“Exército me abraçou, mas não deu nada de graça”, diz general

General Ribeiro

General falou sobre sua origem humilde no Rio de Janeiro

O general André Luiz Aguiar Ribeiro, novo comandante da 6ª Região Militar, concedeu uma longa entrevista ao jornalista Divo Araújo, do jornal A TARDE, de Salvador.

Depois de discorrer sobre seus desafios e objetivos no comando, o general foi questionado sobre sua origem:

Para concluir general, o senhor vem de origem humilde. Queria que o senhor falasse um pouco da importância da família do senhor para chegar onde chegou?

Fala-se muito da origem do comandante da 6ª Região Militar. Minha origem realmente é muito humilde, naturalmente com valores e educação eivada em princípios muito basilares.

Ele [meu pai] era um assalariado, oriundo do Rio de janeiro, também cidade de minha mãe. E realmente ele só sabia escrever o nome dele e mais nada. Minha mãe estudou um pouquinho. Mas esse pouquinho mais é até a antiga segunda série do terceiro ano. Mas isso de maneira nenhuma teve o comprometimento da educação familiar minha e de uma irmã que ainda reside no local de minhas origens.

Respondendo objetivamente: a minha educação, apesar da simplicidade dos meus pais, foi uma educação cartesiana, eivada de princípios, que só veio encontrar uma total união com os valores, os princípios e a ética militar.

Aproveito para fazer um destaque: o Exército Brasileiro, a instituição, a quem devo quase tudo, mas não veio nada de grátis, porque tenho meus méritos próprios, mas ela me abraçou, me deu oportunidade, que dificilmente teria em outra instituição.

Não perguntou de onde eu vinha, não perguntou a origem dos meus pais, a minha religião. Simplesmente, como acontece com todos os integrantes do Exército Brasileiro, identificou em mim méritos e permitiu me tornar […] oficial general, comandando hoje uma região militar da grandeza e da estatura da nossa Região Marechal Cantuária.

Leia a entrevista completa.

Com A TARDE

70 respostas

  1. Minha continência, general!

    O Brasil somente extirpará o “racismo”, o preconceito com a cor da pele, quando todo brasileiro for “qualificado” pela sua inteligência, esforço próprio e competência, independentemente da tonalidade da pele.

    Infelizmente, estamos presenciando um movimento retrógrado, onde a cor da pele é que dita se se deverá ter esforço para conquistar seus objetivos ou simplesmente aguardar e receber sem esforço algum.

    O Brasil está caminhando para a oficialização da segregação com base na cor da pele. Infelizmente.

      1. Eu tive o prazer de ter servido o meu exército em 1967.ostentava meu verde oliva com muita honra. Mais hoje, não sei não. Meus netos eu não sei não

      2. Já passou da hora de acabar com isso,meu marido é negro eu sou branquela nossos filhos morenos e brancos. E vai tudo bem. E o Brasil inteiro é assim..não entendo essa divisão por cor de pele.

      1. Minha Opinião! Fico feliz em ver um general da pele Negra que vem de família Humilde e que lutou para chegar onde chegou!
        Pois meu primeiro Comandante em 1988 foi um Major Negro e um bom comandante e Amigo da tropa, aposentou-se Como Coronel, ele mesmo disse a nós na Época que Nunca tinha vista um da cor dele ir a General, pois ele tinha mérito para isso. Meus parabéns a Todos que lutam pelo preconceito.

      2. Me orgulho de ter servido o exército em 1976/77 na cavalaria, era respeitado aqui fora e lá dentro era muito bem comandado pelos superiores.

        1. Fico muito feliz com esta oportunidade que o general teve isso irá inspirar outros jovens negros a buscarem novas oportunidades dentro e fora do exército como homem negros Fico feliz pois também servi as forças armas e vi poucos aficiais negros…

      3. Parabéns, General! Familia como base essencial de tudo. Que se avalie um ser humano nao pela cor da sua pele, mas pelo seu carater, seus principios, seus valores, Seus ideais! Que deus Abençoe sua gestão e o faca ir tao longe quanto Quanto O tamanho da sua Determinação e da sua coragem!

    1. Parabéns!
      Gen Ribeiro é um exemplo de igualdade para todos nos!
      O Exercício brasileiro é uma instituição que valoriza a meritocracia, independente de cor, raça, religiao, etc.

      1. Respeitosamente vejo esse comandante como qquer outro, ou seja, com certeza buscou o topo com seus próprios esforços, capacidade e determinação!!

        O que acontece neste país e que sem que percebam está simplesmente afundando os cidadãos de cor, são as cotas, os privilégios por serem negros ou descendentes, isso só enfraquece uma geração, tudo tem que ser conquistado por méritos próprios e não por “privilégios”!!!

        1. Eu concordo com seu comentário. Acho que os negros não precisam de cotas são cidadãos brasileiros com direitos iguais a todos. Infelizmente existe muita hipocrisia dos políticos brasileiros.

      2. na época capitão ribeiro, avaliador da competição de pelopes , tenho orgulho dele e me sinto honrado por meu pelotão ter tido esse momento inesquecível

    2. Tive a oportunidade de trabalhar como subordinado do Gen Ribeiro e posso falar um pouco sobre sua inteligência, capacidade de liderar e seu Comprometimento com a missão.
      Chega onde chegar, sempre foi e será por mérito.

    3. Fiquei muito honrado em ter servido ao Exército Brasileiro. Ontem 15 de janeiro de 2024, completou 50 anos, daquele 15 de janeiro de 1974. Muito da minha disciplina, respeito, honestidade, caráter, devo ao Exército Brasileiro. Iniciei no 14° Batalhão de Infantaria Motorizada, depois servi na Cia. de comando da 7 RM/DE,QG da 7 RM/DE, na 4 seção do Estado Maior, também servi 15° Batalhão de Infantaria Motorizada. Quando pedi baixa, do glorioso Exército Brasileiro. WALMIR BARBOSA MARQUES – Professor Aposentado.

    4. Meus parabéns General André Luis, sábia as suas falas, sabias palavras, eu sou casado com uma mulata, minhas namoradas sempre tiveram pele negra, sei bem, o que o Sr esta falando, mais tenho fé que um dia, a amor ao próximo prevalescerá. .

      1. Mulata? O preconceito já começa ao se referir a mulher como “mulata”. Mulata por acaso é raça? Ou se é branco, pardo e negro. Mulata só nessa sua cabeça oca e preconceituosa!

  2. Aí novo Comandante da 6° Região…presto minhas continências e respeito! Às fileiras do EB, precisa de homens assim. Sua cor, origem, religião, não devemos julgar; hoje o EB é formado por homens e mulheres que estão voltados para o Brasil e sociedade. Parabéns General André Ribeiro. Sucesso

    1. Parabéns general André Ribeiro! O eB fez a sua melhor escolha de todos os tempos! E colocar a altura de qualquer um cidadão brasileiro, um negro ao maior posto do EB ! Orgulho.

    2. Tive o privilégio de conhecer o general Ribeiro, no ano de 1992, na época tenente comandante de minha cia, um ser humano focado no seu objetivo sem ultrapassar os limites da humildade, companheirismo e humanidade, esse guerreiro chegou onde seus próprios passos os levaram, Águia de Guerra, SELVA

  3. É uma bela história de superação minha mãe era meu avô era negro (a)nasci branco mim considero uma pessoa negra de sangue, mas servi o exército meu tenente estrutor era negro, tn. Da costa também chegou a general eu tinha muito orgulho dele, chegava a ter inveja, côr da pele não importa quanto se tem caráter.

      1. Tudo que ele falou é verdade, ele é pai dk meu sobrinho Matheus, filho da minha madrinha falecida Maria da Penha, sempre gostou de estudar, nunca se envolveu com drogas e bagunça, ele é orgulho da nossa comunidade daqui do Rio de Janeiro que fica no bairro de Tomás Coelho, subúrbio carioca próximo de Madureira

  4. Sábias palavras do ilustre General, a cor da pele não define caráter e sim a família, e se trilhar o caminho errado é uma opção uma escolha mas infelizmente no Brasil criaram essa cultura da bandidolatria. Grande exemplo pra essa turma ver sucessos como o de Joaquim Barbosa e agora do General, a cor é só um detalhe.

  5. Parabéns ao general ,mérito dele. Existe outros militares afro descendentes que mereciam chegar ao Generalato também. Mas o caminho não é facil .

  6. Tive a honra de ser comandado por esse General que antes era CEL ribeiro do 14 BIMTZ
    Nunca vi um oficial do alto escalão ter a humildade e tratamento igual tanto a um Soldado ou Oficial de sua unidade… A 6 Região terá o privilégio de ter um CMDTE como esse assim como a 7RM/7DE teve.

    1. Falou besteira. Fecha a boca para falar de Bolsonaro. Vc deve ser um civil sem noção. Vc deve ser chamado, para ajudar a Venezuela. Vai para os Quintos dos infernos. Parabéns General, por ter chegado onde chegou. Foi por mérito. Cor não importa, mais o Caráter sim, esse vale ouro.

  7. Olha o patinho feio das FAs desde de sempre foram o pessoal do quadro especial.
    negro que sou tenho muito orgulho da cor de pele e da minha raça, conhecir várias QEs com ênes cursos de nível superior, porém, não foi lhe dado oportunidades para fazer um curso simples e básico de MatBel, imagina um CAS, era sempre aquele blá,blá do relatório do MD. hå dez ano atrás quando sair ñ tinha, não sei no presente.
    Em trinta ano de serviço ñ foi cobrado um diploma de ensino médio ser quer, porque a instituição em particular o exército sempre considerou que a estabilidade já séria muita coisa.
    muitos QEs hoje gostaria muito de bater nos peito e dizer,sou ST QE, o exército me abraçou, mas tive que apresenta os diplomas, nada foi de graça.
    Por outro lado, com todo respeito aos irmãos de cor, o racismo estrutural existe, inclusive nas forças armadas, nega-lo seria o mesmo que tampar o sol com peneira.

    1. Sou civil . Apreciei muito as palavras do Gal. O exercito brasileiro tem a nossa admiracao Reconquistada com a feliz derrota Do Jair Jaera. Este capitão conseguiu desvirtuar um grupo da institituicao. Envergonhou o Brasil. Graças a Deus a sociedade brasileira soube distinguir e se defender das más intenções do referido ex capitão

      1. O que tem Bolsonaro com o assunto do general, pelo contrário, até hoje, não houve um presidente que mais valorizou e valoriza não só o exército, mas todos os militares seja na esfera federal ou estadual e vou além, o povo, principalmente o nordestino já tá reconhecendo isso.

  8. Parabéns ao general. Mas não nos iiludamos, o racismo nao deixara de existir quando os negros mostrarem sua inteligencia e competencia, isso eles ja tem demonstrado ha tempos, mas aqueles que ocupam as cupulas das Instituições e que tem o poder de decidir quem passa ou nao ainda sao os que querem abrir oportunidades aos que com sangue, suor e lagrimas construiram esse pais. Foram 400 anos sofrendo, e nem um branco passou por quatro seculos de escravidao. Infelizmente, Não basta ser inteligente, competente e capaz pra chegar aonde o general chegou, muitos ja provaram sua capacidade, mas a oportunidade Não veio. O oportunizador ainda mantem criterios racistas e segregacionistas em nosso pais. Por isso as cotas ainda sao necessarias ate que um dia todos digam como o grneral: Não veio nada de graca. Que todo negro um dia siga: nao devo nada a ninguem por essa conquista. Parabéns general!

  9. Parabéns, general, foi em busca de seus objetivos, foi guerreiro, lutar sem armas em nosso país, tem que ser FORTE, sucesso, empreenda mais função, sabendo que o povo brasileiro, a Bahia e seus comandados terão orgulho de seu feito….. Fé, foco, AÇÃO e humildade.

  10. Parabéns cmt Ribeiro, um negro chegar a general no exército brasileiro já é um grande feito e frutos de muitas “batalhas ” imagina cmt de uma região militar de tal grandeza com 6 região. Me sinto representado com muito orgulho por ser negro e apaixonado pela verde oliva que tive a honra de servir por alguns anos.
    Gostaria muito de vê-lo comandante do exército brasileiro,
    Tudo de bom, muitas vitórias na nova missão, Deus abençoe sua vida e sua carreira.
    Brasil acima de tudo.

  11. Parabéns general somos negro como este que vos fala .mais somos íntegro e não nos vendemos temos nosso orgulho .e o nosso caráter e o amor a Deus acima de tudo .queremos o melhor para todos somos humanos e somos patriota .

  12. Me alistei em 1974 e não servi ao Exército porque me faltava 01 dente e era baixinho, tinha e tenho até hoje a saúde perfeita aos 67 anos de idade. Na época só vi pessoas brancas nos cargos de maiores patentes. Até hoje isso ficou guardado na minha memória. Naquela época, como eu precisava ter um salário melhor e o exército remunerava muito pouco os recrutas, achei até melhor, porque fui trabalhar na indústria no Centro Industrial de Aratu, depois fui pra o polo Petroquímico de Camaçari e graças a DEUS, hoje tenho uma boa condição financeira. Com o relato do Senhor Coronel, acho que a descriminação deve ter melhorado nas Forças Armadas Brasileira; tive essa impressão de descriminação em só ter visto pessoas brancas nos cargos superiores do exército .

  13. Parabéns ao general!!

    O EB precisa disso…..mais líderes e “menos comandantes”!

    A Tropa segue cegamente aos seus líderes!

    Comandante qualquer um pode ser, é Só publicar em DO!!

  14. Parabéns General, sou paraquedista da reserva de 80, quando na ativa muito, mais muito poucos negros oficiais. Faço das suas palavras às minhas. O que falta em nossa nação é muita educação de verdade mais os nossos governantes, não se atem para a realidade.

  15. O general fez minhas palavras com relação a nessa forma de enaltecer os negros com base em uma estrutura que impõe a pele como prioridade. E dessa forma deixa de ser pelos valores e a capacidade das pessoas que alcançar o estrelato.

  16. Bela entrevista,parabens. Só faltou perguntar Ao general nomeando comandante, se manter a defesa,liberdade, democracia, respeitando a Constituição, atualmente jogada no lixo, no qual muitos dos seus colegas de farda; APOIAM!. Parabens general, pela sua garra!. O exército está devendo ao povo brasileiro!.

  17. As FA são um exemplo onde não precisa de cotas pra seu Ingresso! Independente da cor ou raça, o que tem que ser ressaltado ,é o intelecto! Pena que as demais instituições de ensino brasileiras,não sigam o modelo,como existia antes desses governos socialistas brasileiros!

  18. Parabéns! O povo clama por homens que hora sua pátria e defende seu povo do avanço da ditadura comunista que está instalado em nosso país.

  19. Orgulhoso de sua trajetória, por que tbm venho de uma família humilde e de uma Comunidade. Conseguindo, me forma em engenharia civil e com um casal de filhos com formação em Direito e com exame da OAB. Passaram para servidores federais. São nós que fazemos a nossa história. Meus parabéns sua vitória e nossa e representa bastante para nosso origem que possível chegar. Deus te abençoe

  20. Tive a honra de ser comandado pelo então Cap. Ribeiro na (2 Cia de Guardas) em Recife.

    Homem humilde e acima de tudo “Humano” , parabéns que Deus continue abençoando ao Senhor e toda a família.

    SD: Martins/1995.

  21. Boa dia a todos,linda historia do general parabens.

    Racismo existe infelismentd a inveja tambem.
    Veja so essa realidade:
    Minha filha fez prova na federa.
    Primeira prova elA observou tinha varios e varias pessoas negras .
    Passou segunda fase ao observar nao tinha nenhun negros nen masculina ou feminino.
    Minha filha e observadora ,ela ficou triste. Com isso tudo da pra se nortar que no brasil ainda existe racismo….ao.converssar comigo me disse papai sera que as pessoas negras ou de outras situacoes sao excluidas porqur racismo e clime….eu fiquei sem saber o que falar…
    Realidade preconceitos nois aqui de casa nao temos sou cabeleireiro sou crente da congregacao crista no brasil .igreja rigida,tem 3.500 menbros no bairro aonde moro…
    Crientes da igreja nenhun,
    Meus crientes sao pessoas de boteco sao honestas,e tem mais minhas criente femininas muitas sao gays lesbicas ect….sao todos honestos tenho muita amizade…nao me falto com respeito sei o que e certo e errado na biblia….nunca jolguei e nao julgo ninguem….
    So que tem uma cousas a dizer ;saio sempre nas sextas feiras a dar paes aos andarilio mendigos de rua e ate drogados.
    Ao dar paes a eles ,eles me dizem DEUS O ABENCOE.
    DIZEM VOCE NAO T MEDO DE SAI POR AI SOZINHO FAZER ESSA PARTE .E EU DIGO VIVER E GANHO E SE MORRER TAMBEM E GANHO.
    ELES FALAM JA COMI TRES PAES ME DA MAIS UNS TRES PORQUE NAO SEI SE VAI APARECER ALGUEM POR AQUI…E AINDA ME DIZ FAZ ASSIM DA SO DOIS PAES PORQUE TEM OUTROS NA SITUACAO PIOR QUE EU

    CONCLUINDO …..FACO O QUE POSSO …SEI QUE E A MELHOR PARTE DE MINHA VIDA….
    ACONTECEU RESCENTE NA BR.
    PAREI O CARRO UM DESSES ANDARILIO DE BR .PAREI DEI PAES E ELE DISSE DEUS TE ABENCOE.AMEM….SENHOR VOCE ME LEVA ATE MAS NA FRENTE EU MORO DEBAIXO DO VIADULTO.
    EU LEVEI ELE ME DISSE ME AJUDA QUERO TRABALHAR ….FIQUEI COM MUITO DO…ELE MORO NA PONTE COM DUAS COBERTAS….😭

  22. São estes exeplos que nos da Orgulho,infelizmente nosso Brasil vai de mal a pior e não falo de políticos, falo de um povo que não tem consciência e nem se valoriza, não cobra de seus candidatos políticas voltadas a população de bem.
    Hoje penso em sair do Brasil assim como vários amigos e parentes já tem feito.

  23. Tenho orgulho de ter servido nosso glorioso exército em 1955. A presença de praças da raça negra nos diversos postos de soldado a capitão era visível e respeitada sem qualquer sinal de Racismo . Pena que hoje já não temos generais de um naipe de Henrique Duflles de Teixeira Lott, quer sejam brancos ou pretos. O comando do exército brasileiro, graças a Deus está por conta da moral de seus comandantes e não da cor da pele. Cia. Sentido…..

  24. Palavras e mais palavras.

    Só muda o nome

    As coisas continuam as mesmas.

    Palavras não pagam salários defasados.

    Faltou humildade também pra dizer em favor da sua tropa.

    Que precisamos sim é de aumentar o nosso soldo desde 2015 defasado.

    Muito bla bla pra nada.

  25. Olá, qual é o seu nome de guerra, e unidade, eu servi no 10°RCmec 2°Esq. PELOPES SD 634Diniz, eu também fiquei muito triste com o aconteceu com o nosso Verde Oliva 💚🇧🇷.

  26. A sociedade não aceita muito bem a sinceridade.
    Talvez o sarcasmo e a ironia do capitão Pátria sejam mais Aceitáveis! kkk…Não se preocupe com o que as pessoas pensam. Elas não fazem isso com frequência. Uéé aqui e o montedo mesmo?! pensei que fosse o eblog os comentários são todos iguais, como naquele filme Metrópoleskkk…

  27. MInha mais Respeitosa continência senhor General deste 2o Tenente que também foi abraçado Pelo Exército, mas só consegui chegar como o Senhor com muita luta, sofrimento e garra. Que O Senhor Alcance todos os objetivo no comando da 6a E que atinja o Alto Comando para o nosso Orgulho. Fique com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo