Para cada reclamação empírica sobre um suposto dano ao meio ambiente na construção da Escola de Sargentos, o Exército tem oferecido dados, números e estudos aprofundados
Igor Maciel
Precisamos falar sobre a Escola de Sargentos em Pernambuco. É preciso dizer que não deveria haver motivo para esperar e debater tanto um assunto que vai trazer tantos benefícios para o estado.
E não se trata de ignorar o meio ambiente em nome do desenvolvimento econômico que o empreendimento vai gerar. É exatamente porque o projeto tende a ser um modelo de preservação ambiental que precisa ser feito.
É preciso acabar com o paradoxo economia x meio ambiente. As regras internas do Exército podem ser um bom exemplo de como fazer isso. E Pernambuco pode ser modelo, se todos os agentes envolvidos conseguirem ampliar seus horizontes.
Convívio
Caso fossem todas as ocupações urbanas das últimas décadas, no planeta, feitas com os critérios adotados pelo Exército para o projeto da Escola de Sargentos em Pernambuco, talvez nem seriam necessários os grupos de preservação ambiental, porque não haveria necessidade de preocupação com o meio ambiente.
A chave para o desenvolvimento sustentável e responsável é a convivência harmônica entre homem e natureza. O projeto da Escola de Sargentos foi claramente produzido para integrar os equipamentos físicos necessários ao empreendimento com o ecossistema local.
Tudo pode conviver em harmonia.
São os números
A proposta não está baseada na vontade, no desejo, de algum militar ou de um político que acordou com a cisma de construir um complexo militar na Região Metropolitana do Recife.
Houve um estudo para isso, muitos cálculos foram feitos. Acreditem, militar não faz nada sem antes realizar todas as contas possíveis. Essas contas são feitas sob normas muito rígidas com disciplina apurada. E de 2008 para cá, essas normas, na área ambiental, ficaram ainda mais específicas e rígidas. Explico mais adiante.
Paradoxo
É importante dizer que o projeto da Escola de Sargentos não é importante apenas porque vai gerar milhares de empregos e abrigar outros milhares de alunos, todos recebendo remunerações que vão aquecer a economia da região.
Não é importante apenas porque deve gerar impacto financeiro para transformar cinco municípios nas proximidades.
Também não é importante somente por causa dos quase R$ 2 bilhões que o Exército pretende investir para colocar o projeto de pé em alguns anos, incluindo a compensação.
O mais importante deste projeto é que ele é a realização, amadurecida, de um ideal que deveria ser a regra no desenvolvimento humano e no convívio com a natureza que é esmagar o paradoxo entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.
Normas
Não existiria a raça humana se não tivesse existido um desenvolvimento econômico do mundo habitado e, infelizmente, habitar o mundo e evoluir, nos últimos séculos, significou excluir a natureza da conta. Hoje, é possível fazer diferente. O projeto da Escola de Sargentos a ser tocado em Pernambuco foi construído dentro de normas atualizadas e muito específicas de preservação socioambiental.
Instruções
Basta pesquisar um pouco sobre esse compromisso da força militar terrestre, e se chega à Portaria 386, de 9 de junho de 2008, conhecida como IG 20-10.
As 24 normas desse documento são a base para os projetos que são realizados pelo Exército, incluindo a Escola de Sargentos em Pernambuco. Tratam-se das Instruções Gerais para o Sistema de Gestão Ambiental.
Preservar e educar
No texto há um conjunto de normas que obrigam qualquer empreendimento do Exército a respeitar e preservar ou compensar as atividades realizadas, além de orientar a educação ambiental como diretriz na formação dos militares brasileiros.
É por causa dessas determinações que para cada reclamação empírica sobre um suposto dano ao meio ambiente na construção da Escola de Sargentos, o Exército tem oferecido dados, números e estudos aprofundados sobre cada ponto levantado.
1,75%
Toda essa discussão, que atrasa o início do empreendimento que deve gerar benefícios bilionários para o estado e incrementar para melhor a rotina de ao menos cinco cidades com seus milhares de habitantes, acontece em torno de uma área a ser construída que corresponde a apenas 1,75% da área em discussão.
E a garantia é de replantar tudo o que for retirado do local, com um acréscimo de 50%, no mínimo. Para cada 10 árvores, por exemplo, serão plantadas 15, pelo menos.
Quem vai?
E, para fechar a questão, é difícil apontar alguma instituição que possa garantir com mais efetividade a preservação das áreas de mata na região do que o Exército.
É fácil imaginar que com a expansão desordenada das cidades, toda a natureza vai sendo degradada sem qualquer controle dos municípios, com prefeituras que já se mostraram incompetentes para fazer essa fiscalização.
Alguém, por outro lado, imagina o sujeito construindo sem autorização e derrubando árvores numa área de preservação militar? Quem arrisca?
11 respostas
Manda essa escola para Ponta Grossa, que o EB vai lucrar mais…
Parabéns aos generais promovidos em ,25 de novembro de 2023 através do presidente lula. Em breve também serão promovidos ao posto de Subtenentes de reserva os seguintes QE. Querendo ou não. Já falei vão incorporar depois de uma transição justa em uma única escola e vai funcionar da segunda maneira. Concurso vai começar de soldado e até a máxima patente o pessoal vai chegar a major e a maioria nem ao oficialato. Mas o salário vai ser melhor. E lógico vai continuar ter os temporários e os alistamentos serão somente os voluntários. Lógico que vai demorar um tempo para colocar tudo em prática. Mas com isso serão economizados bilhões de bilhões de dólares que pouco agregam para a sociedade pagando salários e altos estudos. Pois depois estarem na reserva e não os usar a favor das forças armadas servem para que mesmo? Somente para o. Povo se lascar e pagar os salários de todos.
Sonhar não custa nada.
Enxergar um futuro próximo e a realidade não é sonhar e sim pegar a visão dos fatos. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Vou ajudar a sua razão com alguns fatos:
– o governo já assume um rombo nas contas públicas, esse ano, de pouco mais de 177 bilhões de reais.
– já há a sinalização para um contingenciamento no ano que vem da ordem de 24 bilhões de reais do orçamento.
Agora use seu tempo, raciocine e chegará a conclusão de quanto está próximo seu futuro.
Texto totalmente ininteligível.
O cidadão não consegue expressar seu pensamento pela linguagem, e de forma clara, e ainda se arvora no direito de ser promovido numa canetada.
Eh, Brasil, varonil…
Esta ficando chato isso. Acho que e Alzheimer ou quer aparecer, esse cidadão não sabe de nada, vive reclamando, mais na juventude nada fez para mudar a sua vida se conformando com o que lhe foi oferecido, agora quer ganhar no grito, joga essas ideias fruto de sua cabeça no blog e ainda tem gente que acredita.
nunca se pensou em uma escola de formação de sargentos das armas no nordeste, esse estudo já vem de governos anteriores, pernambuco não deve dizer não a esse projeto que vai beneficiar em tudo o estado.
O pessoal quem está falando de mim? Nem sabem quem eu sou). Primeiro lugar não reclamo da vida e agradeço a Deus todos os dias de eu nunca na vida ter parado de trabalhar. Fui para rese reserva e trabalhei em várias áreas diferentes no setor privado e sei o que é trabalhar e não fico reclamando e sim colocando o ponto de vista do que eu achar Justo e qualquer um pode se a isso certo? Só não podem julgar as pessoas d saber o que fazem ou deixam de fazer. Trabalho hoje independente e tenho até acesso livre a canais de TV abertas, Band, SBT, globo, Record,Rfe TV. Porque isso? Porque trabalhei com artistas e conheço a tenho muitos contatos de gente quase chegando lá e outros já bem famosos e o que tem haver isso? Eu graças a Deus vivo bem viajo todo o Brasil e as até o exterior e uma parte da renda que eu ganho é destinado ao instituto de câncer infantil m. Agora o que você faz da vida?! Se só sabe criticar os outros isso). Sabe como se chama isso? Chama se recalcados,pessoas mesquinhas e frustradas que ficam querendo dar moral a nem conhecem. Bem isso é para deixar claro antes de julgar as pessoas sem os.conhecermos , nós devemos olhar para dentro da gente e ver se est. Bmos simplesmente fazendo uma crítica sem nós olhar no espelho primeiro. Bem vou deixar os seus colegas lhe darem um sermão, pois aqui foi só uma dica.
Se teve ingerência do minto, ainda dá tempo para reverter, rsrsrsrs. Praticamente tudo o que partiu do advindo do baixo clero, deu errado. A
Aura dele é muito ruim. É bom manter distância. Todos os assessores próximos, se deram mal. Sem exceção.
Montedo e seus oficiais recalcados dos dragões da independência
Depois que descobrir que o recalque vindo da caixa de comentários desse blog vem em parte daqueles é daqueles velhos oficiais dos dragões já não me afeta mais essa missão deles de inquietação no passado uma só frase carregada de sarcasmo e ironia si vangloriando dos ganhos da 13 954 e tinham como exemplo o Cidão uma espécie de menino prodígio no presente um textão agressivo rogando pragas para todos os lados
Anônimo disse:
26 de novembro de 2023 às 15:11
Está ficando chato isso. Acho que e Alzheimer ou quer aparecer, esse cidadão não sabe de nada, vive reclamando, mais na juventude nada fez para mudar a sua vida se conformando com o que lhe foi oferecido, agora quer ganhar no grito, joga essas ideias fruto de sua cabeça no blog e ainda tem gente que acredita.
Texto totalmente ininteligível.
O cidadão não consegue expressar seu pensamento pela linguagem, e de forma clara, e ainda se arvora no direito de ser promovido numa canetada.
Eh, Brasil, varonil…
Anônimo disse:
26 de novembro de 2023 às 12:20
Vou ajudar a sua razão com alguns fatos:
– o governo já assume um rombo nas contas públicas, esse ano, de pouco mais de 177 bilhões de reais.
– já há a sinalização para um contingenciamento no ano que vem da ordem de 24 bilhões de reais do orçamento.
Agora use seu tempo, raciocine e chegará a conclusão de quanto está próximo seu futuro.