Abin paralela atiça a ira dos Bolsonaro contra o general Heleno

Augusto Heleno e Jair Bolsonaro em entrega de medalhas a atletas olímpicos | Pablo Jacob

Pessoas próximas ao ex-presidente tentam dividir a culpa pelo escândalo de espionagem ilegal com o chefe do GSI no governo passado
Rodrigo Rangel
O entorno mais próximo de Jair Bolsonaro está revoltado com Augusto Heleno Ribeiro e se pergunta por qual motivo o general, que como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional tinha a Abin sob seu comando, vem passando ao largo das suspeitas que envolvem o uso da agência para espionagem ilegal a serviço do bolsonarismo.

Desde o fim do governo, Heleno se distanciou dos colegas com quem convivia no dia a dia do Palácio do Planalto. A própria relação com Jair Bolsonaro esfriou sensivelmente. Os dois mal se falam hoje em dia, de acordo com uma fonte próxima ao ex-presidente.

O general tem evitado colocar a mão na cumbuca da mesma forma que fez o que pôde, quando estava no governo, para não se envolver diretamente no plano de criar a tal “Abin paralela”, com homens de confiança de Carlos Bolsonaro, para fazer serviços clandestinos de arapongagem. Quando a ideia lhe foi apresentada, dentro do Palácio do Planalto, ele reagiu olimpicamente, como se nada tivesse a ver com o assunto.

Experimentado, o general sabia que, mais adiante, o plano poderia virar um grande problema para Bolsonaro e também para quem mais se envolvesse. A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira mostra que errado ele não estava. É bem verdade que, a partir do posto que ocupava, poderia ter feito alguma coisa para barrar a ideia. Mas, para isso, Augusto Heleno tem uma explicação pronta: ele entendia não ter forças para enfrentar as vontades do empoderado Carlos, o filho 02 do então presidente.

METRÓPOLES

16 respostas

  1. Não é que não tinha forças para enfrentar o filho do ParMito.

    A verdade é que não queria perder a “boquinha” que lhe rendia uma polpuda gratificação para somar ao seu “pequeno” salário de apenas 19 mil reais.

    Tivesse hombridade, fosse o que sempre pregou diante da tropa, teria contestado. e caso fosse ignorado pedia a exoneração, como o fez o general Santos Cruz quando enfrentou o Carluxo que queria empregar um amiguinho.

    Simples assim.

    Existem aqueles que tem honra e caráter e aqueles que tem apenas sede de dinheiro.

      1. É de comentaristas assim que me faz desistir do diálogo ou expor minha opinião.

        O cidadão acéfalo e imbecil não se satisfaz em dar a sua opinião contra-argumentando a minha, não. Ele tem de me atacar, sem nem saber quem sou eu, quais minhas opiniões e pensamentos políticos.

        A imbecilidade e “inteligência” rasteira é tão absurda que só vale mesmo o maniqueísmo: se se critica o parMito, você é petista; se se critica o Barba, você é bolsonarista.

        Para esses acéfalos discípulos do “grande” Paulo Freire, não existe uma terceira via política ou opiniões em que se criticam os atos incorretos, imorais ou ilegais dos seus ídolos.

        Ao cidadão acéfalo que me critica: nunca trabalhei “di gratis” (entendo o por quê do seu português “paulo-freiriano”); nunca fiz empréstimo nessa tal de CAPEMI; se tivesse lido corretamente o meu comentário, veria que não defendi o “coitado” do general, apenas expus a minha opinião sobre o fato que o fez ser demitido (sim, fora demitido porque foi contra ao Carluxo indicar um amiguinho para um cargo na Presidência).

        Infelizmente, a aventura de Bolsonaro na Presidência resultou na ascenção do quadrilheiro-mor da República.

        Mas a vantagem foi deixá-lo à vontade para fazer muita m**** a ser paga agora.

        O grande inimigo da família Bolsonaro é ela mesma e suas atitudes nada republicanas.

        1. Ah… tá… vc deve ser o cara. Sim Senhor, Senhor! Sinto muito pelas minhas ofensas. Tua réplica foi muito gentil e educada, bem apropriada ao teu jeito de ser. Sim Senhor, Senhor!

    1. Isso! Imagina se a família Bolsonaro iria ficar “Irada” com alguém! Nuuuuunca! Uma família cristã, legalista e de fina educação que só pensa no País e no bem estar de seu povo! Malditos comunistas!

      1. Quando a URSS foi desmantelada apareceram dezenas de bilhonários do petróleo, aço e ouro dos quais ninguém ouvia falar mostrando as evidencias do que é o socialismo; apenas povo empobrecido e uma elite esganada e combinada com algumas escalas inferiores em roubar os impostos que o povo paga sem se preocupar com seu bem estar e se valendo principalmente das riquezas naturais para saquear. Muitos, quase vivos, estão caindo pelas janelas do 11º andar. E uma das técnicas da dissimulação é a ironia e a mentira, como vc sempre faz aqui. Certamente que a politica não é para amadores, só lembrando que as famílias, o povo, as tribos, precedem o Estado e não há registros na história de ditaduras que existem para sempre.

  2. Fico triste por Bolsonaro ter feito o Lula ressurgir das cinzas.

    Mas, ao mesmo tempo, fico contente em saber que até o final de 2024 veremos alguns integrantes dessa famiglia estarem atrás das grades.

  3. Pois eu avisei aos traidores da lei 13.954 que aqui se faz aqui se paga. E começou a caça as bruxas dos que devem e se não devem para que temer?? Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo