Equação financeira da Escola de Sargentos blinda Exército da dependência de governos e Orçamento da União

Imagens: divulgação, prefeitura municipal de Santa Maria / Projeto: Lineastudio Arquiteturas

Projeto da Escola de Sargentos do Exército será um dos maiores desafios do governo Raquel Lyra. Obra começará a ser construída em 2027

Jamildo Melo

Com a nova Escola de Sargentos, a ser construída na cidade de Abreu e Lima, o Exército Brasileiro estará trazendo para o Estado de Pernambuco e a região Nordeste uma série de benefícios econômicos, políticos e ambientais. Além destes, o empreendimento estruturador, em sua concepção original, já será uma aula para a classe política e autoridades, por estar focado em um projeto de Nação e de Estado.

Em um Brasil acostumado com projetos de gestão com horizontes de quatro anos, normalmente interrompidos com a mudança dos gestores, o Exército decidiu inovar apresentando um projeto com um horizonte de 12 anos, entre 2027 e 2034. Não é a única sinalização.

Pernambuco venceu disputa e ganhou Escola de Sargentos do Exército, no final de outubro de 2021, conforme revelou o blog de Jamildo, em primeira mão.

O general de brigada Nilton Moreno, um dos responsáveis pela implantação do estratégico empreendimento, revelou, nesta quinta-feira, em um café da manhã, na sede do Comando Militar do Nordeste, que os militares optaram por uma equação financeira moderna para sustentar o projeto, sem a dependência do OGU (Orçamento Geral da União).

Os militares farão a venda de uma área de 430 hectares no Plano piloto de Brasília para a iniciativa privada e os recursos advindos da negociação viabilizarão o projeto no Nordeste. “A venda destas glebas deve estar casada com o início das obras, previsto para 2027”, explicou Moreno.

O projeto está orçado atualmente em R$ 1,8 bilhão, criando uma verdadeira revolução na infraestrutura social e econômica da zona oeste da Região Metropolitana do Recife.

Neste primeiro momento, o Exército brasileiro já conta com R$ 10 milhões em emendas parlamentares para as primeiras ações de viabilização do empreendimento. Agora mesmo, os militares acabaram de criar um Comissão Especial de obras, para fiscalização de todo o projeto.

“O que temos aqui no Nordeste é um projeto de Estado. Não sabemos o governo que vai estar no poder, quem vai estar nos próximos quatro ou oito anos, nosso horizonte é um projeto de estado a ser executado em 12 anos”, afirmou o coronel Helder, responsável por estudos ambientais. “Em Londres, por exemplo, já se viu uma estação de Metrô levar 18 anos para ser inaugurada, por ser um projeto de Estado. Trata-se de um desafio e de uma grande oportunidade”, comparou.

Blog De Jamildo

17 respostas

  1. Já falei com o presidente não vai ser construída nem uma escola e vão só aumentar a atual e o investimento do restante já tem destino a promoção dos QEs a subtenentes. Por favor não morrem de enfarto dia 6 a 9 de dezembro vão ver como tudo vai ser esclarecido.

    1. Será que agora está certo?! É check-up. Kkkkkkkkkkkm eu decrescimo com pouco estudo e tendo feito o mobral agora em dezembro já posso bater nas costas dos Subtenentes e os chamandos de companheiros de farda é isso aí. Não enfartem não que dezembro logo está aí. Aí só fazer o check cap. Kkkkkkk check cap. Como não sei a diferença de check in, checkout., check list, check UP. E não estudei podia alguém me esclarecer o que é isso tudo. Se são exames médicos,viagens, coisas do banco. Que não entendo absolutamente nada. Mas vou sair Subtenente. Até em breve estaremos comemorando juntos a festa dos Subtenentes.

    2. Se o QE quer aumentar sua renda, vá vender um Jequiti, um pastel na feira, bolo de pote, rodar no Uber, etc. Nada de querer mamar na teta do Estado sem fazer concurso.

  2. Sinto muito em falar, mas promoção na reserva é impossivel, é só ler a legislação. Se é só pra aumentar o contracheque, os QEs deveriam concentrar os esforços em conseguir um Adicional qualquer e pronto, muito mais fácil de conseguir. Outra coisa, quem promove QE é o Cmt Mil Área.

    1. Sim eu também sinto muito dizer que a promoção na reserva tanto que os taifeiros tem promoção na reserva e isso eu já tratei pessoalmente com o presidente da República. Se você não fez ainda o check-up, check in, checkout, check list. É bom fazer tudo para não depois passar mal. Qualquer coisa você falou com quem isso? Na política se consegue tudo até seu jóia o Bolsonaro se elegeu na política presidente o que + quer do pior presidente de todos os tempos Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o espalhador de fakes, ódio e pior de tudo usa Deus em vão. Está para nascer um pior presidente que o condenado o ex presidente Jair Messias Bolsonaro a um passo do Xilindró e se tiver peninha dele faça um pix e o leve para casa. Cuidado para não ter um enfarte entre dia 6 a 9 de dezembro. Ainda bem que lhe avisei de fazer seus exames antes.

    2. Mas os decretos quem assina? As leis quem assina? O generais CMT militar assina portarias que eu saiba. E obedecem e são subordinados ao presidente. Como você acha que os taifeiros estão e saim Subtenentes na reserva? Tem saber que Existe uma legislação que vem da prerrogativa do presidente você querendo ou não o general querendo ou não. O ministro da defesa manda e os baixos dele obedecem. E o ministro da defesa foi escolhido por quem? A Gleice a deputada federal é presidente do PT indicada por quem? Sinto lhe dizer você se acha com altos estudos e não sabe sequer interpretar a legislação. Tem que ver que faz. Muito e muito tempo não existe mais que Você acha um direito líquido certo da sua interpretação. Aceita que dói menos. Já falei isso eu mesmo tratei tudo pessoalmente com os responsáveis. E se acha impossível? For lhe definir uma frase que eu gosto muito embora eu seja um analfabeto. O impossível é impossível até se dar possível. Um exemplo: quem ia fazer em 1900 que alguém ia correr os 100 Km em menos de 9 segundos? Quem ia dizer em 1915. Que você ia se comunicar com um simples clic na internet e dar uma volta ao mundo. Para os fracassados a palavra impossível existe e para os QEs o impossível foi impossível até chegar dezembro de 2023. Okay

  3. Isso! Inclusive a ampliação da ESA é justamente para acomodar os QE promovidos e a realização do CAJU (Curso de Aperfeiçoamento de Jurunas) a ser implementado no local.

    1. Pronto!! O QE corre de estudo como o diabo corre da cruz, se tiver esse CAJU, historia finalizada, pois o QE corre de estudo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. No atual cenário de subserviência das Forças Armadas ao PT, é bem simbólica a construção da Escola de Sargentos do Exército na cidade que tem o nome do General comunista JOSÉ INÁCIO DE ABREU E LIMA.

  5. tem que cuidar primeiro dos seus soldados, depois vc pensa em criar/construir outra unidade OM.
    Por isso não podemos reclamar que estamos atras de outras instituiçoes que cuidam do seu pessoal.
    É assim que funciona.
    Quando se quer apenas inaugurar placa, ai e outra coisa…
    O que se ve e apenas a questão de massagear o ego de alguns generais e inaugurar plaquinha ou cortar fitinhas. plantar mudas e sair na foto. o soldado que se que se dane com o salario de fome.
    desculpe mas e a pura verdade.

  6. Presidente lula, mostre o porque que o senhor venceu a eleção.
    cuide do seu soldado, melhore a condição de vida e de salario.
    O general ja tem mordomias demais…
    O soldade, cabo e sargento sabera reconhecer o senhor como comandante da tropa que foi esquecida durante muito tempo.
    Ajude aos que foram deixados para tras.
    Um dia eles aprenderão a se comportar como lideres que nunca foram. eles sabem a quem as palavras estão sendo dirigidas.
    Daqui a pouco a iniciativa privada vai pagar melhor que a esfera federal no tocante aos vencimentos humilhante, vexatorios e vergonhosos que a união paga aos seus soldados.
    O Estado arrecada menos e reconhece, o municipio vai na mesma tendencia e a iniciativa privada.
    Vejam onde chegamos, vergonna e descaso.
    Para que tanta reunião, para que tanta humilhação
    se não tem iniciativa de melhora?

  7. Esses QEs só querem moleza, só querem a mamata, mas estudar que é bom ninguém quis. Aí vai aparecer aqui o QE inteligente escrevendo: “não, o exército me prejudicou, não deixou eu prosseguir, não deixou eu seguir uma carreira, fui impedido, sou injustiçado”. MENTIRA, os concursos públicos para as escolas militares sempre foram abertas para militares e civis, não fizeram porque não quiseram, ou estavam no buteco enchendo a cara de cachaça enquanto seus companheiros “carreiristas”(como eles se referem ao pessoal de escola), estavam nos bancos de universidades, escolas militares, ou em uma escola de idiomas, correndo atrás de seus objetivos. Simples assim!!

  8. Fique chorando, quando você fica criticando os QEs eles já se reuniram com o Lula e já selaram o seu destino a promoção de Subtenentes. Pode chorar a vontade,pois você criticando ou não e ainda invejando não vão adiantar nada. Você pode falar o que quiser afinal qualquer um escreve o que lhe convém,mas assinar a promoção não é você que assina e muito menos o CMT da área,pois que eu saiba eles tem que obedecer decretos e leis do presidente da República. Então não chola não. Já pode fazer seu check UP .

    1. Tudo aquilo que o Anônimo das 01:36 escreveu já sabiamos, agora a novidade preocupante é que também mentem descaradamente. Isso é preocupante!!

      1. Alguns companheiros QEs acabam com todas as possibilidades, não precisam de ninguém pra isso kkkkkk eles acham que essas postagens alguém bem escondidinho não lê diariamente kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo