As mensagens apagadas do celular do general Cid

O general da reserva do Exército Mauro César Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Barbosa Cid (Roberto Oliveira/Alesp/Divulgação)

O militar da reserva evitou armazenar as mensagens de seu aparelhoBela Megale

Assessores de Jair Bolsonaro e ex-membros da ala militar do governo respiraram aliviados com a informação que receberam a respeito do celular do general Mauro Lourena Cid, apreendido pela Polícia Federal.

Cauteloso, o militar da reserva evitou armazenar as mensagens de seu aparelho, diferentemente de seu filho, o tenente-coronel Mauro Cid. As conversas que Lourena Cid manteve por meio de seu celular foram apagadas e o telefone que está em posse dos investigadores não apresenta conteúdos que contribuam para as apurações, pelo menos até agora.

A PF, no entanto, tem meios de recuperar mensagens deletadas e atua nessa frente.

O telefone do general da reserva foi apreendido pelos policiais em agosto, quando ele foi alvo de uma operação sobre as joias da Arábia Saudita.

Lourena Cid ajudou a vender, nos Estados Unidos, itens que o então presidente Jair Bolsonaro havia recebido com chefe de Estado e que não podiam ser comercializados. Ele colaborou na operacionalização da venda, a pedido do filho Mauro Cid, que era ajudante de ordens da Presidência.

Como informou a coluna, o general trocou o número de celular e submergiu por completo depois que o filho fez delação premiada, afastando-se, especialmente, de Bolsonaro e seu entorno.

O Globo

66 respostas

    1. O inciso XII do art. 117 da Lei n° 8.112/90, proíbe o servidor público de receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições e o Art. 9º do Código de Conduta da Alta Administração, veda a autoridade pública a aceitação de presentes.

        1. Foi devolvido os containers lembram..ou a memória é seletiva? Ambos roubaram e está mais que na hora de deixar de defender bandidos..e o desenrolar das coisas está indo no mesmo caminho que tomou a outra centensa

          1. Devolver containers com itens subtraídos do palácio ou de qualquer outro local, indevidamente, após o fato ter sido levado a público, não reabilita o criminoso…

        2. Onze containers.. quem espalhou a mentira foi interrompida, humilhada ao vivo, mentindo. Foi demitida. Só acreditam em bolsonaristas mentirosos aqueles afetados no íntimo da alma… Perdedores, derrotados, muitos sendo processados e indo para Papuda ver o sol nascer quadrado. Coitados rs

      1. Os Presidentes da República são agentes políticos eleitos para um mandato de tempo certo de 4 anos, não são considerados servidores públicos e, por isso, estão fora da lei 8112/90. Quanto ao código de conduta não é lei e sim uma mera resolução do TCU que não tem poder de punição e não esclarece nada. e, se não pudesse receber presentes, o Luladrão já deveria ter entregue as bujigangas de 11 containers que recebeu de presente. Vale ainda destacar que Bolsonaro não recebeu nada em mãos, quem recebeu foram ministros e assessores. E Bolsonaro só foi saber da maleta com os objetos de uso pessoal para ele e para a primeira dama quase 1 ano depois. Infelizmente temos uma Receita Federal com uma GUELA maior que o Maracanã. O Sheik se quisesse presentear o país, diária quadros, monumentos ligando a arábia e o Brasil. Daqui a pouco vão presentear calcinhas, cuecas, preservativos, escova de dente, e a receita vai dizer que é do país kkk

        1. O sujeito e brasileiro mais covarde que existe só ferrou os amigo dele veja quantos ele tinha de confiança quantos ele tem agora um sujeito covarde e chorão .Perdeu otário.

        2. Os maiores bandidos são justamente aqueles que não sujam as mãos, mandam seus lacaios, auxiliares, subalternos, ajudantes de ordens, secretários e afins. Bolsonaro, além de bandido, é covarde e frouxo. Ainda bem que faltou-lhe o principal para ser bem sucedido na trambicagem: inteligência, coisa que falta também em seus defensores.

      2. A polícia federal tem meios de recuperar as mensagens apagadas deveriam usar da mesma forma para recuperar as imagens do vídeo que Flávio Dino apagou para não ser acusado de responsável pelo ato de 08 de Janeiro. AA

        1. Retórica suja a sua. A lei é pra todos. Quem Comete Crime deve pagar, na forma da lei.

          O Mito é ladrão, roubou até seu coração, sua visão e seu senso de imparcialidade, se é que um dia os teve.

    2. Está terminantemente proibido receber jóias doadas a pessoa e não a presidência…pode receber só 11 Contêineres. Isso sim, está autorizado.

    3. V. Exa. Por favor não esquece Dos Qesas da Aeronáutica, Que também tem uma Indicação aprovada 1287/23, que se encontra com o Ministro da Defesa. Agradeçemos pelo valor dado aos militares do quadro especial de todas as forças.

    1. Si.o.cara.nao.for.nada.ierra.ta.irrolado.essis.vermis.fasem.tudo.errado.i.afronta.alei.todos.do.meio.delis.sabem.e.ficam.com.converssa.fiada. pais.ke.invergonha.kem.amda.certo.vergonha.vergonha

  1. Quem é contra a punição de qualquer tipo de crime? Ninguém, é claro. Mas seria cômico se não fosse trágico assistir esses canalhas falar de roubo, depois da Suprema Corte descondenar um condenado por corrupção e improbidade Administrativa, com a finalidade única de usá-lo como ferramenta para destituir aqueles que o desmascararam e o colocaram no lugar onde todo criminoso deveria estar, ou seja, na cadeia.

  2. Em se tratando de presentes dado de livre e espontânea vontade do doador seria dalta de educação em nao receber. Tal presente nao pode ser doado dentro do ambiente de trabalho para duferir msntagens pessoais.

  3. Estatuto dos Militares. Lei 6.880 Art. 28. O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes das Forças Armadas, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância dos seguintes preceitos de ética militar:
    XVII – abster-se de fazer uso do posto ou da graduação para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negócios particulares ou de terceiros;

  4. Muita controversa, enquanto lula continua no poder por ter cido apadrinhado pelo Tsé,e STF.todo mundo sabe o que ele fez antes ,e ainda colocaram de volta no Planalto.ai tem caroço embaixo deste angu.é fato.se é pra punir ,que punam todos,sem exceção.

  5. São todos ladrões já entram na política com a finalidade de roubar ponto só não Enxerga quem não quer política hj em dia e um meio de levar vantagem ou vai com eles ou nem consegue entrar

  6. Inaceitável é que haja defensores de um descondenado, nomeado para ser Presidente da República. Inaceitável é a indignação seletiva. Não vi os “indignados” questionarem os 11 contêiners de presentes, retirados pelo maior ladrão da história do Brasil, na saída da nomeação anterior, afirmado pelo próprio larápio.

  7. Continuem Se Informando Pelos Jornalistes Dos Principais Meios De Comunicação Do País Que Vão Sempre Estar Bem Informados. True. Quem Discordar Faz Parte Do Problema. Qualquer Crítica Se Resolve Comendo Um Chocolate Que Acalma. Bis É A Pedida. Os 25% Não Incomodam E Estão Errados. Não Há Crise No País E Então Podem Comemorar Saindo Dançando. Namastê.

  8. Macaco só olha para o rabo dos outros, se isso é ilegal, falem dos empréstimos: cuba, etc, etc, mensalão, petrólão, viagem, hospedagem, utensílios do Palácio e tantos outros, esses camarões tem moral pra falar de ninguém.

  9. Se recebeu ou não os presentes, mas tinha conhecimento de que os Objetos estavam sendo vendidos e isso se chama conivência, então é Considerado culpado. Graças à Deus que este estrupicio não vai mais ser político pois ficou INELEGÍVEL.

    1. Deixem q a polícia e a justiça decidam quem roubou e quem não roubou… a opinião dos fanáticos não altera os fatos em nada. Mas, só uma pergunta: o que foi que Bolsonaro fez de Bom para o país e para o povo, nos 4 anos de governo dele? Alguém sabe?

  10. Errou tem que pagar…independente de quem seja. Molusco, Bozo, Generais…Cid é o escambau…Não adianta ficar discutindo e passando pano pra safadeza. Ain este roubou mesnos…ain este roubou más fez…tomá na toba deles. E esses generais achavam, entravam gritando dentro dos prédios militares em Brasília, graúdos por serem auxiliares do chefe…vão se ferrar juntos. E graças a esses erros é que molusco está aí de volta, eles são os culpados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo