Múcio ocupa o cargo também por conta de sua capacidade de interlocução com os militares
O ministro da Defesa, José Múcio, disse hoje que as Forças Armadas devem apoiar a decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou operação da Polícia Federal, que teve como alvos militares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Cabe às Forcas Armadas apoiarem a decisão da Justiça”, disse o ministro.
Múcio ocupa o cargo de ministro, em grande parte, por conta de sua capacidade de interlocução com os militares. E, vem atuando desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aproximar o petista da cúpula das Forças Armadas, em meio a desconfianças sobre a aproximação da caserna com o bolsonarismo.
O Comando do Exército foi avisado pela PF ontem, na véspera da operação, de que militares da ativa seriam alvos de buscas. Com esse procedimento, que é de praxe, as Forças podem mobilizar alguns de seus homens para ajudar no cumprimento de medidas judiciais.
A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação contra Bolsonaro e seus principais aliados – civis e militares – suspeitos de participar de uma tentativa de golpe de Estado para invalidar as eleições de 2022.
Todas as medidas foram autorizadas por Moraes. Segundo o Valor apurou, Jair Bolsonaro foi alvo de medida cautelar e teve que entregar o seu passaporte.
Foram presos de forma preventiva Filipe Martins ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel do Exército que também atuou como assessor do ex-presidente, e Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército.
Entre os alvos de mandados de busca e apreensão estão os generais Walter Braga Netto, que foi candidato a vice de Bolsonaro em 2022; Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Paulo Sergio Nogueira, ex-ministro da Defesa.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também teve endereços vasculhados pela PF. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma, que foi encontrada durante a busca executada pelos policiais federais em sua residência.
A PF batizou a operação de “Tempus Veritatis” e disse que o objetivo é apurar a existência de uma “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.
22 respostas
Bolsonaro acabou com a imagem do exército perante a sociedade. Como Of Gen e Sup se deixaram levar por uma ideia de golpe de estado em pleno século XXI. Hj entendo porque ele exonerou naquela época o Min Def e os Cmt FA
Golpe de estado ou eleições com voto contado publicamente? Vc concorda em receber teu salário sem o holerite qualificando os créditos e os débitos?
Qual parte vc não entendeu? Não Viu declarações sobre a tentativa de achar algo de errado nas urnas, mas não acharam NADA!
Não sou um apedeuta, recebo e sei direitinho se houve alguma modificação ou não, sei fazer contas.
Esta sua narrativa para colocar em dúvida organizações, pessoas e procedimentos e típica de alguém na mais pura Cegueira ignorante da política, justiça e valores militares.
Deve ser mais um dos TRAIDORES DA PÁTRIA.
Temos é que agradecer Bolsonaro por ter ajudar nossos Chefes mostrarem quais são seus verdadeiros valores.
Quem está “acabando” com a imagem da Instituição são os próprios integrantes dos “estamentos superiores”.
Nos bastidores até petistas tentam abafar todo esse ruído defendendo junto ao presidente um imediato e substancial reajuste para os militares. Fala -se em mais de 60%.
Junto com o projeto o pagamento será trimestral, cada mês para os militares terá 90 dias.
Bem, não existe mais Justiça. Este é o apoio do Ministro.
O Comando do Exército foi avisado pela PF ontem por nota oficial ou por aplicativo de mensagens? É possível divulgar a nota da PF ao comando do EB e a resposta do comandante?
Ainda há tempo de se exigir eleições com voto impresso contado publicamente. Esse é o nosso maior problema, com riscos de se criar uma guerra com a Venezuela, tanto lá como aqui, para se anular as eleições nos dois países neste ano.
Múuuuuuuuuu…
O maior problema foi os olhões brilharem com tanto dinheiro fácil, ai se venderam a um louco, sem honra. agora e aguenta o tranco, pior ver os verdadeiros militares pagando a conta desses mercenário, acorda Brasil.
Se houver reformulação na lei 13.954, é bastante possível que se busque, via INSS, um novo modelo para o pagamento de pensões/proventos na reserva. Desde a tramitação da emenda Dante de Oliveira (1984), não se via um ambiente tamanha tensão como o que se instalou em brasília essa semana.
Está corretíssimo o Sr Ministro da Defesa, o mal se corta pela raiz! Doença grave, remédio forte e amargo, para que tudo volte á normalidade sem deixar resquícios.
Já estamos na normalidade. Ou vc já se esqueceu do mensalão, do petrolão, de Pasadena, dos financiamentos à ditaduras, do rombo de R$ 900 bilhões da Petrobras e do rombo de R$ 280 bilhões agora em 2023?
Acho que logo, logo vão culpar também a Lei N° 13.954/19 da elevação da temperatura na Terra e do aumento no preço dos combustíveis.
Ministro fraco….não se preocupa com a tropa! Mal citou um reajuste que tomou um cala boca da ministra do MGI!!!
Não enxerga que esse clima de incertezas somente favorece a direita radical que vê a oportunidade de cooptar a base das Forças!!
O governo tem o dever de acolher os pleitos dos Praças que estão com soldos defasados…
Vão nos deixar a Míngua por 4….8 anos???
“Ministro da Defesa diz que Forças Armadas vão apoiar a decisão da Justiça”
Será que dizer e acontecer são verbos Sinônimos?
Será que sempre o que é dito acontece, e o que aconteceu foi dito?
E o que será justiça?
Aristóteles “O ignorante afirma. O sábio duvida. O sensato reflete”.
Nietske “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.”
Papa João Paulo II “A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.”
Rui Barbosa ” Uma Nação que confia em seus Direitos, em vez de confi-ar em seus Soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda.”
As FA poderiam ” não apoiar” as ações da justiça?
Depende. O que vc pensaria se o PM morto por um criminoso que estava em saidinha de carnaval fosse teu filho? Teu irmão? Vc apoiaria?
Joe Biden confidenciou hoje no café da manhã na casa Branca que está bastante atento ao momemento brasileiro e que vai agendar uma visita ao Rio de Janeiro para uma conversa com o presidente Getúlio Vargas no Palácio do catete.
“É questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”. Aviso de José Dirceu.