Formatura de capacitação de militares aconteceu na sexta-feira (08/12)
Tenente Marins (7°/8° GAV)
Manaus – A Base Aérea de Manaus (BAMN) foi pioneira ao ter a primeira Oficial Aviadora a concluir o Curso de Pilotagem Tática 2023 (CPT 2023), ministrado pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx). A formação tem destaque, tanto para o Exército Brasileiro (EB) quanto para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois a Tenente Aviadora Mariana de Bustamante Fontes, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, é a primeiro piloto mulher neste curso operacional.
A turma, que teve sua formatura no dia 08/12, contou com dois pilotos da Marinha do Brasil (MB), 16 pilotos do EB e dois da FAB: o Tenente Aviador Matheus Albuquerque Brum de Souza, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1°/11° GAV) – Esquadrão Gavião e a Tenente Aviadora Mariana, do Esquadrão Harpia.
Para a Tenente Mariana, essa é mais uma oportunidade de se especializar na aviação de Asas Rotativas. “É uma possibilidade de agregar muito para a interoperabilidade. Foi algo marcante não só para mim, mas para as duas Forças, afinal Exército e Força Aérea precisam voar na ala”, comentou.
O CPT visa capacitar o piloto a executar a progressão em voo tático, o deslocamento em voo de formação, conhecer os fundamentos do combate ar-ar, conhecer e praticar o tiro com o armamento axial do HA-1 (foguete e metralhadora), além de conhecer e participar do planejamento e execução de uma operação aeromóvel.
Ao longo do curso, que se estendeu por 11 semanas, foram ministradas instruções teóricas e práticas de Pilotagem Tática, Manobrabilidade de Fração de Helicópteros, Voo de Montanha, entre outras. O treinamento é todo realizado na aeronave Fennec Avex AS550 em diferentes ambientes.
A instrução continua em 2024 com o Curso de Piloto de Combate, considerado uma extensão do primeiro, visando habilitar o piloto ao comando de Seções, Pelotões e Esquadrilhas de helicópteros, no cumprimento de missões de combate, apoio ao combate e logística no âmbito da Aviação do Exército.
O Comandante do CIAVEx, Coronel de Artilharia Luiz Marcelo Chan Fock de Oliveira, comentou a formação de novo pilotos especializados. “A conclusão com aproveitamento de pilotos da Força Aérea e da Marinha do Brasil comprovam que estamos no rumo certo e todos poderão defender a pátria juntos, caso assim seja necessário”, afirmou.
Agência Força Aérea
6 respostas
Forças Armadas é só formatura, inspeção de uniformes, pinturas e capinagens de quartéis. Sem falar nos coquetéis para oficiais.
E o salario ó.
O SuboficialPreterido R1!!!
Toma vergonha na tua cara e pára de postar mentira..
Ou tu era um escamão na base que trabalhava ou civil Infiltrado No Blog!!
Essa Força Aérea que tu serviu não é a mesma que trabalhei!!
Sub, por que non te callas?
A senhora estoca vento vem ai.
EBzao véio do faz de conta.
Só isso mesmo, faxina e formatura
E opinião pública.
Agora é a vez de agradar a agenda do pt, da igualdade de gênero, ai isso vira notícia pois o ccomcex adora notícia.
Ebzao da opinião pública. Geracao das turmas de 90 pra cá.
Já perceberam que em todos os níveis o segredo não é trabalhar bem, mas fazer o que o chefe gosta? Do soldado ao general.
Chefe Lula vai gostar da matéria… caso leia
….pena que em breve provavelmente irá dar baixa devido aos salários extremamente baixos!!
Forças Armadas com salários de fome!!
Rapaz, ninguem aguenta mais tanto isso nas forças.
Deem uma noticia para a melhoria da saude, por exemplo, melhoria da condição de trabalho, remuneração digna para tropa.
Amanha nada vai mudar, apenas seguem a agenda petista.