um papel. Mas como dizem o pior cego não é que não enxerga e sim. Que vê tudo e se recusa a enxergar a verdade. Acho até já mudou as frase. Agora é assim. Os Bolsonaristas estão tão cegos diante dos fatos que estão enxergando menos ,que aqueles por ventura estão cegos.

    1. Caro anônimo, não é salutar chamar os outros de burros.
      Eu não concordo com nada que é incorreto, penso que a tentativa de golpe se for comprovada, deve receber a punição compatível.
      Fazendo uma analogia, 60 delações; 32 condenações;80 milhões em propina;mais de 3.000 evidências nos autos;5 X 0 no stj;3 X 0 no trf4;mensalão; petrolão;assalto aos fundos de pensão, renderam ao ladrão aproximadamente 1,5 anos de prisão, um papel com uma suposta tentativa de golpe deve render, no Máximo, detenção de um minuto.

  9. Se vc planejar uma tentativa de sequestro de um empresário, como o Abílio Diniz, e participar de uma REU para tratar do assunto vc vai em cana sim meu amigo!

  10. esqueceram de colocar no desenho um soldado soviético (comunista) que morreu combatendo o Nazismo e o Fascismo.

    número de mortos, na Segunda Guerra Mundial, de alguns países envolvidos no conflito.

    URSS. 17 000 000.
    Alemanha. 5 500 000.
    Polônia. 4 000 000. China. 2 200 000. Iugoslávia. 1 600 000. Japão. 1 500 000. França. 535 000. Itália. 450 000.

    Almanaque Abril, 1999.

    1. E no Brasil mais de 1,5 milhões de crimes violentos. São na maioria soldados do crime usados como escudeiros para defender seus chefes que gozam de impunidade, carrões, mansões, muito dinheiro enquanto quase 750 mil cumprem cadeia.

  11. Depois da Lei 13.954 no governo JB e o que fizeram para os Sgts QEs E Pensionistas para mim o exército não é mais o mesmo e os generais que auxiliavam Bolsonaro um bando de traíras não pensaram no todo conseguiram sim é dividir a tropa prejudicaram enormemente os praças, na realidade sempre fizeram isso só que
    não tão descaradamente, agora perderam o respeito pelos praças e pela sociedade triste agora estão de mimimi…

  12. Como os bolsinaristas e o gabinete do ódio são burro#$! Kkkk.

    A FEB foi para a Itália para justamente acabar com uma ditadura! E quando voltaram fizeram a mesma coisa com o ditador Getúlio Vargas e sua ditadura do estado Novo! Kkk! Esse pessoal é o mesmo que chama o eleitores do Lula de burro@# comedores de capim! Kkkkkkkk! Queriam q o eB dessem um golpe de estado para perpetuar o Bolsonaro e sua turma no poder! Kkk. Esse pessoal é Hilário! Kkk. Essa charge é uma comparação totalmente ilógica!

    Uma coisa q eu não entendo é o Castelo Branco ter aderido ao golpe em 1964! Ele lutou na Itália como tenente! Como q vc vai lutar contra una ditadura e anos mais tarde vc se torna “ditador”?!… lamentável! Prenderam o herói de guerra senhor brigadeiro Nero Moura e perseguiram o mesmo por não aderir ao golpe! Umas das questões q me fizeram a deixar as FA, não a principal! A principal foi colocar a minha família em primeiro lugar. Como q vc luta pela liberdade e depois ao bel prazer de alguns decidem q vc e um criminoso contra o estado por não concordar com eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo