“É a política, estúpido!” Corporações estaduais ficam fora da regra que prevê transferência para a reserva de candidatos militares

PM2

Por meio de seus representantes, as corporações militares estaduais dão aula de como fazer política

Vocês lembram do périplo patético das auto proclamadas lideranças militares pelos corredores do Congresso, durante as discussões que resultaram na Lei 13.954?

Num primeiro momento, os políticos da chamada ‘bancada da bala’ acenaram com um suposto apoio, apenas para garantir a paridade e integralidade dos salários às polícias militares estaduais. Objetivo alcançado, trataram de transferir as discussões sobre tempo de serviço e outras para os estados. E – claro! – deixaram os representantes dos “estamentos inferiores” pendurados no pincel e tendo que recorrer aos psolistas Glauber Braga e Marcelo Freixo . Deu no que deu, ou seja: em nada!

“É a política, estúpido!” *
A verdade é que, por seus representantes, as corporações militares estaduais dão aula de como fazer política.
Vejamos o que ocorre com a PEC aprovada ontem na CCJ, a qual deve obter o aval do Senado e seguir à sanção de Lula sem modificações.
Autor da proposta,  Jaques Wagner (PT/BA)  argumenta que militares da ativa não devem estar vinculados a atividades político-partidárias, razão pela qual a Constituição restringiu a participação deles, enquanto em serviço ativo, no processo político-eleitoral.
Wagner ressalta que é preciso adotar cautelas adicionais para garantir a neutralidade política das Forças Armadas.
A PEC prevê que o militar das Forças Armadas candidato a cargo eletivo, no registro de sua candidatura, será automaticamente transferido para a reserva não remunerada, ou remunerada, caso tenha mais de 35 anos de serviço.

E as PM???
Para os os policiais e bombeiros militares, o texto aprovado mantém as regras atuais. Como justificativa, o relator cita que as Forças Auxiliares não têm a mesma função de defesa da Pátria, da garantia dos poderes constitucionais e da ordem, como as Forças Armadas, mas apenas a da segurança pública e do patrimônio.

* Paráfrase de “É a economia estúpido!”, frase atribuída ao publicitário americano James Carville, apontando a Bill Clinton o caminho que o levaria a vencer George Bush (pai) nas eleições presidenciais de 1993.

Com informações da Agência Senado

Respostas de 49

  1. Oi abiguinho, tudo bom?

    É só para lembrar que apenas esse ano a PMDF que é paga pela União recebeu 18% de aumento de soldado a coronel. Todos com aumento linear. Não foi só o coronel.

    Um recruta da pm compra uma arma ainda no cfp e você tem que explicar para o menino do seu chefe suas razões para ver se ele acha necessário, e ele tem medo de arma.

    Após aquela recepção na guarda, você passa o serviço e emenda no expediente, mas a pm manteve sua aposentadoria por ser dedicação exclusiva, mas eles tem jornada de 40 horas e ganham hora extra. Eles não emendam serviço de vigilância patrimonial em expediente, nem fica um sargento na guarda para as continências regulamentares. Sargento custa caro ao povo, tem que estar na atividade fim.

    Nas pms não tem formatura, se fizer uma formatura para o coronel ficar contente o bairro inteiro fica sem policiamento. É só acão real e o inimigo não é o musquito da dengue.

    A pm entrou no vácuo das FFAA na reforma da previdência, mas agora os coronéis fazem questão de sair e dizer que são diferentes.

    Eu sinto muita vergonha. São os lideres que as FFAA formam, eles tinham que ser formados pela academia de policiais.

    1. Aprenda amiguinhos inocentes das FFAA – PMs Não são militares!!! Eles são Funcionários públicos estaduais com uma estrutura organizacional militarizada!! Atual na defesa de seus direitos de formal sindical e organização,modo que soa como uma blasfemia para Nós das FFAA.

    2. Eu ia dizer isso. Parabéns.
      Só complementando. Usd da pmmg ganha mais que um terceiro sgt do eb. Eles têm férias contínuas, feriados e fins de semana não são computados nos 30 dias. Então são mais de 30 dias de fériasEscala 12 por 36 em casa. Auxílio Fardamento anual. Mesmo para quem está na reserva.
      E nossos ditos comandantes deixando a tropa à míngua.

    1. Pois é…mais uma dos generais em concluio com o presidente Lula…
      Isso chama-se OPORTUNIDADE!!

      SIM!!

      Oportunidade de afastar de uma só vez os Praças de terem representatividade política!! Exato…e quem serão nossos representantes???
      É claro…nossos queridos “estrelados”!!

      Conclusão:

      Lula mais uma vez dá as costas a tropa…ao povo Fardado…o chão de fábrica…como queiram chamar a parcela da população de segunda classe que estamos sendo jogados…

      Por hora…o que tudo indica…Os “Cumpanheiros” QEs devem ser recompensados por Sua fidelidade canina, mas o 99% restante continuarão a Míngua e agora sem direitos políticos!!

      Obrigado painho…

    1. O Sr. está equivocado, Dia 9 irá sair o Trabalho do MD sobre o impacto da Lei 13.954 ( a do pirão) sobre os QEs.A promoção dos QEs acontecera mediante a acao politica do executivo na forma de uma lei específica.

    2. Lamentável o pessoal jogar o pessoal contra b 9 de dezembro é o último dia e como cai sábado é do poder da casa de antecipar ou postergar..Como o estudo da lei 13.954 se os QEs foram prejudicados e final é 6 dezembro, lógico aí o mais provável que vão ajuntar as 2 e postergar. Sobre a promoção, lembro que ninguém vai ser promovido ser não fizer um requerimento, também lembro que não é 9 de dezembro a promoção. NÃO É PROMOÇÃO 9 DE DEZEMBRO. NAO TEM DATA E AS PROVOCAÇÕES VÃO SER POR TURMAS. MAS PRECISA FAZER REQUERIMENTO PARA DEREM PROMOVIDOS. AI VEM GENTE SE GABANDO EM TE ALTOS ESTUDOS E JOGAR UM CONTRA O OUTRO. QUE FEIO ISSO.

  2. Acho que nossos generais estão certíssimos em trabalhar em conjunto com o congresso Nacional para acabar de vez com essa aberração. Onde já se viu, um graduado sair da caserna onde desempenha papel relevantíssimo, cumprindo as ordens dos estamentos superiores, para se eleger e assumir um cargo político com um super salário, mordomias e ainda ingressar na reserva Remunerada. Lugar de sargento e Suboficial é no quartel, lá estarão sempre sob a vigilância de um oficial que sabe bem o que fazer para motivá-los a serem sempre bons militares. a PM não se importou com o fato de seus graduados se Candidatarem a cargos políticos porque além de serem mais preparados intelectualmente para atividade parlamentar, os cofres dos governos estaduais estão mais abastecidos do que o cofre do governo federal que não pode arcar com a despesa e o prejuízo causado na eleição de Suboficiais e sargentos. Esses graduados têm relevante papel No sucesso da carreira dos oficiais, logo e concluindo: são importantíssimos nos afazeres da caserna.

  3. Olha só , não quero desanimar os QE não,mais não caíam nessas mentiras não, vão viver suas vidas,o quadro do QE acabou e nada mais irá acontecer,A InC já foi rejeitada….

  4. Conheci um qE que saiu general direto, era do pelotão de obras e abriu uma empresa especializada em manutenção da rede de hotéis, deve estar faturando uns 50 mangos por mês.
    Sempre muito alegre e grato com a vida, era um exemplo de companheirismo na caserna, sempre fazia aqueles cursinhos no senai, senac sobre empreendedorismo e Gestão, não ficava dormindo no alojamento como muitos dos atuais “prejudicados”….
    Pediu o resultado, o resultado chegou…

  5. Os Sgt QE da Reserva estão aptos a prestar assessoria aos militares que desejam se candidatar nas próximas eleições.

    Baixos Estamentos ACIMA DE TUDO!!!!!!

  6. Vocês são mesmo uns medíocres…
    O que os QE tem a ver com a notícia?
    Ao inves de perceberem o buraco que todos nós estamos, vcs querem humilhar e prejudicar o outro de outro quadro.

    Por isso a pm tá se dando bem, e vc praça véia entrando em forma pro cpor.

    Acorda e lute por você, não contra o outro

    1. Da comissao não Sairá nada relevante ,pois já sabemos que os QES FORAM prejudicados! A Promoção irá vir do executivo! obrigado Padim Paulo Pimenta,meu id@lo !

  7. Desde quando o presidente Lula assumiu, eke fez uma garantia que ia afastar os militares da politica e realmente é oque tá acontecendo, é PEC dos militares e tudo mais, aí me aparece um pedido de projeto maluco Querendo dar a rasteira nos outros militares puramente eleitoreira, tem que manter a coerência, nada de politica nos quartéis.

  8. Os OE pelo amor de Deus ,tudo Antigao e caindo nessas conversinha,agora tudo com vergonha,vai chegar o dia 9 e vai ficar com mais vergonha ainda …

  9. Cara virou pedreiro….kkkk . é isso Pitágoras!? Kkkk
    Para vcs ficarem mais contentes digo mais … não é só a PM do DF que ganha bem, o Melhor salário está em SC, e as PMs do Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minhas Gerais, PR, RS , SP, etc também ganham bem …rsrs ..e para os que acreditam que na PM não tem militarismo, não faça Continência para um Cel da PM quando ele estiver conversando com um Major do Exército… Kkkk
    Você irá finalmente conhecer o Regulamento Disciplinar….kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *