Não teve golpe porque o Exército não quis

Múcio

Em entrevista, o ministro da Defesa, José Múcio, cobrou o STF por não ter determinado a saída dos manifestantes do acampamento em frente ao QG do Exército antes de 8 de janeiro

Enquanto Alexandre de Moraes exalta o Supremo Tribunal Federal, atribuindo à Corte o mérito da contenção de um golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, o ministro da Defesa, José Múcio, bem mais realista, reconhece que não houve golpe porque o Exército não quis.

Ele disse ao Globo:

“Pode até ser que algumas pessoas da instituição quisessem, mas as Forças Armadas não queriam um golpe. Você pode dizer: ‘No governo anterior havia pessoas que desejavam o golpe’, mas não havia um líder que dissesse assim: ‘Nós queremos, eu sou o chefe, vamos’. Não existe revolução sem um chefe.”

Os dois lados do espectro político-ideológico, segundo Múcio, repudiaram o Exército naqueles dias:

“A esquerda com horror aos militares, porque achava que eles queriam um golpe, e a direita com mais horror ainda, porque eles não deram o golpe.”

O ministro da Defesa também reconheceu que houve “erro” na condução das autoridades sobre o acampamento montado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília e cobrou o STF por não ter determinado a saída dos manifestantes antes de 8 de janeiro.

“Acho que cometemos um erro. Não era para ter entrado nem os ônibus nem as pessoas que vinham neles, mas as pessoas entraram.”

“Por que a Justiça não determinou que se tirasse? Por que tinha que ser um ato imposto pela Defesa? A Justiça não tirou, só depois do dia 8. O ministro Alexandre de Moraes mandou tirar, poderia ter mandado dias 7, 6, 5… Não poderia partir de nós. Poderíamos ter precipitado uma cizânia. Faria tudo de novo do jeito que eu fiz. Por ter sido feito daquela forma é que hoje nós vivemos nesse ambiente de tranquilidade nas Forças.”

Sobre a crise entre o Palácio do Planalto e os militares, José Múcio disse que a situação foi contornada e que a relação entre Lula e as Forças Armadas está “muito boa”.

Múcio também afirmou que sua tarefa foi pacificar as relações entre o governo e os militares, mas não respondeu se ela está cumprida.

“Olha, tenho visto pela imprensa… Alguns dizem que eu estou saindo, outros que estou entrando. Eu e o presidente não falamos sobre isso.”

“Tenho 75 anos e um monte de netos que pedem a presença do avô. Descobri esse encanto na velhice. Evidentemente, tenho uma gratidão enorme pelo presidente e me motiva muito o estímulo que ele tem de consertar o país. Quando me sinto cansado, uso esse combustível.”

O Antagonista

66 respostas

  1. E existe querer diante da lei? Era uma opção legal querer um golpe ou permitir acampamentos dentro de área sob administração militar e sob proteção destes pedindo golpe? Quer dizer que qualquer um pode acampar ou invadir área militar, ficar sob proteção e só sair se o “Juiz mandar”?

  2. Mas alguns militares, por ação ou omissão, que estavam no governo e Outros que queriam entrar Apoiaram sim.

    Prender Bolsonaro E sua gang, inclusive aqueles com mandato, vai virar a página desta triste história. Punir severamente a política Partidária dentro dos Quartéis é outra medida urgente.

    1. Foi a gangue que reduziu impostos de milhares de medicamentos, eliminou DPVAT, reduziu ICMS, zerou impostos dos combustíveis, reduziu ministérios, concluiu 4 mil Km de rodovias, fechou contratos de investimentos de R$ 1 bilhão em ferrovias, privatizou portos e aeroportos, reduziu cargos políticos em estatais, concluiu a transposição do São Francisco, acabou com dinheiro para artistas da Lei Rouanet e mídias amestradas ideológicas, privatizou hidrovias, maior apreensão de drogas e armas de todos os tempos, etc?

      1. Foi uma estranha espécie de Bozo Wood, tira de uns para dar para os amigos.

        Vc Deve ser da gang…vai gastar todo dinheiro que ganhou na cadeia, onde as coisas são mais caras.

      2. Tá e o resto? Vamos começar pelos 700 mil mortos, jóias, fuga para a Flórida, a tentativa de golpe, 2000 cabeças de gado presas e o maior cabo eleitoral para A volta de Lula…

    1. Os Salários estão Baixíssimos!!

      A necessidade de uma correção urgente nos soldos!

      Os Praças são os mais Prejudicados pelo arrocho salarial promovido pelo atual governo!!

      O Soldo Do ST Deveria ser a base para as demais graduações e equivalente ao soldo de Major!!!

      1. Querem reajuste na sola? Mandem cartinha para Hadade ou procure a Geisel Hofmam, presidenta do politburo. São eles os donos do dinheiro. Aqui não vai sair nada.

    2. Tiveram 4 anos com presença maciça de militares no governo e fizeram a reestruturação, agora querem que o presidente, que tentaram evitar a posse namorando com golpistas, dê algum aumento…

  3. Ahhh a verdade…

    O problema dessa velha senhora é que competir com os encantos juvenis da mentira não é tarefa fácil.

    Pelo que recordo, os imbecís eram protegidos e bem recebidos nas portas dos quartéis. De onde as forças de municípios e Estados não podiam expulsá-los por estarem em área militar federal.

    Em Brasília reuniões foram solicitadas pelo comando militar com autoridades distritais, mas não para tratar da retirada da massa útil, porém para dar-lhes maior conforto e segurança.

    Importante é responder: de onde partiu a omissão que incentivou a permanência nas portas dos quatéis?

    Foi do comandante da unidade? Do chefe de área? De Brasília?

    Alguém decidiu e deu apoio.

    O EB, coitada da instituição, tem que dar respostas. Coitada de uma instituição que é usada por gente pobre de espírito.

  4. Honra e orgulho sem par em pertencer a uma instituição federal “unigenita”, sem semelhantes na América Latina, UNICA instituição da qual pode – se dizer: NÃO houve golpe, temos democracia porque a INSTITUIÇÃO X NÃO QUIS.
    Isso é Força de verdade, isso é honra de verdade, isso é MORAL!
    Qdo vejo a artilharia desfilar, a cavalaria percebo o quão distante estamos dos escoteiros e seus similares.
    Basbaquas!!

    1. E desde quando a ‘ Instituição’ tem poder para decidir sobre democracia ou não? Militar é servidor público a serviço do Estado. Não tem de dar palpite nenhum. Deve apenas executar sua atividade fim. Muitos militares fizeram vista grossa e simpatizaram com uma possível tentativa de golpe. Isso comprova que a ‘ Instituição’ não é tão ” unigenita” assim.

  5. O maior golpista de todos chama-se Jair messias Bolsonaro,quem não conhece compra, preenchia todos os pre- requisitos, está escrito no DNA,asco.

  6. E desde quando a ‘ Instituição’ tem poder para decidir sobre democracia ou não? Militar é servidor público a serviço do Estado. Não tem de dar palpite nenhum. Deve apenas executar sua atividade fim. Muitos militares fizeram vista grossa e simpatizaram com uma possível tentativa de golpe. Isso comprova que a ‘ Instituição’ não é tão ” unigenita” assim.

    1. Sem cadência ou sem cérebro, sem história, sem conhecimento?
      Desde quando? Desde 1964!!!!
      Executar a atividade fim? Já ouviu falar que ” O fim justifica os meios”, e de 64 até 1985 isso foi elevado ao extremo!!
      Ser governo por 30 anos ( 1964/1985); com presidentes SOMENTE DA MESMA INSTITUIÇÃO, isso não é só ser UNICA, mas também a instituição que SOZINHA carrega sozinha o poderio bélico da nação nesses últimos 200 anos, considerando que temos pouca tradição bélica aérea e naval …

      1. Além de não saber fazer contas não sabe de nada sobre o poderio bélico dos narcotraficantes. Só aqui no RJ são 60 mil super armados, maior que o contingente da PM.

      2. Grande poderio bélico que foi incapaz de intimidar a Venezuela. Tiveram que aparecer os americanos e britânicos para enquadrar aquelas FFAA de narcotraficantes.

        Não houve intervenção militar porque os americanos não quiseram. Deram um pito e os embusteiros generais de Banânia se borraram nas calças.

        Acabou o embuste. Aceita que dói menos.

      3. Engano seu, Pitágoras. Tomei como referência a Carta de 1988. poderia dissertar aqui 5 mil linhas sobre as intervenções militares desde 0 15 de novembro de 1889, mas acho que você não entenderia os diferentes processos. Tenho cérebro e tenho história. Você deveria estar usando fraudas quando o general Leônidas barrou os extremistas de direita que não queriam a posse de Sarney. Sim, extrema direita x direita. Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula governaram sem a interferência das 3 Forças. O fanatismo dos militares de direita, fantasmas da ditadura cívico – militar ressuscitaram com o maníaco Bolsonaro.

  7. Na realidade foi o povo que por meia do voto evitou o golpe retirando o falso meçias do poder logo no primeiro nefasto mandato. Se conseguisse se reeleger seríamos mais uma Venezuela na América do Sul. Quem Não quis foi o povo, isso sim a democracia venceu.

  8. Sim, sim… mais um que não usa dinheiro em cédula, somente o cartão corporativo da mamãe, loucos por aumento na pensão para gastar no funk de domingo.

  9. Prisões em massa como as de 08 de janeiro só ocorreram em regimes totalitários do tipo nazista, do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

  10. Ninguém que estava acampado em área militar por todo o Brasil, e se julgavam protegidos confiando na honra militar, pediu ou queria golpe de estado; queriam apenas eleições transparentes com voto impresso e contado publicamente, como na Argentina, Paraguai e Uruguai. Bastava isso, e hoje não estaríamos discutindo essas palhaçadas de comemoração de golpismo, insegurança jurídica, a portas fechadas, pois não tem povo, como no 7 de setembro.

  11. O Mullah já se comparou a Jesus Cristo. Moraes agora disse que seria preso, enforcado e esquartejado se comparando a Tiradentes. Putz… Onde é que está o erro?

  12. O festejo dia 8 é uma sinuca para as FFAA. Se participarem desse ato politico estarão corroborando todos os atos judiciais praticados e indo contra o discurso de “legalidade” que tanto reverberam ao participarem de um ato politico dos esquerdopatas e demonstrando apoio irremediável ao atual governo e reafirmando participação politica das FFAA na politica. Se não participarem desse ato politico deixarão um hiato de desconfiança nas cabeças dos defensores do Hamas.

    1. “Corroborando todos os atos judiciais praticados e indo contra o Discurso da legalidade” que frase medonha Que tenta Afirmar alguma coisa se negando ao mesmo tempo. Corroborar atos judiciais passou a ser contra a legalidade? Putz…

    2. Para quem não sabe as FA são parte do Estado e subordinadas ao poder executivo, não podem escolher, fazer ou deixar de fazer por vontade própria.

  13. Ok ministro!!!

    Chega de 8 de janeiro!

    Vamos pra algo mais concreto!!

    Cadê o aumento de salário da Tropa????

    Salários Defasados!!!

    Aumento já!!!

  14. Não teve golpe consumado, mas houve uma tentativa, mesmo que imperfeita, no entanto todas as possíveis ilações de golpe iam de encontro ao nosso “chef” periférico e nem o povo era a favor, o EB só era um joguete na mão do Bozo.

        1. Ele e um tipo especial de Mussum, ao invés de hibernar poucos meses, acabou por fazê-lo por anos. Todo momento tinha uma tentativa de destruir as instituições e o seu ápice foi aquela bandalheira no planalto.

  15. Caramba, o pessoal da “CHOQUEI” veio tudo se esconder aqui blog. Tô chocado com a quantidade de fofoqueiro infiltrado. Isso mata !!!!!!!!!!!!!

  16. Só Houve Golpe Em Cérebros Senis e Febris-Delirantes. Esse distúrbio se revela por Uma Distorção Comportamental Derivada De Uma Fantasia interminável, Produzida E Motivada Por Longo Período De Debilidade E Decrepitude Mental, Também Resultante De má Formação Congênita, Cujos Transtornos Pisicóticos Ou Surtos Neoróticos acabam levando o indivíduo ao último e irreversível grau de esquerdopatia metástica. Infelizmente são raríssimos os casos de indivíduos que conseguiram reverter esse quadro macabro.

  17. Bisu: Lulla não tem mais nenhum capital político e está sem força até para fazer uma reles MP. Daqui pra frente não conseguirá fazer mais nada que coloque em risco a governabilidade, ou seja, a paz, Tranquililidade e os interesses do Centrão. Quem se agarrou à vã esperança de dias melhores trazidos pelas mãos milagrosas de nove dedos, lamento informar, mas a única preocupação do lullarápio agora é não ser derrubado da cadeira presidencial. CHOCANTE, não ?

    1. Caro Matemático, Ser Contra O Lullarápio Não Significa Ser A Favor Do Bozo, Embora Eu Tenha Sido Favorecido Por Ele É Não Precise Fazer Cálculos Elaborados Como Você Precisa Fazer Para Fechar As Suas Contas No Final Do Mês. Nosso Pensamento É Igualzinho, Nossa Diferença Só Reside Nos Números – Disso Você Entende Bem – Os Números Do Nosso Contracheque. Ganhar O Seu Salário É CHOCANTE, Tenho Certeza E Lamento Muito Por Isso.

    2. O importante é que a democracia foi garantida. Você e eu poderemos votar livremente em 2026. A turma que elaborou a minuta de golpe está desmoralizada.

  18. Chega desse discurso….Os Militares estão com soldos defasados e suas famílias em dificuldade financeira e ninguém desse Desgoverno faz nada……
    Estão esperando o quê????

    “Em Casa Onde Falta Pão….tem briga até de irmão”!!

  19. Os militares estão vivendo um momento Financeiro pior do que o governo anterior do Lula quando os controladores de voo entraram em greve!

    Precisamos de reajuste urgente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo