Marinha apreende ferry boat em SC

Ferry boat é a única opção de travessia na região central (foto: Luiz Carlos Souza)

Marinha apreende ferry boat que faz travessia entre Itajaí e Navegantes


DAGMARA SPAUTZ

A Marinha do Brasil apreendeu uma das embarcações que fazem a travessia de ferry boat entre Itajaí e Navegantes. Segundo a Delegacia da Capitania dos Portos, o motivo foi que, durante uma inspeção na última quarta-feira (10), foi verificado que a barca estava operando sem um dos quatro motores, e que o equipamento havia sido retirado de bordo.

Na avaliação da Marinha, a retirada do motor é considerada uma alteração de característica e vai contra o Certificado de Segurança de Navegação. A empresa NGI Sul, responsável pela travessia, também foi multada com base na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Em nota, a Marinha diz que as penalidades são “aplicadas indiscriminadamente a todas as embarcações que, porventura, realizem alterações em desacordo com as normas, não havendo, em nenhuma hipótese, possibilidade de flexibilização, tampouco em embarcações que realizam transporte de passageiros, configurando-se, no caso em tela, em medida preventiva de proteção aos usuários do serviço”.

Já a NGI Sul informou ter apresentado um laudo que comprova não haver restrições à operação da embarcação com um motor a menos.

“Segundo o mesmo laudo, não haveria risco à navegação, bem como aos usuários e tripulantes”, informa, em nota.

A empresa diz ainda que considera que a apreensão da embarcação foi um “equívoco” e informou ter apresentado as argumentações técnicas à Autoridade Marítima.

nsctotal

Uma resposta

  1. Parabenizo o redator pelas contínuas matérias envolvendo a “Briosa” promovendo o conhecimento da missão de todas as FFAA/FA.👏🤟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo