Em artigo no portal “Congresso em Foco”, ex-ministro de Lula disse que punição deve ser a todos os que participaram da tentativa de golpe
Nielton Soares dos Santos
Ex-ministro e homem forte do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado José Dirceu estreou uma coluna no portal de notícias Congresso em Foco. O primeiro artigo publicado, neste sábado, 6, traz uma polêmica com as Forças Armadas. No texto, ele pede a responsabilização dos militares pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na depredação de prédios da Praça dos Três Poderes.
Para Dirceu, ex-presidente nacional do PT, a tentativa de golpe, que completará um ano, teve suas raízes no apoio das Forças Armadas ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e no suporte à eleição de Jair Bolsonaro em 2018, além da participação ativa dentro do governo anterior e na conivência com acampamentos pró-intervenção militar após a eleição de Lula.
Um dos principais conselheiros de Lula até deixar o cargo de ministro-chefe da Casa Civil em 2005, após o escândalo do mensalão, o ex-deputado considera os atos golpistas uma consequência direta do envolvimento dos militares na política brasileira desde a ditadura. Ele critica a falta de responsabilização por crimes e violações de direitos humanos cometidos durante esse período. Segundo ele, o silêncio dos comandantes militares frente aos pedidos de intervenção militar e destituição de Lula incentivou os atos golpistas.
O ex-ministro defende que todos os envolvidos nos eventos golpistas, independentemente de sua origem ou status, devam ser processados e, se condenados, proibidos de participar da vida política do País.
9 respostas
Primeiramente, há a necessidade de se esclarecer o que são as Forças Armadas. Não se pode generalizar e colocar no mesmo saco toda uma instituição compostas por uma diversidade imensa e histórica de boa parcela de cidadãos brasileiros sérios e responsáveis. Segundo, Que eu me lembre, essa narrativa que vem sendo largamente alardeada pela esquerda radical, do tal “golpe”, ainda carece de muito de provas isentas do julgamento eivado do ódio da polarização política. Há que se esclarecer muita coisa ainda. E por fim, um artigo escrito por um dos intelectuais dessa mesma esquerda que provavelmente executou o plano, é no mínimo suspeito.
O sonho desse crápula é transformar as FA em instrumento subserviente para seus planos ideológicos, como na Venezuela.
Pelo tipo de articulista pode-se tirar uma conclusão desse folhetim
Um presidiário desse que é igual o Larápio de 9 dedos vem querer falar alguma coisa das FFAA. Impressionante é quem ler artigo desse ladrão.
Era para está preso até hoje pelo envolvimento no Mensalão do governo do PT.
Os militares erraram feio em deixar esses traidores subversivos saírem do pais e entregar as universidades publicas nas mãos de ideólogos marxistas que atuam contra a soberania nacional desde muito tempo. Querem um fazendão para si, sofrer sanções internacionais e culpar as sanções pela miséria . Saqueadores, bucaneiros, esfoladores do trabalho popular, criadores da miséria que assola milhões de famílias dependentes de ajuda governamental. Canalhas!
esse ai é o pior crápula do PT, ele é sorrateiro, está sempre na moita só esperando a hora certa para dar o bote, e como é de conhecimento de todos que ele um bom Comunista que é desta Militares, e agora ele tem a faca e o queijo na mão para ir a forra contra os Militares, fará de tudo para esmagar os militares como se fossem barata, e engraçado que tem gente aqui no blog que aplaude o Lula e seus cupincha, isso que é o mais triste, esse cara não vale o que come.
A impressão que fica, as vezes, é que o “próprio blog” tem uma Tendência esquerdopata!
Foram os Comandantes Militares que deram um golpe contra as Forças Armadas…