PE: Audiência Pública debate projeto da Escola de Sargentos do Exército

Exército resolveu trazer um centro de excelência para o Nordeste, diz general

Recife – A implantação da escola que deve centralizar a formação de sargentos do Exército brasileiro na Região Metropolitana do Recife foi tema de audiência pública realizada pela Alepe, nesta segunda (6). O objetivo foi detalhar a proposta, que deve ocupar parte do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CMNIC), já pertencente às Forças Armadas, localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.

DEFESA – O general Joarez Pereira Júnior destacou a iniciativa de trazer o projeto para o Nordeste. Foto: Nando Chiappetta

Representantes do Exército afirmaram a intenção de reduzir ao máximo o impacto ambiental, mas esclareceram que a escolha do local considerou que o prédio da escola seja construído em área contígua ao campo de instrução. O general Joarez Alves Pereira Júnior ressaltou que a supressão de Mata Atlântica prevista atinge menos de 2% de um total de 7 mil hectares. Isso corresponde a desmatar aproximadamente 130 hectares. “É muito comum a gente ver centros de excelência do Brasil em qualquer área, incluindo a educação, migrarem para as regiões Sul e Sudeste, e o Exército resolveu fazer o movimento contrário: trazer um centro de excelência, um centro de referência, para a região Nordeste”, afirmou.


O general Joarez ainda sugeriu a recuperação de partes da APA Aldeia-Beberibe como compensação ambiental. Segundo ele, a parte sob gestão do Exército, cerca de 23% do total, é a mais conservada da reserva. Além do campo de instrução e da escola propriamente dita, o complexo militar instalado vai contar com um batalhão de comando e serviço e uma vila militar.

Conforme a projeção apresentada durante a audiência, uma comunidade de 6 mil pessoas deve se formar no entorno, com previsão de fazer circular R$ 200 milhões por ano a mais na economia local, apenas em folha de pagamento. Ainda foi apontada a geração de 11 mil empregos diretos e 17 mil indiretos durante a construção do empreendimento.

Impactos

Presente na audiência, a secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, disse que o Governo do Estado montou um grupo de trabalho envolvendo 11 secretarias, sociedade civil e universidades para tentar chegar à melhor versão possível do projeto. “A posição objetiva é que o Estado de Pernambuco não abre mão do meio ambiente, e também não abre mão do projeto da Escola de Sargentos”, explicou.

Representantes da sociedade civil defenderam mudar o local onde serão construídas as instalações como forma evitar o desmate. Essa proposta deve ser melhor debatida em uma nova audiência pública sobre a Escola de Sargentos, marcada para o dia 27 de novembro. O foco será direcionado aos impactos socioambientais, de acordo com o coordenador da frente parlamentar criada para acompanhar a instalação da unidade, deputado Renato Antunes (PL). A audiência pública desta segunda teve ainda a participação de vereadores do Recife, promotoria de Justiça do município de Abreu e Lima e do deputado federal Coronel Meira (PL).

ALEPE

27 respostas

  1. Um centro de “excelência” só pode produzir resultados excelentes.

    dessa vez os sargentos formados nesse centro de “excelência” serão ao menos tratados como cidadãos? Como profissionais acredito que não, pois o que vale numa organização hierárquica é quem detém autoridade, poder legal, mesmo que seja incompetente.

    Vamos aguardar para conferir se dessa vez o EB entrará de vez no século XXI.

  2. E audiência para debater o reaj7ste dos soldos ou a correção da lei dos Generais maus é quando?
    O pessoal que fez o L, acreditando no nine, sabe dizer alguma coisa?

  3. O sargento se formara e o seu vencimento sera menor q de um soldado pm.
    A uniao arrecada muito mais q o Estado.
    O general precisa expor isso ai.

  4. Os “clientes” do possante e eficiente HMAR:
    – agradecem mais 2.500 novos usuários (no mínimo).
    Fantástico!
    Quando a gente pensa que não dá pra se afundar mais na barro:
    – aparece essa bizarrice.
    Araçaboiaba-PE, O Apocalipse:
    – a última da seleção do caos Nosocômio.

  5. Escola de Sargentos do Exército!!!

    Entenderam QEs?

    Vcs não são de carreira pois não fizeram concurso e não frequentaram um Escola de Sargentos!!

    É por isso que não podem sair S Ten!

    Aviso: caso os QEs saiam STen no outro dia vão pleitear sair Oficial.

    No meu caso, eu posso sair Oficial, pois o edital do meu CONCURSO, entedeu QE? CONCURSO!! previa essa ascenssão proficional.

    Deixa de ser chorão QE vc ta no lucro!

    1. Você deve ser um mal amado, que fez sua carreira bajulando oficiais e entregando os pares e subordinados. Suas palavras de rancor contra QEs é de pessoinha típica digna de pena, no minimo foi abandonado pela familia por não suporta-lo.
      Sou SO rm1 e conheço muitos iguais a você.

    2. Fica se gabando por que tem CHQAO e nem lembra dos que antecederam a esse verme , os ST que ficaram na lacuna e foram para a reserva sem direito nada , prejudicados pela 2215 e agora outra rasteira,o tempo é senhor das respostas

  6. Gente mas esse SubTen com chacao e Muito fora da casinha, uma coisa Não tem nada Haver com a outra. Falta de respeito com a nossa gloriosa ESA e com o quadro especial , algum Qe deve ter feito algo muito grave com ele, tem tratamento para isso em, procura um piscologo já.

  7. Chorão é vc que não irá demorar para um QE tocar no teu ombro e dizer assim : aí meu velho tú estás bem… Vc irá defecar um ovo quadrado

  8. Mas o debate aqui é sobre a construção dessa nova Escola de Sargentos das armas em Pernambuco. Sobre esse assunto, pouquíssimos comentários; ou melhor, nenhum com coerência. E, então! O que acham? Vale a pena essa mudança ou melhor que permaneça em Três corações?

  9. Pessoal, já deu dessa ficcão científica de salto triplo de cabo/3º Sgt QE direto a STen.
    Chega de promoções Sci-fi, aumento salarial e Lei do general.
    Dinheiro E Promoções São Apenas Detalhes Secundários.
    Soldados São Superiores Ao Vil Metal, Dinheiro Do Mal (Do Diabo).

    Sejamos profissionais, tratemos de preparo/emprego da Força Terrestre.
    Foquem Em nossos deveres com a Nação:
    – GLO nos portos e aeroportos de SP e meu RJ.
    – Exército tem 49 missões simultâneas em andamento na fronteira.
    – Manobra Escolar: Operação Gavião Carcará reúne 1.500 militares.
    – Tropas americanas desembarcam na Amazônia e comandantes de 22 exércitos.

    Preparo/Emprego: só isso interessa ao combatente.
    STen RAIZ de ‘Fato/direito’.
    tríplice coroado na ‘ESA/CAS/CHCAO’ 👊
    E ’01’ no próximo QA (Quadro de Acesso).
    INFANTARIA

  10. Enquanto isso o HMAR esta caindo aos pedacos, nunca vi uma coisa igual nestes 30 anos de coturno,ja passei por 09 nove unidades, que hospital Lixo!

  11. Assunto da matéria:
    – debate projeto da Escola de Sargentos.
    Comentários:
    – sobrenatural promoção de Cabo QE a subtenente 4ª série.

    IMPRESSIONÍVEL

  12. Mais generais como alvo: depois de Braga Netto, Mourão pode ficar inelegível
    por JB Reis 07/11/2023 Revista Sociedade Militar.
    Passou quatro anos fazendo campanha visitando como VP, falando como candidato.

    Sobre a Escola: pode ter um jardim suspenso da Babilônia, se não mudar a mentalidade e sobretudo, a criação de Lei amparando as promoções, valorizando no Soldo o Militar, profissionalizando mais e respeitando o profissional, a pessoa e o cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo