FAB é acionada e inicia investigação de avião que caiu na Grande São Paulo; duas pessoas morreram

Queda de avião em mata entre Rio Grande da Serra (SP) e Ribeirão Pires (SP)
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros PMSP

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai investigar as causas de um acidente com um avião de pequeno porte que deixou dois mortos na Grande São Paulo

O que aconteceu
A FAB informou que investigadores regionais vão cuidar do caso. Eles fazem parte do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que fica na capital paulista e é o órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Órgão vai cuidar das investigações iniciais em nome da FAB. “Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação”, diz a FAB em nota.

[A apuração cuidará] da verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.FAB, em notaNão há prazo para o fim da apuração. “A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, afirma.

O acidente
O avião caiu em local de difícil acesso entre Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A região é área de mata no bairro Pedreira, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Bombeiros e agentes da PM foram juntos procurar o local do acidente. Depois de chegarem de carro, os agentes precisaram caminhar por dez minutos mata adentro até encontrar os destroços do avião. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado.

A PM foi acionada por uma pessoa que escutou o barulho da queda e acompanhou os agentes até o local do acidente.

Mortos eram advogados
As vítimas foram identificadas como Ricardo Falarini, de 60 anos, e Benedito Aparecido da Silva, de 59. Ambos eram advogados e viajavam para uma pescaria no interior do Estado.

Queda de helicóptero
No dia 31 de dezembro um helicóptero desapareceu quando ia para Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Ele foi encontrado após 11 dias de busca também em uma área de mata densa em Paraibuna (SP).

Os quatro ocupantes morreram. Imagens enviadas por celular antes do acidente mostram que o helicóptero enfrentou neblina e precisou fazer um pouso antes de voltar a voar e desaparecer.

Também em dezembro, um avião monomotor caiu durante fortes chuvas em Jaboticabal, interior do estado. Cinco pessoas morreram, entre elas uma criança de quatro anos.

UOL – Edição: Montedo.com

Uma resposta

  1. Tem que falar da FAB e da MB mais vezes.

    Estão mais preocupados com missões reais e de natureza militar do que o EB.

    Mês que vem: operação dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo