Enquete sobre proposta que propõe promoção retroativa no Quadro Especial do Exército recebe mais de 3 mil participações em 24 horas

QUADRO ESPECIAL SUBTENENTE

A enquete disponibilizada no site da Câmara dos Deputados, onde é possível opinar sobre a proposta que permite a ascensão de cabos e taifeiros-mores do Exército até a graduação de subtenente (INC 1370/2023) recebeu mais de três mil novas participações desde o momento em que o blog fez a divulgação, as 6h desta segunda- feira (16).

O apoio a proposta de autoria da deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR) continua sendo maciço. Confira:

Acompanhe a tramitação da INC 1370/2023 em tempo real.

Vote na enquete.

74 respostas

  1. Não Existe Lei Ou Portaria Exclusiva P/ Promoção Dos QE’s A 1°Sgt.
    Vigente, Apenas, O Regulamento De Promoções De Graduados Do Exército.
    E Os Senhores Não Cumprem Com As Exigências À Promoção A 1°Sgt.
    Os Senhores Não Prestaram Concurso Público Federal, A Lei É Clara Quanto A Isso.

    1. Nossa como vc é infantil,menino perfeito pra ser Peça de manobra. Esses dias também não tinha – PORTARIAS – para promoção dos QEs a 2° Sgt, mais Pela pressão Política o EB mais que avexado elaborou uma. Onde há vontade, mudanças acontecem.

    2. A Carreira de Sgt oriundo de escola era para terminar em S Ten, porém, arrumaram uma forma de chegar a Cap, sem ter feito concurso para oficial…. então, cada qual que lamba sua caceta.

        1. Anônimo de 17 de outubro de 2023 às 12:14

          Então me Responda uma coisa “Por que não criaram um Concurso equivalente para os QEs. Já sei, não precisa expressar sua inveja porque a resposta todos já sabem. Foi pura Inércia do poder público que agora será reparada.

          Depois disso cria vergonha na cara porque somente não passa em um “concurso interno os militares que tem problemas pessoais e os cachaceiros que só sabem falar de futebol e prostituição.

          1. Porque o maior corredo do exército era taifeiro hoje e capitão bandeira na reserva e esta como pttc no recfesflf

          2. Sua mensagem preconceituosa
            não te afirma como militar!
            porque vc não tem valores militares
            voce nao tem moral

            você não tem nenhum atributo de um militar honrado !
            Falo isso com propriedade depois de servir 30 anos com dignidade recebendo várias medalhas
            vc não passa de mais um qualquer , onde é um objeto, na sua ocupação!
            Por isso faz esta postagem infeliz!
            Precisa muito de estudar filosofia e ler a bíblia para evoluir como pessoa!

        2. Concurso interno chacao?
          civil pode fazer ?

          Vocês usam dois pesos e duas medidas
          os QE fizeram Concurso interno sim permitido na legislação tudo na lei!
          Moral de Cueca pra vc
          Ou hipócrita mesmo

    3. Votação do projeto com Legitimidade mais de mil votos de participantes populares segue para o executivo sem Vícios

      Isso chama democracia !

    4. O número de atendimentos nos Hospitais e policlínicas de militares com úlceras, ataque dos nervos, coração, pressão alta, e desidratação devido ao choro, começou a aumentar muito nestes últimos dias. Parece aquelas cenas da entrada dos Hospitais em Gaza. Preparem os leitos, vai piorar.

      Parece que eu estou ouvindo alguém da Armada falando: Não adianta João Cândido, esse é o regulamento…

    5. Para os analfabetos políticos que pensam que pesam! kkkkkkkkk

      § 2º Os militares de carreira são aqueles da ativa que, no desempenho voluntário e permanente do serviço militar, tenham vitaliciedade, assegurada ou presumida, ou estabilidade adquirida nos termos da alínea “a” do inciso IV do caput do art. 50 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.954, de 2019)

      1. ”Que pensam que pesam”, isso sim é um exemplo de redação de um verdadeiro analfabeto que será, pelo visto, presenteado ao menos com 2 promoções sem nenhuma avaliação intelectual.

    6. Senhor absoluto da razão… da pra ver um gosto de rancos em sua colocaçao… se fosse assim deveria existir um curso para os Cb e Sds EP, para aturar a arrogancia de quem chega Da escola… não falo todos, mas alguns.

    7. É exatamente por isso que a proposta extingue o Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos do Exército e cria o Quadro Especial de Graduados e contempla os cabos e taifeiros-mores que ingressaram no Exército até 31 de dezembro de 1995 e foram beneficiados pelo Decreto nº 86.289, de 11 de agosto de 1981, então, analfabeto esse quarto Será criado caso a iNC seja aprovada.

  2. Está proposta é de 2012 e foi rechassada pelo MD por falta de Amparo legal.
    Os Taifeiros da FAB tinham Amparo de lei da década de 1960.

    1. Ela é proposta desde 2010 ,mas Na verdade essa proposta é a mesma que o então Deputado e agora Ministro Paulo Pimenta – O Patrono do Quadro Especial – tentou incluir na Lei 13.954, aquela que vcs sabem… e não conseguiu a aprovação devido militância contrária da turma do MiNTu.

    2. Vcs fala sério ou tá de sacanagem ? Quem faz as leis é o Congresso mané, não percebes que o está em tramitação é um Projeto de Lei ?

          1. São todos assim chegam no om sabe de nada
            os Qes como arquivos vivos ensinam o expediente da om
            Toda minha carreira foi assim ensinando expediente da seção e apresentando as instalações
            São muito Arrogante (e claro tem muitos de ótimo caráter)
            Bom segue o jogo vamos ver que vai rir por último !
            Sucesso aos irmãos QE!

  3. Uma vez que as Forças Armadas tiveram uma única oportunidade de fazer justiça com todos os militares em 2019, seja da ativa, reserva e quadro especial , mas ao contrário disso beneficiaram apenas uma parte das classes, acho justíssimo a aprovação desta lei, porque enquanto muitos recebiam ajuda de custas, transferências, carga horária de trabalho reduzidas para se aperfeiçoar em gerar pontos e percentuais na folha de pagamentos, eram a classe dos QEs que seguravam as broncas nos quartéis .

  4. Sou a favor da aprovação desta lei porque com isso a justiça estará sendo feita! Ao longo da carreira de mais de trinta anos no EB, exerci várias funções que eram de atribuições de sargentos de escola, quando muitas das vezes, até mesmo de oficiais. Quando era para cobrar, eu era cobrado como sargento, independente de ser do Quadro Especial ou de escola. Mas quando era para ser beneficiado, me diziam que eu não podia ser contemplado ou fazer curso porque eu não era sargento de escola.

  5. Os Sgt do Quadro Especial do Exército, são uma categoria de militares de carreira, profissionais, ingressados voluntariamente na força terrestre. Sua formação militar é baseda na conclusão com aproveitamento do CFSD ( Curso de formação de soldados e Curso de formação de Cabos – CFC ). Para conquistar as divisas de Sgt, existe uma legislação específica no Exército. Homens de valor, dedicados e fiéis defensores do Brasil! Pleiteam uma correção justa da Lei nº 13.954/2019 – Remuneração Militar.

  6. Lembro Que Ninguém É Contra A Melhoria Salarial Do Quadro Especial.
    Sabido Por Todos De Sua Situação Salarial Crítica.
    Ninguém Aqui É Contra Os Integrantes Do QE.
    Muito Pelo Contrário.
    A Questão É Que É Claro Que Essa Meteórica Promoção De ‘Cabo/Sgt QE’ Da Inatividade ‘Direto’ A Subtenente:
    – É No Mínimo Sobrenatural Miraculoso (Com Todo Respeito).
    Há Varios Empecilhos, Um É Categórico, Imprescindível:
    – Sem O CAS, Sem Promoção A 1° Sgt.
    Já Dei Exemplo Aqui Dum Companheiro De Turma Que Foi Desligado No CAS/94, E Ingressou Na Reserva Como 2° Sargento.
    A Portaria/Regulamento É Claro, não há brechas.
    Por fim, o silêncio do Ministério da Defesa é sinal que:
    – “Agora, Inês é morta”.
    Dirão que é ilegal, não há o menor amparo.
    Esse, nã é, definitivamente, o melhor caminho p/ sair do aperto salarial.
    Todavia, boa sorte a todos.

    1. Você tem tida razão no que Falar do seu quadro da ESA ou QAO onde vocês tem leis específicas para vocês

      Acontece que OS QES não fazem parte deste universo ( de Escola etc)
      assim. Como o pessoal da saúde ou musico
      Legislação feita para cada quadro difere dos demais Senão teriam dado oportunidade de o QE fazer o curso
      De CAS
      SE INFORMAR NAO PASSA VERGONHA

    1. Esse Sub Com CHQAO é tão bom que nem promovido a tenente foi e se acha a última bolacha do pote, se preocupa com a sua vida, são pessoas assim como você, mesquinhas e miseráveis que esse país não vai para frente.

  7. Esse é o povo do Estado brasileiro, querem levar vantagem em tudo a troco de voto, de eleição, de mordomias. Tem quem trabalhe para sustentar tudo isso, essas classes promovidas e inoperantes.

    1. Verdade o mito fez isso elevou ao quadrado o salário dos parceiros
      Agora estão todos indiciados
      Este é o povo Brasileiro querem levar vantagem em tudo Joia kkkkkk

  8. Porque não tem lei, não tem amparo, não merece, não isso não aquilo e por adiante vai Comentários negativos e depreciativos em relação aos QEs. Triste ler esses Comentários em relação a uma classe que não vai prejudicar a outra em Hipótese alguma, onde esta se Tentando rever injustiças do passado. Nossos chefes nada fizeram para de alguma forma beneficiar os QEs ao longo de mais de 30 anos, nada fizeram Também em relação aos de carreira concursados embora havia projetos para tal desde 2001. Praças, classe imensamente desunida, talvez por isso, hoje tenhamos 3 contracheques com valores diferentes para Sub Ten e 3 contracheques diferentes para 2º Ten, 1º Ten e Cap QAO. Estive por 31 anos na tropa e percebi essa desunião bem de perto.
    Continuem assim e assistirão os Oficiais sempre a frente, quanto aos QEs, não fazem parte do mesmo processo, mesma turma, mesma carreira, logo, nada tem a ver com os concursados mas, tal qual, é errado dizer que não são de carreira, pois independe de concurso ou 3 decadas não é carreira. Melhor seria a esses companheiros lutar pelas desigualdades em suas carreiras, pois também existe e são Inúmeras. lutem para diminuir os interticios, talves com a criação entre as graduações de praça, uma graduação Mor por exemplo, esqueçam as melhorias e reconhecimento pelo qual os QEs lutam, busquem suas próprias melhorias e reconhecimento da carreira, assim, todos ganham.

  9. Impressionante, o terceiro sargento da escola ganha 4 miréis por mês, o segundo sargento 5 miréis, se vira nos 30 para pagar as Contas, cheios de Empréstimos, faz bico de qualquer coisa pra tirar um troço a mais, mas sobra pra um lazer, Mas a preocupação é com o seu companheiro de farda que pode ganhar um pouco mais pra tentar mudar um pouquinho sua vida. Como se aumento de salário de um, diminuísse o salário do outro. Por isso os oficiais fazem cursos, ganham transferências a cada 2 anos, com uma gorda indenização, viajam pra cima e pra baixo na diária, auxílio fardamento é o dobro, talvez por a farda deles ser mais confortável, mais bonita sei lá, só não entendo porque o auxílio é diferente, quando deveria ser um auxílio único pra todos, já que temos um Padrão, por isso é chamado UNIfORME. Por que não gastam esse tempo mesquinho pra pedir aumento de soldos, PNR, equidade nos auxílio, melhores hospitais. Não, vamos nivelar todos por baixo, se eu não posso ninguém pode ficar melhor que eu, vamos todos comer farelo juntos.

  10. Caro Montedo,

    Em alguns momentos, pensei em não mais acessar o seu blog, pois às vezes percebia que você estava fazendo moderações que eu acreditava deveriam ser públicas. No entanto, devo reconhecer agora que, como um militar experiente, você agiu com extrema sensatez ao publicar informações sobre a classe dos QEs, que tanto contribuíram e continuam a contribuir para o Exército. Parabéns pela iniciativa!

  11. As famílias os amigos os militares que não tem inveja e não são recalcados estão reconhecendo esses graduados do quadro especial. Esse Projeto de Lei para os Graduados do QUADRO ESPECIAL A SUBTENENTE, vem pra corrigir as diversas injustiças causadas pela lei 13.954/19. E não somente isso, mas traz a valorização desses profissionais que dedicaram suas experiências ao longo da carreira sem nem um benefício, POR EXEMPLO: TRANSFERÊNCIAS, CURSOS e diversas situações que lhe foram negadas por discriminação. Mesmo apto para realizá-las, seus direitos foram negados sem nem um direito de defesa. Espero que esse PROJETO VIRE LEI.

  12. Espero e torco pela vitoria dos Qes.
    As forcas armadas sao instituicoes, infelizmente, que legislam contra os seus integrante, principalmente se forem de soldado a sargento.
    So sabem falar grosso com os seus recrutas.
    Nao respeitam, nem tratam com bondade seus subordinados.
    Esqueceram totalmente o juramento q fizeram.

  13. Senhor montedo

    Faça meu favor.

    Deixe de alimentar ódios entre os militares.

    Se tens tua opinião já basta.

    Não coloque mais fogo na fogueira do ódio.

    Por favor.

  14. Parabéns aos sargentos do Quadro Especial. São lutadores, conscientes do seu lugar nas FFAA. Não abandonaram a trincheira, nem o espaldão no combate, mesmo com pouca munição e sem a Artilharia para cobrir seus lanços na batalha. Aguardem a Vitória. Conquistem o topo da colina. Avante camaradas.

  15. Já fui assim um dia…de criticar os outros, principalmente os QE. De denegrir por não terem prestado concurso. Eu mudei e percebi que isso era uma babaquice sabe…nesse barco tem espaço para todos. Nossos inimigos não são os QE, Nossos inimigos são os Oficiais. Então, Desejo que os QES consigam essa vitória. Eles tem famílias e assim como gente precisam comer e beber. E fodam se se não prestaram concurso.

  16. O QE está bem por fora de como se processa o concurso ao cHqao, a dificuldade do exame e o pouco número de vagas disponíveis. Isso é natural, pois o QE nunca soube o que é estudar para passar em algo, exceto, quando fez os exames do CFC.

    1. Quadro Especial não tem nada haver Com ESA nem haver com stt
      escola de saúde, músico , Qco ott são quadros distintos cada um tem uma legislação específica e única

      não entendo o porquê desta comparação
      Vai comparar com aman com escola de ssude com pessoal oriundo da escola de administração do EB

      Vocês focam o mais fraco isso que aprenderam daí fracassam infelizmente!
      precisam se unir e buscar o que querem é não destruir o que os outros estão construindo !
      Cada quadro no seu quadrado não existe comparação de quadros !
      Sucesso na sua carreira!

    2. Difícil hoje e o motivo principal é fazer com que cada vez menos praças cheguem ao oficialato, estão dificultando tanto esse cursinho que não dava nada e era feito por correspondência que já já, menos de 5% dos praças vai chegar A Oficialato, mas pelo jeito está bom assim, não. Continuem assim, se preocupando com os QEs ao invés de mais com suas próprias carreiras. Não vejo oficial aqui batendo em QE, é outra classe, deitam e rolam nas benesses enquanto as praças criticam aqueles que nem fazem parte de seus quadros. Parabéns senhores, estão indo muito bem. Continuem assim, daqui a pouco vem no mínimo 3 décadas de interticio para os primeiros colocados chegarem a Sub.

  17. Essa tal de gleisi atropelou o MD e o Exército que realmente deveriam cuidar disso. Essa mulher é a mesma que barrou a compra dos CentauroII.

  18. É difícil o administrador do blog,não joga no nosso time,só aceita por conta do ibope,na minha opinião seria de bom gosto não dar opinião.
    Tempo,senhor absoluto da razão. Me poupe!!
    Portaria e lei se cria,é pra isso que estamos nessa luta!!!

  19. A respeito do comentário acima é salutar uma discussão pacifica e com ideias de progresso
    Mas nota ,se que tem muitos personagens que vem aqui transmitir ódio e rancor !
    Se dizem estudados com curso de cacau de etc !
    Mas na verdade não passam de pessoas fracassadas e frustradas e perdem tempo em derrubar os colegas que já Estederam muitas vezes a mão para vocês!
    Reflitam…. mito perdeu …. Todos Generais indiciados!

    acabou o R. QUERO ……
    agora e democracia os qes assim como os Quesa lutaram com Legitimidade em votação arrasadora na enquete do cidadão da camara Federal
    mesmo assim não cai a ficha ?
    Acordem vão lutar pelo o quê vocês precisam
    Sucesso

  20. Povo chato do caramba, querem se sobressair sobre outro, por mim o QE pode ir até Coronel, desde que eu consiga ir tbm, não ligo. A galera tem que aprender a cuidar da sua vida e sua carreira, e parar de desejar o mal pro outro pq no fim o mal retorna pra você.

      1. Esqueçam Os Qes São Quadros extinto
        Acabou !
        entraram com a portaria 029 na legislação da época com crivo de vários anos de engajamento de serviços prestados e avaliados pela Câmara do TCU a estabilidade
        Conquista de cada um legítima e dentro da lei !
        Porque não critiquem Duque de Caxias foi soldado a general ?
        Vão se comparar com Aman Esaex e muita implicância
        Esquece o QE
        Cuidem Da suas Carreiras
        E suas famílias
        Boa sorte aos inimigos !

  21. Pessoal, vamos juntos comemorar mais essa vitória dos QE, até porque, o salário dos mesmos não sairá do bolso dos demais militares. Vamos comer picanha e brincar um com os outros. Vida que segue!

  22. Engraçado… foi so aparecer um/uma petista oferecer apoio para os QEs… ou seja incluindo Eu… que aparece cada comentaio esdruchulo… egoista… ate racista.. por parte de uns intelectus… cara…. coisa feia… por que voces não pegam no pé do helio bolsonaro… helio negao… helio de mike… ficam enchendo nosso saco… cAnsamos De Ajudar Sgt Vindo Das Escolas E Que Depois De Sabidos pegavam nos nosso pes… nao fizemos escolas, mas tambem nao precisamos ser crucificados… a maioria de nos temos Curso superior, nem que seja tecnologo, mas temos… nos deixem em paz…
    e viva a gleise.

    1. Comentários fascistas, do mito sabe porque?
      O Mito

      Encheu o bolso de vocês de dinheiro com a pec do mal não quiseram corrigir oa pracas e Pensionistas ainda chamaram de Analfabetos o disco muda
      Kkkkkkkkkk
      deixem. A Correção acontecer vivam suas vidas
      Imagino como tratam suas famílias
      Mito indiciado assim como seus acessores gen.
      Agora é democracia
      Vitória. QE,!

  23. Então… ja mandei mensagens a pessoas que entraram aqui… nao foi ofensa, foi so defesa…
    Me pergunto… por que não pegam no pe do Helio bolsonaro… helio negao… o ST metido a politico, que ia ajudar os praças…cade o cara… traira isso sim… dae ficam criticando agente… QE… se alguem me ajudar a pagar minhas contas dae sim… ma se não me ajudar, deixem quem quer nos ajudar… no caso a gleise e o Lula… dae que seja o PT… o ex não quis me ajudar e nem aos de escola…
    Obrigado pelo espaço…
    Vida que segue.

  24. Que papo desgastado esse de “QE ensinou Sgt de Escola”…nunca vi isso, nunca Presenciei tal feito. Queria saber em que OM fantástica e paradisíaca isso aconteceu e se aconteceu….quanto a QE sair ST sem mérito, sem concurso, sem CAS e do nada, é algo que afronta a disciplina e a hierarquia…QE é uma classe extinta, há pouquíssimos militares desse quadro na ativa, em algumas Bda, números como 1 ou 2 ainda na ativa. E outra…o pai de vcs não quiz conceder à classe militar 9% de aumento em paridade com o restante de servidores públicos federais… será que irá autorizar um gasto homérico e sem nexo para atender meia duzia como uma classe extinta como o QE? Boa sorte amigos.

    1. Tudo bem com o sr? sou do QE, e formado em psicologia se precisar de uma consulta passo o endereço de minha clinica, militar tem desconto, garanto a terapia sem farmaco, podemos identificar a patalogia/CID, não estou conveniado ao FUSEX.

    2. Engraçado chegava sargento MEC Auto não sabia nem número de chave no quadro ,
      Aliás não sabia nem trocar um O penel da roda , nao sabe Indetuficsr um problema no porta fusível !
      Sabe quem consertava?
      O QE !
      A Arrogância é a sua ignorância Mostra que vc e um péssimo militar

      Deve ser puxa saco de alguém
      Boa sorte

  25. Boa tarde. Mais do que justo pois os QE são merecedores tiveram que sofrer muitos vários tiveram que ir para Fronteira p continuar e muitos desempenharam funções de 1 Sgt e ST pois muitos que estão criticando aí os das Escolas não queriam desempenhar função de Sargenteante e nem de Encarregado de Material, eu fiquei quase 4 anos de Sargenteante e 4 anos na 1 Seção em função bem acima. Então não venha com balela e papo furado pois os De Escola chegavam ao QAO antigamente sem o CHACAL. E ninguém ganhou nada de mão beijada não e nunca recebemos ajuda de Custo e nem transferência. Tenha mais empatia. E outra coisa também quem está criticando não vai pagar a gente não. Fica a dica. Abraços aos Amigos do QE. A luta e grande pois os praças são os próprios inimigos e só olham para seus umbigos! Selva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo